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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuimarães, Fernanda Xavier-
dc.creatorQuaresma, Jamilli Cristina da Silva-
dc.creatorLins, Ivana Aparecida Borges-
dc.date.accessioned2024-08-08T12:44:30Z-
dc.date.available2024-08-08T12:44:30Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Fernanda Xavier; QUARESMA, Jamilli Cristina da Silva; LINS, Ivana Aparecida Borges. Representação descritiva de conteúdos digitais: reflexões sobre a catalogação das lives do Projeto Registros de Informação (SIBI/UFBA). Aracaju, v.4, 2021, Edição Especial: I EBBUP, p.38-50.pt_BR
dc.identifier.issn25959778pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39756-
dc.description.abstractThe descriptive representation of the digital content of the lives of the Projeto Registros de Information from the UFBA Library System (SIBI/UFBA) is the topic covered in this article, the result of concerns and discussions about how university libraries in the UFBA can make lives produced in the Covid-19 context accessible for later recovery, dissemination, preservation and memory. In this sense, we sought to reflect on the need for professional skills and abilities on descriptive representation of content produced in the digital environment. The research revealed that the Code of Anglo-American Cataloging (AACR2) has been adapted to meet this reality, although, Resource Description and Access (RDA) is the cataloging standard designed for the digital environment. The results demonstrated the relevance (of what?) when defining a specific standard for cataloging lives, aiming to promote access, dissemination, use and preservation of knowledge produced online through AACR2, as well as the need for professional qualification to use the new standard adopted for cataloging resources of this nature, such as the cataloging code GDR.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofFontes Documentaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepresentação da Informaçãopt_BR
dc.subjectDisseminação da Informaçãopt_BR
dc.subjectCatalogação descritivapt_BR
dc.subjectCatalogação temáticapt_BR
dc.subjectConteúdos digitaispt_BR
dc.subject.otherInformation Representationpt_BR
dc.subject.otherDissemination of Informationpt_BR
dc.subject.otherDescriptive catalogingpt_BR
dc.subject.otherThematic catalogingpt_BR
dc.subject.otherdigital contentpt_BR
dc.titleRepresentação descritiva de conteúdos digitais: reflexões sobre a catalogação das lives do Projeto Registros de Informação (SIBI/UFBA)pt_BR
dc.title.alternativeDescriptive representation of digital content: reflections on cataloging of the lives of the Information Records Project (SIBI/UFBA)pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.citation.issueEdição Especialpt_BR
dc.citation.spage38pt_BR
dc.citation.epage50pt_BR
dc.description.resumoA representação descritiva dos conteúdos digitais das lives do Projeto Registros de Informação do Sistema de Bibliotecas da UFBA (SIBI/UFBA) é a temática abordada neste artigo, resultado de inquietações e discussões sobre como as bibliotecas universitárias da UFBA podem tornar acessíveis as lives produzidas no contexto Covid-19 para posterior recuperação, disseminação, preservação e memória. Nesse sentido, buscou-se refletir sobre a necessidade de competências e habilidades profissionais sobre representação descritiva dos conteúdos produzidos no ambiente digital. A pesquisa revelou que o Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2) tem sido adaptado para atender a essa realidade, embora, o Resource Description and Access (RDA) seja a norma de catalogação projetada para o ambiente digital. Os resultados demonstraram a relevância (do quê?) ao se definir um padrão específico para a catalogação de lives, objetivando promover o acesso, a disseminação, o uso e a preservação do conhecimento produzido on-line por meio do AACR2, bem como a necessidade de qualificação profissional para a utilização do novo padrão adotado para catalogação de recursos dessa natureza, a exemplo do código de catalogação RDA.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (SIBI)

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