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dc.creatorPaz, Daniel Juracy Mellado-
dc.date.accessioned2024-07-26T16:56:49Z-
dc.date.available2024-07-26T16:56:49Z-
dc.date.issued2023-01-15-
dc.identifier.citationPaz, Daniel Juracy Mellado. Uma Revolução Copernicana no Patrimônio: Considerações sobre a Teoria dos Valores na obra de Alois Riegl. Revista Memória em Rede, v.15, n.28 (2023). Pelotas: UFPel Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/Memoria/article/view/24169pt_BR
dc.identifier.issn2177-4129pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39677-
dc.description.abstractThe book by Alois Riegl (1858-1905) Der moderne Denkmalkultus, sein Wesen und seine Entsehung (The Modern Cult of Monuments: its essence and its genesis), from 1903, is one of the capital works in Theories of Conservation & Restoration. The main contribution of the book was in its theory of Values, where it performed a Copernican revolution and recognized in the subject the source of meaning about heritage.The paper traces the origins of the idea of changeable values conferred by the subject from the Germanic tradition, and, in Riegl's work, shows that the counterpart of Values are the Purposes that guide the manufacture of artifacts in History and the necessary study of the intentionality in Art History.The paper then inquires how tensions between intentions, their logical conflicts and those that arise from their origin and diffusion throughout society, and the tangents between the wills of different epochs and their central role in Rieglian theories.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.relation.ispartofMemória em Redept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoriapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectValorpt_BR
dc.subject.otherTheorypt_BR
dc.subject.otherArtpt_BR
dc.subject.otherValuept_BR
dc.titleUma Revolução Copernicana no Patrimônio: Considerações sobre a Teoria dos Valores na obra de Alois Rieglpt_BR
dc.title.alternativeA Copernican Revolution on Heritage: considerations on the theorie of values in the work of Alois Rieglpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO::TEORIA DA ARQUITETURApt_BR
dc.citation.issue28pt_BR
dc.citation.spage339pt_BR
dc.citation.epage368pt_BR
dc.description.resumoO livro de Alois Riegl (1858-1905) Der moderne Denkmalkultus, sein Wesen und seine Entsehung (O Culto Moderno dos Monumentos: sua essência e sua gênese), de 1903, é uma das obras capitais nas Teorias da Conservação & Restauro. A principal contribuição da obra estava na sua teoria das Valores, onde realizava um giro copernicano e reconhecia no sujeito a fonte do significado sobre o patrimônio. O artigo rastreia a procedência da ideia dos valores historicamente mutáveis, conferidas pelo sujeito, na tradição germânica e, dentro da obra de Riegl, como os Valores têm como contraparte os Propósitos que orientam na História a manufatura dos artefatos e o necessário estudo da intencionalidade na História da Arte. Depois investiga-se as tensões entre as intenções, os seus conflitos lógicos e aqueles decorrentes de sua origem e difusão pela sociedade, como as tangências entre as vontades de épocas diferentes e seu papel central nas teorias rieglianas.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Arquitetura)

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