Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39332
metadata.dc.type: Dissertação
Título : A música é de viola a representação caipira na obra de Chico Lobo, Wilson Dias e Pereira da Viola
metadata.dc.creator: Souza, René dos Santos Nobre de
metadata.dc.contributor.advisor1: Câmara, Antônio da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Cardel, Lídia Maria Pires Soares
metadata.dc.contributor.referee2: Arantes, Rafael de Aguiar
metadata.dc.contributor.referee3: Câmara, Antônio da Silva
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação de mestrado analisa a representação da música caipira na obra de violeiros contemporâneos, investigando como as suas canções exprimem os elementos culturais que fazem parte de tradição rural, especificamente do interior de Minas Gerais. Para alcançar este objetivo, traça uma breve história da música caipira, desde suas origens ibéricas até sua constituição como gênero musical por meio da indústria fonográfica; discorre sobre a constituição do campo de pesquisa da Sociologia da música e sua relação com a tradição, na qual o nosso trabalho encontra-se situado; e, por fim, analisa o gênero da música caipira, buscando entender, por meio dos discos Louvação, de Chico Lobo, Lume, de Wilson Dias, e Terra boa, de Pereira da Viola, os elementos temáticos que caracterizam esta música.
Resumen : This master's thesis deals with an analysis of the representation of "caipira" music in the works of contemporary "violeiros" (Brazilian folk guitarists), aiming to investigate how their songs express the cultural elements that are part of the rural tradition, specifically within the interior of Minas Gerais. To achieve this objective, we discuss, in the first chapter, a brief history of "caipira" music from its Iberian origins to its establishment as a musical genre through the phonographic industry. In the second chapter, we explore the establishment of the research field of Sociology of Music and Tradition, where our work is situated. In the third chapter, we engage in a discussion of the "caipira" genre, seeking to understand, through the albums "Louvação" by Chico Lobo, "Lume" by Wilson Dias, and "Terra boa" by Pereira da Viola, the thematic elements that characterize them as "caipira" music. Finally, the sociological analysis of these songs was conducted using the method of musical decomposition.
Palabras clave : Sociologia da música
Música de viola
Cultura campesina
Música caipira
Violeiros contemporâneos
metadata.dc.subject.cnpq: Sociologia da música
Sociologia da Arte
Sociologia da Cultura
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) 
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39332
Fecha de publicación : 21-feb-2024
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGCS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO DO MESTRADO.pdfA música é de viola: A representação caipira na obra de Chico Lobo, Wilson Dias e Pereira da Viola1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.