https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39015
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | A magia dos contos de fadas na educação infantil: desafios e possibilidades |
metadata.dc.creator: | Silva, Soraia Ribeiro dos Santos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Moraes, Giselly Lima de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Soares, Leila da Franca |
metadata.dc.contributor.referee2: | Araujo, Liane Castro de |
metadata.dc.description.resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso se propôs a investigar as estratégias adotadas por docentes em atuação durante os momentos de apresentação e apreciação dos contos de fadas, mais especificamente entre as crianças em período de Educação Infantil, bem como analisar as contribuições do referido gênero para o público alvo desse segmento. Para tanto, foi desenvolvida, inicialmente, uma revisão de literatura, a fim de analisar as demandas e possibilidades de adaptação e formas de mediação dos contos de fadas, seguida de uma pesquisa de inspiração etnográfica, de acordo com o conceito adotado por Gil (2022), realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil localizado na cidade de Salvador (BA), por meio de uma proposta centrada na análise do acervo literário de contos de fadas da instituição, a partir de Colomer (2017), e na realização de entrevistas semiestruturadas com as suas docentes. Mediante os estudos realizados, concluiu-se que os contos de fadas ainda fazem parte do imaginário dos meninos e das meninas – apesar das recentes discussões voltadas à necessidade de ampliação do repertório literário infantil para além das histórias tradicionais –, que têm os seus enredos e personagens típicos conhecidos através de diferentes formatos, versões e adaptações. Além disso, foram discutidas as potencialidades dessas narrativas marcadas pela presença do maravilhoso, que, através do apelo à imaginação, favorecem a construção de subjetivações e resoluções de conflitos internos das crianças em suas diferentes fases de desenvolvimento, além do seu rico repertório cultural fundamental à inserção dos pequenos na cultura letrada. |
Palabras clave : | Contos de Fadas Literatura Infanto-Juvenil Educação Infantil |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
URI : | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39015 |
Fecha de publicación : | 7-dic-2023 |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SORAIA SILVA. TCC - GRADUAÇÃO.pdf | 799,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.