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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39418
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Quem cabe na educação? Um debate na encruzilhada entre dissidências de gênero e trajetórias escolares
metadata.dc.creator: Lima, Gabriel Lopes
metadata.dc.contributor.advisor1: Guimarães, Anderson Fontes Passos
metadata.dc.contributor.referee1: Sotero, Edilza Correia
metadata.dc.contributor.referee2: Jesus, Marta Licia Teles Brito de
metadata.dc.description.resumo: Esse trabalho compreende uma revisão bibliográfica de abordagem qualitativa, que busca aprofundar a compreensão das experiências de pessoas trans (transexuais, transgêneros e travestis) na educação formal. A escolha pela abordagem qualitativa considera a sala de aula como um espaço de possibilidades e transformação, destacando a importância de uma educação crítica. Objetivando, não apenas, confirmar a existência da transfobia no percurso educacional das pessoas trans, mas sim aprofundar a compreensão dos processos psico-sociais em suas trajetórias escolares, bem como, debater aspectos sócio-culturais do acesso e permanência de pessoas trans na educação formal e problematizar estratégias de permanência para pessoas Trans na educação formal. Para alcançar esses objetivos, foram realizados levantamentos bibliográficos em bases de dados do SciELO, abrangendo o período de 2015 a 2020, entendendo esse período como momento histórico de ascensão de uma agenda anti-gênero no Brasil. Esses artigos foram separados em três categorias de análise: "Escola como produtora de Gênero", "Pedagogias Emancipatórias de Gênero e Sexualidade" e "Estratégias para Permanência de Dissidentes". Adoto ainda a escrita femista em primeira pessoa, pois reconheço a importância da subjetividade na construção do conhecimento. Essa escolha também reflete minha identidade como pesquisador, um corpo dissidente, preto, não-binárie e periférico, é a reafirmação da transgressão queer à norma, ao me colocar como sujeito ativo, que reivindica voz e perspectiva em um contexto em que as vozes dissidentes muitas vezes são silenciadas. Meu estudo revelou por sua vez a importância de repensar os currículos e as estratégias pedagógicas para que a diversidade não seja apenas nomeada, classificada, mas sim problematizada.
Keywords: Gênero Currículo.
Educação
Corpo
Currículo
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências humanas
Educação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Faculdade de Educação da UFBA
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39418
Issue Date: 4-Dec-2023
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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