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Campo DCValorIdioma
dc.creatorDamascena, Quecia Silva-
dc.date.accessioned2024-08-02T18:07:25Z-
dc.date.available2026-06-10-
dc.date.available2024-08-02T18:07:25Z-
dc.date.issued2024-06-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39733-
dc.description.abstractThis research brought together many propositions, among them, announcing pedagogical practices, starring teaching narratives based on the crosses and possibilities in higher education. It was problematic to investigate - How do teachers enhance bodily experiences and memories in the teaching of ethnic-racial relations? The general objective was to analyze how educational experiences contributed to the construction of teaching identities. And in specifics - Identify which knowledge and bridges enhanced their decolonial and Afro-centered education practices. And then, announce how the knowledge and training experiences of these teachers configure teaching possibilities in the education of ethnic-racial relations. The research unfolded through a qualitative approach mediated by elements of the narrative research methodology, using the intersections and possibilities announced by the narratives of the participating teachers as data analysis markers. The understanding devices used to produce data were literature review, documentary research, analysis of theses produced by participating teachers, and analyzes marked by principles of oral history (narrative interviews via audio). Regarding the subjects, they are university professors, from PPGE UFBA-FACED-GRUPO HCEL, working in the curricular component Education of ethnic-racial relations. In doing so, we carry out an epistemological dialogue between decoloniality and Afrocentricity, as these present themselves as a possibility in deconstructing the Cartesian perspective of research. As a result, we evidence that our teaching choices and practices reveal the crossroads of our identities, experiences and affections, which contributes to a decolonial and Afro-centered education in higher education. Thus, I affirm that for an education on ethnic-racial relations to be possible, an Orí-teacher committed to the ways of combating racism and its pacts in education is necessary.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPQpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.rightsAcesso Restrito/Embargadopt_BR
dc.subjectOrí-docentept_BR
dc.subjectRelações étnicos-raciaispt_BR
dc.subjectEducação - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectPráticas educacionaispt_BR
dc.subjectExperiências pedagógicaspt_BR
dc.subjectRelações pedagógicaspt_BR
dc.subject.otherOrí-teacherpt_BR
dc.subject.otherEthnic-Racial Relationspt_BR
dc.subject.otherNarrativespt_BR
dc.subject.otherPedagogical Practicespt_BR
dc.titleOrí-docente e a educação das relações étnico raciais: cruzos e possibilidades nas narrativas da docência no ensino superior.pt_BR
dc.title.alternativeOrí-teaching and the education of ethnic-racial relations: crosses and possibilities in the narratives of teaching in higher education.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesMoraes, Antônio Carlos-
dc.contributor.refereesRodrigues, Emília Amélia Pinto Costa-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Maria Cecilia de Paula-
dc.contributor.referee1Silva, Maria Cecília De Paula-
dc.contributor.referee2Franco, Nanci Helena Rebouças-
dc.contributor.referee3Figeiredo, Otto Vinicius Agra Figueiredo-
dc.contributor.referee4Queiroz, Lilian Quelle Santos de-
dc.contributor.referee5Soares, Emanoel Luís Roque Soares-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/4077249120527763pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa congregou muitas proposições, dentre elas, anunciar as práticas pedagógicas, protagonizando narrativas docentes a partir dos cruzos e possibilidades no ensino superior. Constituiu-se como problemática investigar - De que forma os corpos docentes potencializam experiências corporais e memórias no ensino das relações étnico-raciais? Colocou-se como objetivo geral- Analisar como as vivências e experiências formativas contribuíram para a construção das identidades docentes. No que compreende os objetivos específicos - Identificar como as memorias construídas no percurso formativo dos docentes fortaleceram suas identidades para a educação das relações étnico-raciais. Compreender quais os saberes e pontes potencializaram suas práticas de educação decolonial e afrocentrada, bem como, enunciar experiências e práticas pedagógicas como possibilidades na formação docente. A pesquisa se desdobrou por uma abordagem qualitativa mediada por elementos da metodologia da pesquisa narrativa, tendo como marcadores de análise de dados os cruzos e possibilidades anunciadas pelas narrativas dos docentes participantes. Os dispositivos de compreensão utilizados para produção de dados foram à revisão de literatura, pesquisa documental, análise das teses produzidas pelos docentes participantes, e análises marcadas por princípios da história oral (entrevistas narrativas via áudio). Sobre os sujeitos, são docentes universitários, oriundos do PPGE UFBA-FACED- Grupo de pesquisa História da Cultura Corporal, Educação, Esporte, Lazer, Meio-Ambiente e Sociedade – HCEL, atuantes no componente curricular Educação das relações étnico-raciais. Nesse fazer, realizamos um diálogo epistemológico entre a decolonialidade e afrocentricidade, pois estas se colocam como possibilidade em desconstruir a perspectiva cartesiana de pesquisa. Como resultado, evidenciamos que nossas escolhas e práticas da docência, revelam as encruzilhadas de nossas identidades, experiências e afetos, o que contribui para uma educação decolonial e afrocentrada no ensino superior. Assim, afirmo que para uma educação das relações étnico racial possível, se faz necessário um Orí-docente comprometido com os caminhos de combate ao racismo e seus pactos na educação.pt_BR
dc.publisher.departmentEDUFBApt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
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Tese Quécia D.pdfORÍ-DOCENTE E A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS: CRUZOS E POSSIBILIDADES NAS NARRATIVAS DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


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