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dc.creatorPaz, Daniel Juracy Mellado-
dc.date.accessioned2024-07-26T17:16:31Z-
dc.date.available2024-07-26T17:16:31Z-
dc.date.issued2022-06-
dc.identifier.citationPaz, D. J. M. (2022). Em Busca do Stimmung: sobre um conceito fundamental na obra de Alois Riegl. Museologia &Amp; Interdisciplinaridade, 11(21), 349–374. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/41486pt_BR
dc.identifier.issn2238-5436pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39679-
dc.description.abstractThe book Der moderne Denkmalkultus, sein Wesen und seine Entsehung (The Modern Cult of Monuments: its essence and its genesis), by art historian Alois Riegl (1858-1905), from 1903, became a classic of Conservation and Restoration Theory, with an extremely original approach to heritage, which attributes to the subject its appreciation through different values, internally coherent and identifiable and with its own history of transformation. From the list of values that he recognizes, the value of antiquity (Alterswert) would be the ascendant, characteristic of modern sensibility, anchored in a feeling which he called “mood” (Stimmung). This concept becomes more transparent only when considering Riegl's work as a whole, composed mainly of Art History books, where it appears as the most recent state of a millenary process that can be described as a transition from the objective to the subjective, from tactile to optical mode of vision, and from the succession of forms of struggle with nature and the harmony of man in the world. And that reveals itself, finally, in the nuances of the cult of ruins, and in the transformations of historiography and the of art history.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.relation.ispartofMuseologia & Interdisciplinaridadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectStimmungpt_BR
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subjectValorespt_BR
dc.subjectObra de artept_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subject.otherStimmungpt_BR
dc.subject.otherHeritagept_BR
dc.subject.otherValuespt_BR
dc.subject.otherArtworkpt_BR
dc.subject.otherArtpt_BR
dc.titleEm Busca do Stimmung: sobre um conceito fundamental na obra de Alois Rieglpt_BR
dc.title.alternativeIn Search of Stimmung: on a fundamental concept in the work of Alois Rieglpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.initialsUnBpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTESpt_BR
dc.citation.issue21pt_BR
dc.citation.spage349pt_BR
dc.citation.epage374pt_BR
dc.identifier.doi10.26512/museologia.v11i21.41486pt_BR
dc.description.resumoO livro Der moderne Denkmalkultus, sein Wesen und seine Entsehung (O Culto Moderno dos Monumentos: sua essência e sua gênese), do historiador da arte Alois Riegl (1858-1905), de 1903, tornou-se um clássico da Teoria da Conservação e Restauro, com uma abordagem extremamente original sobre o patrimônio, que atribui ao sujeito a sua apreciação por meio de distintos valores, internamente coerentes e identificáveis e com uma história própria de transformação. Do elenco de valores que reconhece, seria o valor de antiguidade (Alterswert) o ascendente, característico da sensibilidade moderna, ancorado em um sentimento que denominava “atmosfera” (Stimmung). Esse conceito se torna mais transparente apenas ao contemplar o conjunto da obra de Riegl, composta principalmente de livros de História da Arte, onde aparece como o estado mais recente de um processo milenar que pode ser descrito como uma transição do objetivo ao subjetivo, do modo de visão tátil ao óptico, e da sucessão das formas da luta com a natureza e da harmonia do homem no mundo. E que se revela, por fim, nos nuances do culto das ruínas, e nas transformações da historiografia e da história da arte.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Arquitetura)

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