https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39332
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | A música é de viola a representação caipira na obra de Chico Lobo, Wilson Dias e Pereira da Viola |
metadata.dc.creator: | Souza, René dos Santos Nobre de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Câmara, Antônio da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cardel, Lídia Maria Pires Soares |
metadata.dc.contributor.referee2: | Arantes, Rafael de Aguiar |
metadata.dc.contributor.referee3: | Câmara, Antônio da Silva |
metadata.dc.description.resumo: | Esta dissertação de mestrado analisa a representação da música caipira na obra de violeiros contemporâneos, investigando como as suas canções exprimem os elementos culturais que fazem parte de tradição rural, especificamente do interior de Minas Gerais. Para alcançar este objetivo, traça uma breve história da música caipira, desde suas origens ibéricas até sua constituição como gênero musical por meio da indústria fonográfica; discorre sobre a constituição do campo de pesquisa da Sociologia da música e sua relação com a tradição, na qual o nosso trabalho encontra-se situado; e, por fim, analisa o gênero da música caipira, buscando entender, por meio dos discos Louvação, de Chico Lobo, Lume, de Wilson Dias, e Terra boa, de Pereira da Viola, os elementos temáticos que caracterizam esta música. |
Resumen : | This master's thesis deals with an analysis of the representation of "caipira" music in the works of contemporary "violeiros" (Brazilian folk guitarists), aiming to investigate how their songs express the cultural elements that are part of the rural tradition, specifically within the interior of Minas Gerais. To achieve this objective, we discuss, in the first chapter, a brief history of "caipira" music from its Iberian origins to its establishment as a musical genre through the phonographic industry. In the second chapter, we explore the establishment of the research field of Sociology of Music and Tradition, where our work is situated. In the third chapter, we engage in a discussion of the "caipira" genre, seeking to understand, through the albums "Louvação" by Chico Lobo, "Lume" by Wilson Dias, and "Terra boa" by Pereira da Viola, the thematic elements that characterize them as "caipira" music. Finally, the sociological analysis of these songs was conducted using the method of musical decomposition. |
Palabras clave : | Sociologia da música Música de viola Cultura campesina Música caipira Violeiros contemporâneos |
metadata.dc.subject.cnpq: | Sociologia da música Sociologia da Arte Sociologia da Cultura |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39332 |
Fecha de publicación : | 21-feb-2024 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PPGCS) |
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO DO MESTRADO.pdf | A música é de viola: A representação caipira na obra de Chico Lobo, Wilson Dias e Pereira da Viola | 1,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.