Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39015
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A magia dos contos de fadas na educação infantil: desafios e possibilidades
Autor(es): Silva, Soraia Ribeiro dos Santos
Primeiro Orientador: Moraes, Giselly Lima de
metadata.dc.contributor.referee1: Soares, Leila da Franca
metadata.dc.contributor.referee2: Araujo, Liane Castro de
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso se propôs a investigar as estratégias adotadas por docentes em atuação durante os momentos de apresentação e apreciação dos contos de fadas, mais especificamente entre as crianças em período de Educação Infantil, bem como analisar as contribuições do referido gênero para o público alvo desse segmento. Para tanto, foi desenvolvida, inicialmente, uma revisão de literatura, a fim de analisar as demandas e possibilidades de adaptação e formas de mediação dos contos de fadas, seguida de uma pesquisa de inspiração etnográfica, de acordo com o conceito adotado por Gil (2022), realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil localizado na cidade de Salvador (BA), por meio de uma proposta centrada na análise do acervo literário de contos de fadas da instituição, a partir de Colomer (2017), e na realização de entrevistas semiestruturadas com as suas docentes. Mediante os estudos realizados, concluiu-se que os contos de fadas ainda fazem parte do imaginário dos meninos e das meninas – apesar das recentes discussões voltadas à necessidade de ampliação do repertório literário infantil para além das histórias tradicionais –, que têm os seus enredos e personagens típicos conhecidos através de diferentes formatos, versões e adaptações. Além disso, foram discutidas as potencialidades dessas narrativas marcadas pela presença do maravilhoso, que, através do apelo à imaginação, favorecem a construção de subjetivações e resoluções de conflitos internos das crianças em suas diferentes fases de desenvolvimento, além do seu rico repertório cultural fundamental à inserção dos pequenos na cultura letrada.
Palavras-chave: Contos de Fadas
Literatura Infanto-Juvenil
Educação Infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39015
Data do documento: 7-Dez-2023
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SORAIA SILVA. TCC - GRADUAÇÃO.pdf799,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.