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dc.creatorPaz, Daniel Juracy Mellado-
dc.date.accessioned2024-07-26T16:52:34Z-
dc.date.available2024-07-26T16:52:34Z-
dc.date.issued2023-04-
dc.identifier.citationPaz, D. (2023). Uma Presença Discreta: toldos e cortinas na fase purista de Le Corbusier. arq.Urb, (36), 3–17. https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi36.615pt_BR
dc.identifier.issn1984-5766pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39676-
dc.description.abstractThe present text studies the role of fabrics as architectural devices during the so-called “purist” phase of the architect Charles-Edouard Jeanneret-Gris, better known as Le Corbusier, in the 1920s and in some of the projects of the following decade. If rugs gained attention during this period, the same did not happen with other types of textiles. Absent in the texts, they appeared discreetly, in the corners of the images – photos, graphic pieces and sketches. Its tracking allows us to understand the modalities of tissue use: for internal spatial modulation; in the outdoor room, suggesting architectural formations (ceilings, walls, windows), and for solar control of the built envelope, in many things “paper architectures”, viable only in the drawings. The fabrics were exchanged for other devices to perform the same functions, more in line with the poetic expression of the architect. Discreet as they are, the fabrics planned or adopted in this period are subtle but unmistakable signs of his spatial experiments and the vicissitudes of his search for space, light and clarity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade São Judas Tadeupt_BR
dc.relation.ispartofARQ.URB - Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo - Universidade São Judas Tadeupt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModernismopt_BR
dc.subjectTecidospt_BR
dc.subjectMétodo de projetopt_BR
dc.subject.otherModernismpt_BR
dc.subject.otherTextilespt_BR
dc.subject.otherDesign methodpt_BR
dc.titleUma presença discreta: toldos e cortinas na fase purista de Le Corbusierpt_BR
dc.title.alternativeA discreet presence: awnings and curtains in Le Corbusier´s purista phasept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.initialsUSJTpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMOpt_BR
dc.citation.issue36pt_BR
dc.citation.spage3pt_BR
dc.citation.epage18pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.37916/arq.urb.vi36.615pt_BR
dc.description.resumoO presente texto estuda o papel dos tecidos como dispositivos arquitetônicos durante a fase chamada “purista” do arquiteto Charles-Edouard Jeanneret-Gris, mais conhecido como Le Corbusier, dos anos 1920 e em alguns dos projetos da década seguinte. Se os tapetes ganharam atenção durante esse período, o mesmo não ocorreu com outros tipos de têxteis. Ausentes nos textos, apareciam discretamente, nos rincões das imagens – fotos, peças gráficas e croquis. O seu rastreio permite compreender as modalidades de emprego dos tecidos: para modulação espacial interna; nos recintos a céu aberto, sugerindo formações arquitetônicas (tetos, paredes, janelas), e para controle solar da envoltória construída, em muitas coisas “arquiteturas de papel”, viáveis apenas nos desenhos. Os tecidos foram trocados por outros dispositivos para desempenhar as mesmas funções, mais afins à expressão poética do arquiteto. Discretos que são, os tecidos previstos ou adotados nesse período são sinais sutis, porém inequívocos, dos seus experimentos espaciais e das vicissitudes de sua procura por espaço, luz e claridade.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Arquitetura)

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