Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39742
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Boaventura, Rafael | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-06T16:58:40Z | - |
dc.date.available | 2024-08-06T16:58:40Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39742 | - |
dc.description.abstract | This academic work is the result of the analysis of 20 movies produced between 2000 and 2010, depicting librarian characters, with the objective of analyzing how the cinema builds the representation of the librarian. For such, it discusses about the concept of imaginary and representation, about cinema’s history, considering it an information source, a cultural mediator that, in representing the librarian on screen, in many times stereotyped, distances the professional from their acting, attributions, demands and professional minutiae, moving to an analysis of the representations within the movies through pre-established criteria. This research is configured as exploratory-descriptive, with qualitative approach, using of bibliographic material related to the topic, such as history, informational science, history and art, which establishes criteria for analysis – positive, negative and neutral – of the films that compose the body of the research, by establishing parameters of comparison between the cinematographic representation, the professional doing and the social gaze cast on the librarian. It concludes that the librarian’s representation in cinema is still heavily influenced by the stereotype of a hostile person that lacks, or ignores, new technologies, although modern production appear to have distanced themselves from such image, even parodying it. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Bibliotecário | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Representação | pt_BR |
dc.subject.other | Librarian | pt_BR |
dc.subject.other | Cinema | pt_BR |
dc.subject.other | Representation | pt_BR |
dc.title | Luz Câmera Ação: a representação do bibliotecário no cinema. | pt_BR |
dc.title.alternative | Lights Camera Action: the representation of the librarian in cinema. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::TEORIA DA INFORMACAO::REPRESENTACAO DA INFORMACAO | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sá, Alzira Queiroz Godim Tude de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8179247092679836 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sá, Alzira Queiroz Godim Tude De | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8179247092679836 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lubisco, Nidia Maria Lienert | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5753747789594398 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Lima, Gillian Leandro de Queiroga | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5842800916317000 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6596173195273086 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho resulta da análise de 20 filmes produzidos entre 2000 e 2010, com personagens bibliotecários, com o objetivo de analisar como o cinema constrói a representação do bibliotecário. Para tanto, discorre sobre o conceito de imaginário, memória, representação, sobre a história do cinema, considerando-o uma fonte de informação, um mediador cultural que, ao representar na tela a figura do bibliotecário, muitas vezes de forma estereotipada, o distancia da sua atuação, atribuições, demandas e especificidades profissionais, passando para uma análise das representações dentro dos filmes. Configura-se esta pesquisa como descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando-se de bibliografia das áreas correlacionadas ao tema, como biblioteconomia, ciência da informação, história e arte, adotando-se como critério de análise as classificações positiva, negativa e neutra para os filmes corpus da pesquisa, a partir de parâmetros de comparação entre a representação cinematográfica, o fazer profissional e o olhar social lançado sobre o bibliotecário. Concluiu-se que, embora a profissão do bibliotecário seja marcada por constantes buscas por aprimorar conhecimentos, familiarizar-se com novas tecnologias e atender aos usuários de forma prestativa, a representação do bibliotecário no cinema ainda é muito influenciada pelo estereótipo de uma pessoa hostil que desconhece ou ignora novas tecnologias, embora produções cinematográficas modernas aparentem distanciar-se desta imagem e até parodiá-la. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciência da Informação | pt_BR |
dc.relation.references | ALBUQUERQUE, M. C.; MARTINS, G. K.; MOTA, D. R. (org.). Organização e representação da informação e do conhecimento: intersecções teórico-sociais. João Pessoa: UFPB, 2019. 208 p. ALMEIDA, M. A. Mediações da cultura e da informação: perspectivas sociais, políticas e epistemológicas. Tendências da pesquisa brasileira em ciência da informação, v. 1, n. 1, 2008. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/119328. Acesso em: 05 abr. 2023. ALMEIDA, Marco Antonio de. Mediação e mediadores nos fluxos tecnoculturais contemporâneos. Informação & informação, Londrina, PR, v. 19, n. 2, p. 191-214, maio/ago. 2014. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/46350 Acesso em: 05 abr. 2023. ALMEIDA, M. A; NOGUEIRA, J. F. Mediações sociotécnicas, políticas e ação cultural: explorando territórios. Perspectivas, São Paulo, v. 43, p. 131-157, jan./jun. 2013. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/perspectivas/article/view/6615 Acesso em: 05 abr. 2023. ARAUJO, N. C.; FACHIN, J. Evolução das fontes de informação. Biblos: revista do instituto de ciências humanas e da informação, Rio Grande, v. 29, ed. 1, p. 81-96, 2015. ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Biblioteconomia: fundamentos e desafios contemporâneos. Folha de rosto, v. 3, n. 1, p. 68-79, 17 ago. 2018. AUMONT, Jacques. A estética do filme. 2a. ed. São Paulo: Papirus, 2002. 304 p. AVELINO, Y. D.; FLÓRIO, M. História cultural: o cinema como representação da vida cotidiana e suas interpretações. Projeto história, São Paulo, v. 48, 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/20705. Acesso em: 15 dez. 2020. BARRETO, Aldo de Albuquerque. A questão da informação. Revista São Paulo em perspectiva, São Paulo, v. 8, n. 4, 1994. Disponível em: https://bibliotextos.files.wordpress.com/2012/03/a-questao-da-informac3a7c3a3o.pdf. Acesso em: 20 mar. 2021 BAZIN, André. O cinema: Ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991. 326 p. BRASIL. Lei nº 9.674, de 25 de Junho de 1998. Dispõe sobre o exercício da profissão de Bibliotecário e determina outras providências. Diário Oficial da União. 26 jun. 1998. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9674.htm. Acesso em: 13 maio 2021. BUCKLAND, Michael. Information as thing. Journal of the american society of information science, s.l., v.42, n.5, p. 351-360, 1991. A CAVERNA DOS SONHOS ESQUECIDOS. Direção: Werner Herzog. Produção: Erik Nelson. Fotografia de Joe Bini. Alemanha, França, Estados Unidos, Reino Unido: IFC Films, 2010. 1DVD. COELHO, F. Conceitos “cultura” e “representação”: contribuições para os estudos históricos. Fronteiras, [S. l.], v. 16, n. 28, p. 87–99, 2014. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4544. Acesso em: 3 set. 2022. CONSELHO FEDERAL DE BIBLIOTECONOMIA (Brasil). Resolução CFB nº 207/2018, de 11 de Setembro de 2018. Dispõe sobre o Código de Ética e Deontologia do Bibliotecário. Brasília: Diário Oficial da União, 9 nov. 2018. COSTA, Flávia Cesarino. Primeiro cinema. In: MASCARELLO, Fernando (coord.). História do cinema mundial. Campinas: Papirus, 2006. cap. 1, p. 17-52. CUNHA, Murilo Bastos da. Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2001. 168 p. CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008. xvi, 451 p. DAVSON, Felipe Pereira da Silva. O cinema como fonte histórica e como representação social: alguns apontamentos. História Unicap, Recife, v. 4, ed. 8, 2017. DOI https://doi.org/10.25247/hu.2017.v4n8.p263-273. Disponível em: http://www.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/961. Acesso em: 11 nov. 2020. DÓRIA, M. G.; SANTOS, F. B. A representação da imagem da biblioteca nas histórias em quadrinhos (hqs). Revista fontes documentais, [s. l.], v. 1, n. 2, p. 36-59, 2018. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/120077. Acesso em: 2 maio 2023. DUCKDUCKGO. [S. l.], 2008. Disponível em: duckduckgo.com. Acesso em: 16 fev. 2022. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3a. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999. 2128 p. ISBN 85-209-1010-6. FERRO, Marc. Cinema e história. Tradução Flávia Nascimento, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. 143 p. FONSECA, Edson Nery Da. Introdução à biblioteconomia. 2. ed. rev. Brasília: Briquet De Lemos, 2007. 148 p. FRANCE, Claudine de. Cinema e antropologia. Campinas: Unicamp, 1998. 438 p. FUJITA, M. S. L; ALVES, R. C. V.; ALMEIDA, C. C. Modelos de leitura documentária para indexação: abordagens teóricas interdisciplinares e aplicações em diferentes tipos de documentos. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020. GEERTZ, Clifford. A Interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S. A., 1989. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. GOMES, H. F. A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação. Informação & informação, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 46–59, 2014. DOI: 10.5433/1981-8920.2014v19n2p46. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19994. Acesso em: 5 maio. 2023. GOMES, H. F. A mediação da informação,comunicação e educação na construção do conhecimento. Datagramazero, v. 9, n. 1, 2008. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/6642. Acesso em: 05 maio 2023. GREIMAS, A. J.; COURTÉS, J. Dicionário de semiótica. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2008. 493 p. JACOBSEN, Priscila Saraiva. A imagem do profissional bibliotecário na literatura de ficção. Orientador: Martha Eddy Krummenauer Kling Bonotto. 2010. 130 f. Monografia (Bacharel em Biblioteconomia) - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Porto Alegre, 2010. KERLINGER, Fred N. Metodologia da pesquisa em ciências sociais: um tratamento conceitual. Tradução de Helena Mendes Rotundo. 11. ed. rev. São Paulo: Pedagógica e Universitária, 2009. ISBN 978-85-12-60340-7. KOBASHI, Nair Yumiko. Fundamentos semânticos e pragmáticos da construção de instrumentos de representação de informação. Datagramazero: revista de ciência da informação, v. 8, n. 6, p. [1-9], dez. 2007. LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1990. 476 p. ISBN 85-268-0180-5 20. LE GOFF, Jacques. Histoire et imaginaire. Paris : Poiesis, 1986. MARTINS, G. K.; CÔRTEZ, G. R. A representação da informação e do conhecimento e as representações sociais: intersecções e limites. In: ALBUQUERQUE, Maria Elizabeth Baltar Carneiro de; MARTINS, Gracy Kelli; MOTA, Denysson Axel Ribeiro (org.). Organização e representação da informação e do conhecimento: intersecções teórico-sociais. João Pessoa: UFPB, 2019. p. 159-182. ISBN 978-85-237-1416-1. MACAMBYRA, Marina. Manual de catalogação de filmes da biblioteca da ECA. São Paulo: Serviço de Biblioteca e Documentação ECA, 2009. 68 p. Disponível em: http://www.rebeca.eca.usp.br/Manuais/Manual_de_catalogacao_de_filmes.pdf. Acesso em: 23 maio 2021. METZ, Christian. A significação no cinema. São Paulo: Perspectiva, 1972. 298 p. MILANESI, Luís. O que é biblioteca. 10. ed. São Paulo: Brasiliense, 1998. 94 p. MILANESI, Luís. Olhando para trás. In: MILANESI, Luís. Biblioteca. [S. l.]: Ateliê Editorial, 2004. cap. 3. MILANESI, Luís. A informação, o cotidiano. In: MILANESI, Luís. Biblioteca. [S. l.]: Ateliê Editorial, 2004. cap. 4. MIRANDA, M. C.; RIBEIRO, M. P.. Os princípios otletianos na gestão da informação e do conhecimento. In: PEREIRA, Ana Maria; KROEFF, Márcia Silveira; CORREA, Elisa Cristina Delfini (org.). As Contribuições de Paul Otlet para a biblioteconomia. Florianópolis: ACB, 2018. cap. 2, p. 49-73. MORIN, Edgar. O cinema ou o homem imaginário. Lisboa: Moraes, 1970. 203 p. MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução de Eliane Lisboa. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015 MUELLER, S. M. A Ciência, O sistema de comunicação científica e a literatura científica. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite (org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000. cap. 1, p. 21-34. NAPOLITANO, Marcos. A história depois do papel. In: PÍNSKY, Carla Bassanezí (org.). Fontes históricas. 2a. ed. São Paulo: Contexto, 2008. p. 235-290. NASCIMENTO, M. G. Desvendando o véu da opacidade: a representação da mulher nos arquivos públicos brasileiros. Florianópolis, SC: Rocha Gráfica e Editora, 2021. (Selo Nyota) 412 p. NOVELLINO, M. S. F. Instrumentos e metodologias de representação da informação. Informação & informação, v. 1, n. 2, p. 37-45, 1996. DOI: 10.5433/1981-8920.1996v1n2p37 Acesso em: 26 set. 2022. NOVO, Hildenise Ferreira. Representação do conhecimento ou representação conceitual?: uma investigação epistemológica no âmbito da ciência da informação e da filosofia nas considerações de Deleuze e Guatarri. Ponto de Acesso, v. 7, n. 3, p. 114-129, 2013. DOI: 10.9771/1981-6766rpa.v7i3.9328 Acesso em: 04 set. 2022. ORTEGA, Cristina Dotta; LARA, Marilda Lopes Ginez de. A noção de documento: de Otlet aos dias de hoje. In: Congresso Isko-Espanha, 2009, Valencia. A noção de documento: de Otlet aos dias de hoje [...]. Valencia: Universidad Politécnica de Valencia, Servicio de Publicaciones, 2010. p. 120-139. PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & história cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. ROSENFELD, Anatol. Cinema: arte & indústria. 1a. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013. 264 p. ISBN 978-85-273-0315-6. RUBIN, Richard E. Foundations of library and information science. 2. ed. New York: Neal-Schuman, 2004. 579 p. Disponível em: https://archive.org/details/foundationsoflib00rubi/page/562/mode/2up. Acesso em: 12 jan. 2021. SÁ, Alzira Tude. A imagem fotográfica como representação e documento: um estudo a partir das fotografias de objetos da sala de visitas do escritor Jorge Amado. Inf. Soc.:Est., João Pessoa, v.28, n.1, p. 91-108, jan./abr. 2018. SCHWARCZ, Lilia Moritz. Apresentação à edição brasileira. In: BLOCH, Marc. Apologia da história: ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2002. v. 2, cap. 1, p. 7-15. SHERA, Jesse Hauk. The foundations of education for librarianship. New York: Becker and Hayes, 1972. 511 p. ISBN 13: 9780471785200. Disponível em: https://www.goodreads.com/book/show/2274259.The_Foundations_of_Education_for_Librarianship. Acesso em: 2 fev. 2021. SILVA, A. L.. A auto-imagem do profissional bibliotecário na sociedade contemporânea: um estudo de caso do município de Salvador (BA). Orientador: PROFª. DRª. Henriette Ferreira Gomes. 2009. 112 p. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Instituto de Ciência da Informação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/7926. Acesso em: 12 out. 2022. SNOEK-BROWN, Jennifer. Reel librarians: librarians + movies = reel love. [S. l.], [201-]. Disponível em: https://reel-librarians.com/. Acesso em: 12 ago. 2020. TACCA, Fernando. Imagem fotográfica: aparelho, representação e significação. Psicologia e sociedade, Campinas, SP, v. 17, n. 3 p. 9-171, set./dez, 2005. WALTER, M. T.. Identidades, valores e mudanças: o poder da identidade profissional. Os bibliotecários subsistem na era da informação?.Em questão, Porto Alegre, v. 10, ed. 2, p. 287-299, jul./dez. 2004. WALTER, M. T.; BAPTISTA, S. G.. A força dos estereótipos na construção da imagem profissional dos bibliotecários. Informação & sociedade: estudos, João Pessoa, v. 17, n. 3, p. 27-38, set./dez. 2007. YEO, Geoffrey. Records and representations. In: Conference on the philosophy of the archive, 2008, Edinburgh. Anais eletrônicos. Edinburgh: 2008. | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGCI) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pós-Defesa-Bibliotecário No cinema.pdf | 10,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.