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dc.creatorOliveira, Gleiciele da Silva-
dc.date.accessioned2024-07-11T14:12:56Z-
dc.date.available2024-07-11T14:12:56Z-
dc.date.issued2019-06-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39576-
dc.description.abstractThe aim of this research is to analyze the history of Sarau da Onça and the living poetry produced at its core. The event takes place every two weeks in the neighborhood of Sussuarana, in Salvador-Ba, and for the last eight years has been promoted by young people living on the outskirts of Salvador. The sarau is part of a cultural and literary movement from the outskirts that is growing in the country’s major capitals. This movement, which links art and involvement in its Afrographic writing on the body, establishes itself as a shared aesthetic experience, and drives change through living poetry. Guided by the crossroads aspect of black culture, different poets meet, identify and influence each other, spreading poetry to other corners of the city. Sarau da Onça contributes to reversing the process of epistemological erasure produced by the enslavement to which the black population was subjected. Therefore, based on the observation and analysis of its agents, the process of affecting the participants and the performative presentation of their poetry, a case study is conducted on the event itself, with the aim of identifying the ethical and aesthetic aspects of its literary production.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectSaraus periféricospt_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subject.otherPoetrypt_BR
dc.subject.otherPerformancept_BR
dc.subject.otherOutskirt sarauspt_BR
dc.subject.otherResistancept_BR
dc.titleO fio mnemônico da palavra: o Sarau da Onçapt_BR
dc.title.alternativeThe mnemonic thread of the word: Sarau da Onçapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApt_BR
dc.contributor.advisor1França, Denise Carrascosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2528044163984512pt_BR
dc.contributor.referee1França, Denise Carrascosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2528044163984512pt_BR
dc.contributor.referee2Duarte, Rosinês de Jesus-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8027203087918296pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Sílvio Roberto dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7145109425012894pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5833210901034577pt_BR
dc.description.resumoBusca-se com esta pesquisa analisar a história do Sarau da Onça e a poesia viva produzida no seu seio. O evento ocorre quinzenalmente no bairro de Sussuarana, em Salvador-Ba, promovido há oito anos por jovens moradores/as da periferia soteropolitana. O sarau faz parte de um movimento cultural e literário da periferia que vem crescendo nas grandes capitais do país. Este movimento, que vincula arte e engajamento na sua escrevivência afrografadas no corpo, firma-se como uma experiência estética compartilhada, e agencia mudanças através da poesia viva. Regido pelo aspecto de encruzilhada da cultura negra, diferentes poetas encontram-se, identificam-se e influenciam-se, espalhando a poesia para outros cantos da cidade. O Sarau da Onça contribui para o recuo do processo de apagamento epistemológico produzido pela escravização a qual a população negra foi submetida. Assim, a partir da observação e análise dos/as seus/as agentes, o processo de afetação dos/as participantes e a apresentação performática de sua poesia, realiza-se um estudo de caso sobre o evento em si, visando identificar os aspectos éticos e estéticos de sua produção literária.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
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