https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38646
metadata.dc.type: | Livro |
Título : | Inteligência artificial e educação : refletindo sobre os desafios contemporâneos |
metadata.dc.creator: | Alves, Lynn |
metadata.dc.description.resumo: | A coletânea não tem intenção de apontar verdades absolutas, mas de provocar em especial educadores a interagir com os aparatos tecnológicos, em especial as IAs destacadas, construindo olhares críticos que vão além de perspectivas tecnofóbicas. Na primeira parte são apresentadas linhas cronológicas para entender o avanço da IA e o marco diferencial com a emergência da Inteligência Artificial Generativa (como ChatGPT 3.5, ChatGPT 4.0, Dall-E e Midjourney), além de serem apontados os riscos e as possibilidades ao interagir com tais aparatos tecnológicos, especialmente no cenário educacional. Já a segunda parte da obra, “Mediação da Inteligência Artificial nas práticas pedagógicas e investigativas”, traz reflexões e práticas de professores e pesquisadores brasileiros e portugueses com a interação dessa tecnologia nos espaços de aprendizagem. |
Palabras clave : | Inteligência artificial Educação - Efeito das inovações tecnológicas Ensino, aprendizagem e tecnologias Inteligência artificial - Aplicações educacionais |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
URI : | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38646 |
Fecha de publicación : | 2023 |
Aparece en las colecciones: | Ciências Humanas (EDUFBA) |
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Inteligência artificial e educação-repositorio.pdf | 8,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.