Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39332
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A música é de viola a representação caipira na obra de Chico Lobo, Wilson Dias e Pereira da Viola
metadata.dc.creator: Souza, René dos Santos Nobre de
metadata.dc.contributor.advisor1: Câmara, Antônio da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Cardel, Lídia Maria Pires Soares
metadata.dc.contributor.referee2: Arantes, Rafael de Aguiar
metadata.dc.contributor.referee3: Câmara, Antônio da Silva
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação de mestrado analisa a representação da música caipira na obra de violeiros contemporâneos, investigando como as suas canções exprimem os elementos culturais que fazem parte de tradição rural, especificamente do interior de Minas Gerais. Para alcançar este objetivo, traça uma breve história da música caipira, desde suas origens ibéricas até sua constituição como gênero musical por meio da indústria fonográfica; discorre sobre a constituição do campo de pesquisa da Sociologia da música e sua relação com a tradição, na qual o nosso trabalho encontra-se situado; e, por fim, analisa o gênero da música caipira, buscando entender, por meio dos discos Louvação, de Chico Lobo, Lume, de Wilson Dias, e Terra boa, de Pereira da Viola, os elementos temáticos que caracterizam esta música.
Abstract: This master's thesis deals with an analysis of the representation of "caipira" music in the works of contemporary "violeiros" (Brazilian folk guitarists), aiming to investigate how their songs express the cultural elements that are part of the rural tradition, specifically within the interior of Minas Gerais. To achieve this objective, we discuss, in the first chapter, a brief history of "caipira" music from its Iberian origins to its establishment as a musical genre through the phonographic industry. In the second chapter, we explore the establishment of the research field of Sociology of Music and Tradition, where our work is situated. In the third chapter, we engage in a discussion of the "caipira" genre, seeking to understand, through the albums "Louvação" by Chico Lobo, "Lume" by Wilson Dias, and "Terra boa" by Pereira da Viola, the thematic elements that characterize them as "caipira" music. Finally, the sociological analysis of these songs was conducted using the method of musical decomposition.
Keywords: Sociologia da música
Música de viola
Cultura campesina
Música caipira
Violeiros contemporâneos
metadata.dc.subject.cnpq: Sociologia da música
Sociologia da Arte
Sociologia da Cultura
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) 
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39332
Issue Date: 21-Feb-2024
Appears in Collections:Dissertação (PPGCS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO DO MESTRADO.pdfA música é de viola: A representação caipira na obra de Chico Lobo, Wilson Dias e Pereira da Viola1,73 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.