Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39314
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Documentação pedagógica em contexto: a construção colaborativa de portfólio como dispositivo para a formação de professores da Escola Municipal de Educação Infantil Kimimo Boa Vista – Seabra/BA
metadata.dc.creator: Oliveira, Janara Luiza Paiva Botelho
metadata.dc.contributor.advisor1: Zen, Giovana Cristina
metadata.dc.contributor.referee1: Zen, Giovana Cristina
metadata.dc.contributor.referee2: Augusto, Silvana de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Sá, Maria Roseli Gomes Brito de
metadata.dc.description.resumo: Compreender os dilemas pelos quais passam os coordenadores pedagógicos em sua efetiva função de formar professores, no sentido de construírem juntos um espaço de estudo, partilha, reflexão e produção de materiais, com recorte na relação entre Alfabetização e Educação Infantil, moveu a elaboração deste plano individual de trabalho, requisito para a conclusão do curso de Mestrado Profissional em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas, da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Este plano se articula teórico e metodologicamente à pesquisa “Estou por um triz de dar passos atrás”: os dilemas da coordenadora pedagógica da Escola Kimimo Boa Vista – Seabra/BA – frente à concepção de Alfabetização na Educação Infantil. Essa proposta de intervenção prevê a organização de um produto técnico-tecnológico a se consolidar em plataforma digital – site – que aportará o portfólio da documentação pedagógica, cujo objetivo é a materialização de dispositivos de formação que possa ser importante para espaços formativos de professores, coordenadores pedagógicos e outros educadores afins na perspectiva do fazer profissional que envolve a teoria e prática da Alfabetização na perspectiva construtivista psicogenética por meio das experiências vividas por um grupo de professoras de crianças de quatro a cinco anos e onze meses de idade.
Abstract: Understanding the dilemmas that pedagogical coordinators face in their effective role of training teachers, in order to build together a space for study, sharing, reflection and production of materials, focusing on the relationship between Literacy and Early Childhood Education, led to the development of this individual work plan, a requirement for completing the Professional Master's Degree in Curriculum, Literature and Pedagogical Innovations, from the Faculty of Education of the Universidade Federal da Bahia. This plan is theoretically and methodologically linked to the research “Estou por um triz de dar passos atrás” (I'm about to take steps backwards): the dilemmas of the pedagogical coordinator of Kimimo Boa Vista School – Seabra/BA – regarding the concept of Literacy in Early Childhood Education. This intervention proposal envisages the organization of a technical-technological product to be consolidated on a digital platform – website – which will make available the portfolio of pedagogical documentation, whose objective is the materialization of training devices that may be important for training spaces for teachers, pedagogical coordinators and other related educators from the perspective of professional practice that involves the theory and practice of Literacy in a constructivist psychogenetic perspective through the experiences lived by a group of teachers of children aged four to five years and eleven months.
Keywords: Alfabetização
Educação Infantil
Formação continuada
Documentação Pedagógica
Portfólio como dispositivo de formação
Educação - Documentação
Portfólio em educação
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Coleções por área do conhecimento
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39314
Issue Date: 26-Feb-2024
Appears in Collections:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PTT - PRODUÇÃO TÉCNICA-TECNOLÓGICA - Janara Oliveira (revisado).pdf511,28 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.