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dc.creatorBoaventura, Rafael-
dc.date.accessioned2024-08-06T16:58:40Z-
dc.date.available2024-08-06T16:58:40Z-
dc.date.issued2024-04-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39742-
dc.description.abstractThis academic work is the result of the analysis of 20 movies produced between 2000 and 2010, depicting librarian characters, with the objective of analyzing how the cinema builds the representation of the librarian. For such, it discusses about the concept of imaginary and representation, about cinema’s history, considering it an information source, a cultural mediator that, in representing the librarian on screen, in many times stereotyped, distances the professional from their acting, attributions, demands and professional minutiae, moving to an analysis of the representations within the movies through pre-established criteria. This research is configured as exploratory-descriptive, with qualitative approach, using of bibliographic material related to the topic, such as history, informational science, history and art, which establishes criteria for analysis – positive, negative and neutral – of the films that compose the body of the research, by establishing parameters of comparison between the cinematographic representation, the professional doing and the social gaze cast on the librarian. It concludes that the librarian’s representation in cinema is still heavily influenced by the stereotype of a hostile person that lacks, or ignores, new technologies, although modern production appear to have distanced themselves from such image, even parodying it.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBibliotecáriopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subject.otherLibrarianpt_BR
dc.subject.otherCinemapt_BR
dc.subject.otherRepresentationpt_BR
dc.titleLuz Câmera Ação: a representação do bibliotecário no cinema.pt_BR
dc.title.alternativeLights Camera Action: the representation of the librarian in cinema.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::TEORIA DA INFORMACAO::REPRESENTACAO DA INFORMACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Sá, Alzira Queiroz Godim Tude de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8179247092679836pt_BR
dc.contributor.referee1Sá, Alzira Queiroz Godim Tude De-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8179247092679836pt_BR
dc.contributor.referee2Lubisco, Nidia Maria Lienert-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5753747789594398pt_BR
dc.contributor.referee3Lima, Gillian Leandro de Queiroga-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5842800916317000pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6596173195273086pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho resulta da análise de 20 filmes produzidos entre 2000 e 2010, com personagens bibliotecários, com o objetivo de analisar como o cinema constrói a representação do bibliotecário. Para tanto, discorre sobre o conceito de imaginário, memória, representação, sobre a história do cinema, considerando-o uma fonte de informação, um mediador cultural que, ao representar na tela a figura do bibliotecário, muitas vezes de forma estereotipada, o distancia da sua atuação, atribuições, demandas e especificidades profissionais, passando para uma análise das representações dentro dos filmes. Configura-se esta pesquisa como descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando-se de bibliografia das áreas correlacionadas ao tema, como biblioteconomia, ciência da informação, história e arte, adotando-se como critério de análise as classificações positiva, negativa e neutra para os filmes corpus da pesquisa, a partir de parâmetros de comparação entre a representação cinematográfica, o fazer profissional e o olhar social lançado sobre o bibliotecário. Concluiu-se que, embora a profissão do bibliotecário seja marcada por constantes buscas por aprimorar conhecimentos, familiarizar-se com novas tecnologias e atender aos usuários de forma prestativa, a representação do bibliotecário no cinema ainda é muito influenciada pelo estereótipo de uma pessoa hostil que desconhece ou ignora novas tecnologias, embora produções cinematográficas modernas aparentem distanciar-se desta imagem e até parodiá-la.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciência da Informaçãopt_BR
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dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
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