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dc.creatorXavier, Matheuzza-
dc.date.accessioned2024-07-22T13:40:35Z-
dc.date.available2024-07-22T13:40:35Z-
dc.date.issued2023-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39634-
dc.description.abstractThis research examines the performativity of Travesti and trans, black and/or racialized bodies, marked by the phenomenon of anti-blackness, which develops a contemporary racial political perspective to analyze and understand the racial dynamics of today's world. From my experience as an actress, playwright and researcher and artistic, political, social and racial reading of spaces and scenic productions, I dedicate myself to an ethnographic investigation based on the theatrical show Black Skin, white masks based on the book of the same name by Frantz Fanon, and directed by Onisajé, focusing on the creation of the character Fanon, on the creative process, on performativity and on the disruption of norms perpetrated by the white supremacy in the processes of artistic and social construction. It develops, then, from the understanding of the world through Travestility, new discourses and practices that tend to demolish (inter)national projects and models of art and humanity, under the control of a white, western and imperialist system. In this way, concepts such as existences and divergent bodies are proposed to rethink the movement of racialized people in the world who do not fit the western binary gender norms, as well as to assimilate the powerful association of the concepts of anti-blackness and Travestility as a split in the models colonial differences of gender and race within the field of the arts.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESB - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTravestilidadept_BR
dc.subjectAntinegritudept_BR
dc.subjectPerformatividadept_BR
dc.subjectEncenaçãopt_BR
dc.subjectCorpos divergentespt_BR
dc.subject.otherTravestilitypt_BR
dc.subject.otherAntiblacknesspt_BR
dc.subject.otherPerformativitypt_BR
dc.subject.otherStagingpt_BR
dc.subject.otherDivergent bodiespt_BR
dc.titleA Travestilidade em cena: o corpo travesti no espetáculo Pele Negra, máscaras brancaspt_BR
dc.title.alternativeTravestility on stage: the Travesti body in the play Black Skin, white maskspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqTeatropt_BR
dc.contributor.advisor1Marfuz, Luiz César Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5682367415468201pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Serrano, Leonardo José Sebiane-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8010584231449560pt_BR
dc.contributor.referee1Marfuz, Luiz César Alves-
dc.contributor.referee2Serrano, Leonardo Jose Sebiane-
dc.contributor.referee3Dumas, Alexandra Gouvea-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5041254022481817pt_BR
dc.contributor.referee4Barbosa, Onisajé, Fernanda Julia-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7928666697696290pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9186018509488498pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa examina a performatividade de corpos travestis e trans, negros e/ou racializados, marcados pelo fenômeno da antinegritude, que desenvolve uma perspectiva político racial contemporânea para analisar e entender as dinâmicas raciais do mundo atual. A partir da minha experiência como atriz, dramaturga, pesquisadora e leitura artística, política, social e racial dos espaços e produções cênicas, dedico-me a uma investigação etnográfica tendo como base o espetáculo teatral Pele Negra, máscaras brancas baseado no livro homônimo de Frantz Fanon, e dirigido por Onisajé, com foco na criação da personagem Fanon, no processo criativo, na performatividade e na disrupção de normas perpetradas pela supremacia da branquitude nos processos de construção artística e social. Desenvolve-se, então, a partir da compreensão de mundo por meio da Travestilidade, novos discursos e práticas que tendem a demolir projetos e modelos (inter)nacionais de arte e humanidade, sob controle de um sistema branco, ocidental e imperialista. Desse modo, conceitos como existências e corpos divergentes são propostos para repensar a movimentação de pessoas racializadas no mundo que não se enquadram nas normas binárias de gênero do ocidente, bem como, assimilar a potente associação dos conceitos de antinegritude e Travestilidade como uma cisão aos modelos coloniais de gênero e raça dentro do campo das artes.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Teatropt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
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