Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39549
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, A. V. R.-
dc.date.accessioned2024-07-10T11:47:58Z-
dc.date.available2024-06-12-
dc.date.available2024-07-10T11:47:58Z-
dc.date.issued2019-10-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39549-
dc.description.abstractThe aim of this work is to analyze akrasia and ignorance from reading NE VII.3 in the light of three issues: (i) why do we sometimes act against our better judgment while when we know what we must do? (ii) how can we refer to akrasia in terms of ignorance; and, (iii) which object (teleutaia protasis) it is related to the akratic failure, i.e., which element of the practical syllogism lies in the akratic’s subject failure: it’s a failure of understanding the minor premise or a failure on conclusion of the act? While on the one hand there’s a Socratic opinion, from Protagoras Plato’s dialogue, that no one could act against what he knows to be correct, except by ignorance, then akrasia doesn’t exist at all; on the other hand, there’s an opinion that is entirely possible for someone, in an affected state, acts contrary to his better judgment, based on the arguments mentioned above and opinions about the phenomenon of akrasia our purpose here consist in analyze akrasia, as a conflict of desires, in order to understand why is it that despite the power of our practical intellect to leader us to practice good actions we are easily influenced by our appetites? In parallel to the Socratic argument on akrasia, we must point out in this context what kind of ignorance is linked to this phenomenon analyzed by Aristotle. At the end, we aim to explain in a suitable form how the appetite overcomes the boulesis acting as an obstacle for the intellect.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAkrasiapt_BR
dc.subjectAristótelespt_BR
dc.subjectIgnorânciapt_BR
dc.subjectConflito de desejospt_BR
dc.subject.otherAkrasiapt_BR
dc.subject.otherAristotlept_BR
dc.subject.otherIgnorancept_BR
dc.subject.otherConflict of desirespt_BR
dc.subject.otherAppetitept_BR
dc.titleAkrasia e ignorância em Aristótelespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.contributor.advisor1Aggio, Juliana Ortegosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5290499042057589pt_BR
dc.contributor.referee1Aggio, Juliana Ortegosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5290499042057589pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, G. V.-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8259883190548282pt_BR
dc.contributor.referee3Tabosa, A. S.-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1254368179426899pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6443818423230972pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem o objetivo de analisar akrasia e ignorância a partir da leitura de VII.3 da Ética Nicomaqueia à luz de três questionamentos: (i) por que às vezes agimos contra o nosso melhor julgamento quando sabemos o que deve ser feito; (ii) de que forma podemos falar de akrasia em termos de ignorância; e (iii) qual é o objeto (teleutaia protasis) da falha acrática, isto é, sobre qual elemento do silogismo prático reside a falha do sujeito acrático: na compreensão da premissa menor ou seria uma falha na conclusão? Se, por um lado, existe a opinião do personagem Sócrates exposta no diálogo Protágoras de Platão de que ninguém poderia agir contra o que sabe ser correto a não ser por ignorância, e, portanto, algo como akrasia não seria possível, por outro, existe a opinião de que é absolutamente possível que uma pessoa, em estado de afecção, atue contrariando o seu melhor julgamento. A partir dos questionamentos citados anteriormente e das opiniões referentes ao fenômeno da akrasia o nosso propósito na construção deste trabalho reside na análise da akrasia, enquanto um conflito de desejos, a fim de entender por que apesar de o nosso intelecto servir como orientação para a prática das boas ações, somos facilmente influenciados pelos nossos apetites? Paralelamente a isso, devemos, a partir do argumento socrático a respeito da ignorância, frisar o tipo de ignorância estaria vinculada à ocorrência da akrasia analisado por Aristóteles. Ao final, objetivamos elucidar – a partir do que o filósofo aborda – como ocorre a vitória do apetite sobre a boulesis atuando como um empecilho para o pensamento.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
dc.relation.referencesARISTÓTELES. De Anima. Tradução de R. D. Hicks. Cambridge: University Press, 1907. ARISTÓTELES. De Motu. Tradução de Elvira Jiménez Sánchez-Escariche e Almudena Alonso Miguel. Editorial Gredos: Madrid, 2000. ARISTÓTELES. Parts of Animals. Movement of Animals. Progression of Animals. Translated by A. L. Peck, E. S. Forster. Loeb Classical Library 323. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1937. ARISTÓTELES. The Nicomachean Ethics. Trad. H. Rackham. Havard: Loeb Classical Library, 1934. BERKICH, Don. A Puzzle About Akrasia. In: Revista Internacional de Filosofía, Vol. 26, No. 3, pp 59-71. KRK Ediciones, SL Luis Manuel Valdés-Villanueva, 2007. BRENT, M. “Strength of will as adherence to a resolution”. In: New Advances in Causation, Agency, and Moral Responsibility, edited by F. Bacchini, S. Caputo, and M. Dell'Utri pp. 165-178. Cambridge Scholars Publishing, 2014. CALLARD, Agnes Gellen. “Ignorance and Akrasia-Denial in the Protagoras”. In: Brad Inwood (ed.), Oxford Studies in Ancient Philosophy, Vol. XLVII. Oxford; New York: Oxford University Press, 2014. CHARLES, David. Aristotle’s Philosophy Of Action. London : Duckworth, 1984. DAVIDSON, David. “How is Weakness of will possible?”. In: Essays on Actions and Events (pgs. 21-42). Oxford University Press, 1982. DEMOS, Raphael. “A note on Akrasia”. In: Ethics, Vol. 71, No. 3 (pp. 195-200). University of Chicago Press, 1961. DESTRÉE, Pierre. “Aristotle on the Causes of Akrasia”. In: Akrasia in Greek Philosophy: From Socrates to Plotinus, ed. C. Bobonich and P. Destrée (pgs., 130-166). Leiden and Boston: Brill, 2007. EVERSON, Stephen. “The De Somno and Aristotle’s Explanation of Sleep”. In: The Classical Quarterly, New Series, Vol. 57, No. 2, pp. 502-520. Cambridge University Press, 2007. GOSLING, Justin, Mad, Drunk or Asleep? : Aristotle's Akratic. Phronesis, Vol. 38, No.1 (pgs,. 98-104), 1993. GOSLING, Justin. Weakness of the Will. Lond and New York: Routledge, 1990. GRGIĆ, Filip. Aristotle on the Akratic’s Knowledge. Phronesis 47 (pgs. 344-355) 2002. GUEVARA, Daniel. “The Will as Practical Reason and the Problem of Akrasia”. In: The Review of Metaphysics, Vol. 62, No. 3, pp. 525-550. Published by Philosophy Education Society, 2009. HARE, R. Freedom and Reason. Oxford University Press, Oxford, 1963. IRWIN, T. H. “Aristotelian Actions”. In: Phronesis, Vol. 31, No. 1, pp. 68-89. BRILL, 1986. JACKSON, Frank. “Weakness of Will”. In: Mind, New Series, Vol. 93, No. 369, pp. 1-18. Oxford University Press, 1984. L. Gavin. Akrasia and clear-eyed akrasia in ‘Nicomachean Ethics’ 7. Revue De Philosophie Ancienne, vol. 6, no. 1, 1988, pp. 77–106. JSTOR, www.jstor.org/stable/24353816. MCKNIGHT, Christopher J. “Autonomy and the Akratic Patient”. In: Journal of Medical Ethics, Vol. 19, No. 4. pp. 206-210. BMJ , 1993. MELE, A. R. “Weakness of will and akrasia”. In: Philosophical Studies, pp. 391-404. 2010. MELE, A. R. “Is Akratic Action Unfree?”. In: Philosophy and Phenomenological Research, Vol. 46, No. 4, pp. 673-679. Published by: International Phenomenological Society Stable, 1986. MOSS, Jessica, “Akrasia and the Apparent Good”. In: Aristotle on the Apparent Good: Perception, Phantasia, Thought, and Desire. Oxford, 2012. MÜLLER, Jozef. Aristotle on Actions from Lack of Control. Volume 15, NO. 8. 2015. NUSSBAUM, Martha. A fragilidade da bondade. Trad.: Ana Aguiar Cotrim, ed: Martins Fontes: São Paulo, 2009. PLATÃO. “Protágoras”. In: Diálogos. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Edições Melhoramentos. PLATÃO. Protágoras de Platão: obras III / organização e tradução Daniel R. N. Lopes. 1ª ed. São Paulo: Perspectiva: Fapesp, 2017. ROBINSON, Richard. “Aristotle on Akrasia”. In: Essays in Early Greek Philosophy. Oxford: Oxford University Press, 1969. RORTY, A. Where does the akratic break take place?. Australasian Journal of Philosophy 58, pp. 333–346. University of California Press, 1980. RORTY, A. “Akratic Believers”. In: American Philosophical Quarterly, Vol. 20, No. 2. pp. 175-183. University of Illinois Press, 1983. RORTY, A. The Lures of Akrasia. Vol. 92, pp. 167-181. Cambridge University Press: 2017. SANIN, M. L. Rivera. “Voluntad y Akrasia”. In: Saga – revista de estudiantes de filosofia, nº 11, pp. 59-67. Universidad Nacional de Colombia, 2005. SCHAEFER, David, L . “Wisdom Morality: Aristotle's Account of Akrasia”. In: Polity, vol. 21, No. 2, pp. 221-251. Published by Palgrae Macmillan Journals, 1988. SCHILLER, F. C. S. “Aristotle and the Practical Syllogism”. In: The Journal of Philosophy, Psychology and Scientific Methods, Vol. 14, No. 24, pp. 645-653. Journal of Philosophy, 1917. STAMPE, D. W. “The Authority of Desire”. In: The Philosophical Review, Vol. 96, No. 3, pp. 335-381. University Press, 1987). TAYLOR, C. C. “Plato, Hare, and Davidson on Akrasia”. In: Mind 89, pp. 499–518. Oxford: Clarendon Press, 1980. TENENBAUM, Sergio. “The Judgment of a Weak Will”. In: Philosophy and Phenomenological Research, Vol. 59, No. 4, pp. 875-911. Published by International Phenomenological Society, 1999. WALKER, Arthur. “The Problem of Weakness of Will”. In: Nous Vol. 23, No. 5, pp. 653- 676. Published by: Wiley, 1989. WEINMAN. Michael. Pleasure in Aristotle’s Ethics. London: Continuum, 2007. ZINGANO, M. Aristóteles: tratado da virtude moral. Ethica Nicomachea I 13-III 8. São Paulo: Odysseus Editora, 2008.pt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_AKRASIA E IGNORÂNCIA EM ARISTÓTELES_Aline Valéria Ramos de Almeida_com_Ficha_Catalográfica_e_Ata.pdfAKRASIA E IGNORÂNCIA EM ARISTÓTELES_Aline Valéria Ramos de Almeida_com_Ficha_Catalográfica_e_Ata1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.