Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39547
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFonseca, Alexandre Barreiros de Carvalho-
dc.date.accessioned2024-07-10T11:29:04Z-
dc.date.available2024-06-12-
dc.date.available2024-07-10T11:29:04Z-
dc.date.issued2019-06-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39547-
dc.description.abstractThe present dissertation has as main objective to investigate the concept of work of art proposed by Arthur Coleman Danto with the purpose of verifying its capacity to differentiate the mere things of works of art. The research will analyze, in parts, each one of the constituent elements of the concept of work of art presented by Danto and its consequent applications with the objective of differentiating works of art from mere things. As is known, Danto develops his reflections on contemporary art under the impact of the productions of some American pop art artists. This work intends to investigate the conception of work of art proposed by Danto, in view of the successive formulations of his theories and some criticisms that were made to him. Although Danto's philosophical approach to art overcomes the task of definition, I will limit the scope of this research to the definition of his concept of art and to some notions he has presented and which have somehow become well known in the contemporary discussion of difference between "works of art" and "mere real things".pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConceitopt_BR
dc.subjectObra de artept_BR
dc.subjectMeras coisaspt_BR
dc.subject.otherConceptpt_BR
dc.subject.otherWork of artpt_BR
dc.subject.otherMere thingspt_BR
dc.titleSobre o conceito de obra de arte em Arthur Dantopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.contributor.advisor1Saes, S. F. A.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2788538615108729pt_BR
dc.contributor.referee1Saes, S. F. A.-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2788538615108729pt_BR
dc.contributor.referee2Azize, R. L.-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8476641633359346pt_BR
dc.contributor.referee3Gurgel, D. F.-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5905837304320715pt_BR
dc.contributor.referee4Costa, Rachel-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4437860296445521pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8277915358615584pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo principal investigar o conceito de obra de arte proposto por Arthur Coleman Danto com a finalidade de verificar a sua capacidade de diferenciar as meras coisas das obras de arte. Como se sabe, Danto desenvolve suas reflexões sobre a arte contemporânea sob o impacto que lhe causaram as produções de alguns artistas da pop art norte-americana. Este trabalho pretende investigar a concepção de obra de arte proposta por Danto, tendo em vista as sucessivas formulações de suas teorias e algumas críticas que lhe foram feitas. Embora a abordagem filosófica de Danto sobre a arte supere a tarefa de definição, limitarei o escopo desta pesquisa à definição de seu conceito de obra de arte e a algumas noções que ele apresentou e que, de alguma forma, tornaram-se bem conhecidas na discussão contemporânea da diferença entre “obras de arte” e “meras coisas reais”.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
dc.relation.referencesANDINA, Tiziana. Arthur Danto: philosopher of Pop. Cambridge: Cambridge Scholars Publishing, 2011. ARCHER, Michael. Arte contemporânea: uma história concisa. Tradução de Alexandre Krug e Valter Lellis Siqueira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2012. BRAND, Myles; BRAND, Peg. Surface and deep interpretation. In: ROLLINS, Mark. Danto and his critics. 2. ed. New Jersey: Willey-Blackwell, 2012. p. 71-83. CARRIER, David. Indiscernibles and the essence of art: the hegelian turn in Arthur Danto`s aesthetic theory. In: AUXIER, Randall E.; HAHN, Lewis Edwin. (ed.). The philosophy of Arthur Danto. Chicago: Southern Illinois University Carbondale, 2013. P. 366-381. CARROLL, Nöel. Danto, style and intention. The jornal of aesthetics and art criticism, Madison, v. 53, n. 3, p. 251-257, Summer, 1995. ______. Danto`s new definition of art and the problem of art theories. In: ROLLINS, Mark. (ed.). Danto and his critics. 2. ed. New Jersey: Willey-Blackwell, 2012a. p. 146-152. ______. Essence, expression, and history: Arthur Danto`s philosophy of art. In: ROLLINS, Mark. (ed.). Danto and his critics. Second edition. New Jersey: Willey-Blackwell, 2012b. p. 118-145. CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. Tradução de Rejane Janowitzer. São Paulo: Martins Fontes, 2005a. ______. Teorias da arte. Tradução de Rejane Janowitzer. São Paulo: Martins Fontes, 2005b. CHALUMEAU, Jean-Luc. As teorias da arte: filosofia, crítica e história da arte de Platão aos nossos dias. Tradução de Paula Taipas. Lisboa: Instituto Piaget, 1997. CHATEAU, Dominic. Arthur Danto: philosophy on art, philosophy in art. In: AUXIER, Randall E.; HAHN, Lewis Edwin. The philosophy of Arthur Danto. (ed.). Chicago: Southern Illinois University Carbondale, 2013, p. 329-339. COMPAGNON, Antoine. Os cinco paradoxos da modernidade. Tradução de Cleonice P. Mourão, Consuelo F. Santiago e Eunice D. Galéry. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. COPI, Irving M. Introdução à lógica. Tradução de Álvaro Cabral. 2. ed. São Paulo: Mestre Jou, 1978. DANTO, Arthur Coleman. A transfiguração do lugar comum. Tradução de Vera Pereira. São Paulo: Cosac Naify, 2005a. ______. Analytical philosophy of action. Cambridge University Press, 1968a. ______. Analytical philosophy of knowledge. Cambridge: University Press, 1968b. ______. Andy Warhol. Tradução de Vera Pereira. São Paulo: Cosac Naify, 2012a. ______. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. Tradução de Saulo Krieger. São Paulo: Odysseus Editora, 2006. ______. As ideias de Sartre. Tradução de James Amado. 9. ed. São Paulo: Cultrix, 1993. ______. Beyond the Brillo Box: the visual arts in post-historical perspective. New York: Farrar Straus Giroux, 1992. ______. Connections to the world: the basic concepts of philosophy. New York: Harper and Row, 1989. ______. Crítica de arte após o fim da arte. Tradução de Miguel Gally, Clarissa Barbosa e Leandro Aguiar. Viso: Cadernos de estética aplicada, Niterói, v. VII, n. 14 jul./dez. 2013. ______. Narration and Knowledge. New York: Columbia University Press, 2007a. ______. O abuso da beleza: a estética e o conceito de arte. Tradução de Pedro Süssekind. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2015. ______. O descredenciamento filosófico da arte. Tradução de Rodrigo Duarte. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014. ______. O mundo da arte. In: D’OREY, Carmo (org.). O que é a arte? A perspectiva analítica. Tradução de Vítor Silva. Lisboa: Dinalivro, 2007b. p. 79-99. ______. Philosophizing art: selected enssays. California: University of California Press, Berkeley and Los Angeles: 1999. ______. Replies to essays. In: ROLLINS, Mark. (ed.). Danto and his critics. New Jersey: Willey-Blackwell, 2012b, p. 285-311. ______. Seeing and Showing. The journal of aesthetics and art criticism, [s.l.], v. 59, n. 1, Winter, 2001. ______. The poetry of meaning and loss: the glass dresses of Karen LaMonte. Tacoma: Museum of glass: international center of contemporary art, 2005b. ______. The end of art: a philosophical defense. History and theory, Middletown, v. 37, n. 4, Dec. 1998. ______. Unnatural wonders: enssays from the gap between art and life. New York: Farrar, Straus and Giroux: 2005c. ______. What art is. Yale: New Haven & London, 2013. DICKIE, George. A tale of two artworlds. In: ROLLINS, Mark. (ed.). Danto and his critics. 2. ed. New Jersey: Willey-Blackwell, 2012. p. 111-117. ______. Art and ontology. In: AUXIER, Randall E; HAHN, Lewis Edwin. (ed.). The philosophy of Arthur Danto. Chicago: Southern Illinois University Carbondale, 2013. p. 313- 323. ______. Defining art. American Philosophical Quarterly, Oxford, v. 6, n. 3, jul. 1969. ______. The art circle. New York: Haven Publications, 1984. DUARTE, Rodrigo. Varia aesthetica: ensaios sobre arte & sociedade. Belo Horizonte: Relicário, 2014. DUCHAMP, Marcel. Ducham du signe: écrits. Paris: Flammarion, 1994. DUTTON, Denis. Danto, landscapc, and art. In: AUXIER, Randall E.; HAHN, Lewis Edwin. (ed.). The philosophy of Arthur Danto. Chicago: Southern Illinois University Carbondale, 2013, p. 255-271. ELIOT, T. S. Tradição e talento individual. In: ENSAIOS. Tradução e notas de Ivan Junqueira. São Paulo: Art Editora, 1989. FOSCOLO, Guilherme. Greenberg, Danto e a crítica: problemas de um triângulo. Viso: Cadernos de estética aplicada, Niterói, n. 4 jan./jun. 2008. FODOR, Jerry A. Déjá vu all over again: how Danto`s aesthetics recapitulates the philosophy of mind. In: ROLLINS, Mark. (ed.). Danto and his critics. 2. ed. New Jersey: Willey-Blackwell, 2012. p. 55-68. FOSTER, Hal. O retorno do real: a vanguarda no final do século XX. Tradução de Célia Euvaldo. São Paulo: Ubu Editora, 2017. FRIED, Michael. Art and objecthood. Londres: The University of Chicago Press, 1998. GOMBRICH, Ernst H. A história da arte. Tradução de Álvaro Cabral. 16. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002. GOMES, Helder. Relativismo axiológico e arte contemporânea. Porto: Edições Afrontamento, 2004. GONÇALVES, Rosa Gabriella de Castro. Arthur Danto, a interpretação e a história no fim da arte. Folha de São Paulo, São Paulo, 25 out. 2015a. ______. A arte conceitual e o fim da estética. In: CARVALHO, Marcelo; GUIMARÃES, Bruno (org.). Estética e arte. São Paulo: ANPOF, 2015b. p. 24-32. ______. Clement Greenberg, o Expressionismo Abstrato e a crítica de arte durante a Guerra Fria. Cultura Visual, Salvador, n. 19, jul. 2013. GOODMAN, Henry Nelson. Quando há arte. In: D’OREY, Carmo (org.). O que é a arte? A perspectiva analítica. Tradução de Vítor Silva. Lisboa: Dinalivro, 2007, p. 119-133. GUASCH, Anna Maria. La crítica discrepante: Entrevistas sobre arte y pensamiento actual. Madrid: Ensayos de Arte Cátedra, 2012. GURGEL, Diogo. A metáfora na obra de arte: estudo I. Viso: Cadernos de estética aplicada, Niterói, v. VI, n. 12, jul./dez. 2012. HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Cursos de estética. Tradução de Marco Aurélio Werle. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2001. v. 1. HIGGINS, Kathleen M.; SOLOMON, Robert C. Atomism, art, and Arthur Danto: Danto`s hegelian turn. In: ROLLINS, Mark. (ed.). Danto and his critics. 2. ed. New Jersey: Willey-Blackwell, 2012. p. 172-196. KANGUSSU, Imaculada. O problema da matriz: a herança hegeliana no fim da arte proposto por Arthur Danto. Viso: Cadernos de estética aplicada, Niterói, v. X, n. 19 jul./dez. 2016. KELLY, Michael. Essentialism and historicism in Danto’s philosophy of art. History and theory, Middletown, v. 37, n. 4, Dec. 1998. KIVY, Peter. Estética: fundamentos e questões de filosofia da arte. Tradução de Luiz Calloni. São Paulo: Paulus, 2008. LACERTOSA, Massimiliano. The artworld and the institucional theory of art: an analytic confrontation. SOAS Journal of Postgraduate Research, London, v. 8, 2015. LAGE, Mariana. Tudo sendo dado: sobre imagens readymades, espelhos e triangulações. Viso: Cadernos de estética aplicada, Niterói, v. X, n. 19, jul./dez. 2016. LEONEL, Wesley de Faria. O papel da estética na teoria: estatuto da estética filosófica após o fim da arte. 2017. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Minas Gerais. LEVINSON, Jerrold. Defining art historically. In: LAMARQUE, Peter; OLSEN, Stein Haugom. Aesthetics and the philosophy of art: the analytic tradition. Massachusetts: Malden, 2004, p. 200-222. LIMA, Eduardo Coutinho Lourenço de. A percepção após a interpretação na filosofia da arte de Danto. Artefilosofia, Ouro Preto, n. 5, jul. 2008. LYPP, Bernhard. The mind and the boxes: reflections on Danto`s philosophy of art. In: AUXIER, Randall E; HAHN, Lewis Edwin. (ed.). The philosophy of Arthur Danto. Chicago: Southern Illinois University Carbondale, 2013, p. 235-249. MORRIS, Katherine J. Sartre. Tradução de Edgar da Rocha Marques. Porto Alegre: Artmed, 2009. MUSEE DES BEAUX ARTS BRUEGHEL. Piscwe, [S.l.], [20-?]. Disponível em: https://www.picswe.com/pics/musee-des-beaux-arts-brueghel-df.html. Acesso em: 08 mar. 2019 NASCIMENTO, Evandro. Derrida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004. PAZETTO, Débora. Arthur Danto e a representação como limite da arte. Artefilosofia, Ouro Preto, n. 17, dez. 2014. ______. Destino e liberdade: um ensaio sobre a teleologia latente na filosofia da arte de Arthur Danto. Viso: Cadernos de estética aplicada, Niterói, n. 16, jan./ jul. 2015. ______. Quem, afinal a arte espelha. Viso: Cadernos de estética aplicada, Niterói, v. X, n. 19, jul./dez. 2016. PESSOA, Juliana. Duchamp e a doutrina da arte contemporânea. Pessoa y Pessoa, [s.l.], 7 abr. 2017. Disponível em: http://pessoaypessoa.blogspot.com/2017/04/duchamp-e-doutrina-da-arte-contemporanea.html. Acesso em: 21 maio 2019. PLATÃO. Íon. Tradução de Cláudio Oliveira. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. PORTRAIT of Madame Cézanne (Roy Lichtenstein). Wikipedia, [s.l.], [20-?]. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Portrait_of_Madame_Cézanne_(Roy_Lichtenstein). acesso em: 05 abr. 2019 RAMME, Noéli. A estética na filosofia da arte de Arthur Danto. Artefilosofia, Ouro Preto, n. 5, jul. 2008. ______. A teoria institucional e a definição da arte. Revista Poiésis, Florianópolis, n. 17, jul. 2011. ______. É possível definir arte?. Revista Analytica, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, jan. 2009. REICHER, Maria E. Introdução à estética filosófica. Tradução de Monika Ottermann. São Paulo: Edições Loyola, 2009. RICOEUR, Paul. O si-mesmo como um outro. Tradução de Lucy Moreira César. Campinas: Papirus, 1991. ROLLINS, Mark. The invisible content of visual art. In: ROLLINS, Mark. (ed.). Danto and his critics. 2. ed. New Jersey: Willey-Blackwell, 2012, p. 43-54. RUSH. Fred. Danto, Hegel, and the work of art. In: AUXIER, Randall E.; HAHN, Lewis Edwin. (ed.). The philosophy of Arthur Danto. Chicago: Southern Illinois University Carbondale, 2013, p. 459-477. SARTRE, Jean-Paul. O ser e o nada: ensaio de ontologia fenomenológica. Tradução de Paulo Perdigão. 20. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. SHAPIRO, Meyer. Style. In: KROEBER, A. L. Anthropology today: an encyclopedic inventory. Chicago: University of Chicago Press, 1954. SHUSTERMAN, Richard. Art as religion: transfigurations of Danto`s Dao. In: ROLLINS, Mark. (ed.). Danto and his critics. 2. ed. New Jersey: Willey-Blackwell, 2012, p. 251-266. SILVA, Franklin Leopoldo. Ética e literatura em Sartre. São Paulo: UNESP, 2004 SILVEIRA, Cristiane. O mundo e os mundos da arte de Arthur C. Danto: uma teoria filosófica em dois tempos. ARS, São Paulo, v. 12, n. 23, jan. 2014. SNYDER, Stephen. The impercebility of style in Danto`s theory of art: metaphor and the artist`s knowledge. Edinburgh university press journals, Edinburgh, v. 1, n. 3, Dec. 2015. SONTAG, Susan. Contra a interpretação. Tradução de Ana Maria Capovilla. Porto Alegre: L&PM, 1987. SÜSSEKIND, Pedro. Arte como espelho. Viso: Cadernos de estética aplicada, Niterói, n. 19 jul./dez. 2016. ______. Greenberg, Danto e o fim da arte. Kriterion, Belo Horizonte, v. 55, n. 129, jan./jun. 2014. THE EMBARKATION for Cythera. Wikipedia, [s.l.], [20-?]. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Embarkation_for_Cythera. Acesso em: 05 maio 2019.pt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertao_-_Sobre_o_Conceito_de_Obra_de_Arte_em_Arthur_Danto_ALEXANDRE BARREIROS DE CARVALHO FONSECA_com_Ficha_Catalográfica_e_Ata.pdfSobre_o_Conceito_de_Obra_de_Arte_em_Arthur_Danto_ALEXANDRE BARREIROS DE CARVALHO FONSECA_com_Ficha_Catalográfica_e_Ata1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.