https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38646
metadata.dc.type: | Livro |
Title: | Inteligência artificial e educação : refletindo sobre os desafios contemporâneos |
metadata.dc.creator: | Alves, Lynn |
metadata.dc.description.resumo: | A coletânea não tem intenção de apontar verdades absolutas, mas de provocar em especial educadores a interagir com os aparatos tecnológicos, em especial as IAs destacadas, construindo olhares críticos que vão além de perspectivas tecnofóbicas. Na primeira parte são apresentadas linhas cronológicas para entender o avanço da IA e o marco diferencial com a emergência da Inteligência Artificial Generativa (como ChatGPT 3.5, ChatGPT 4.0, Dall-E e Midjourney), além de serem apontados os riscos e as possibilidades ao interagir com tais aparatos tecnológicos, especialmente no cenário educacional. Já a segunda parte da obra, “Mediação da Inteligência Artificial nas práticas pedagógicas e investigativas”, traz reflexões e práticas de professores e pesquisadores brasileiros e portugueses com a interação dessa tecnologia nos espaços de aprendizagem. |
Keywords: | Inteligência artificial Educação - Efeito das inovações tecnológicas Ensino, aprendizagem e tecnologias Inteligência artificial - Aplicações educacionais |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38646 |
Issue Date: | 2023 |
Appears in Collections: | Ciências Humanas (EDUFBA) |
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Inteligência artificial e educação-repositorio.pdf | 8,36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.