Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39684
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso de Mestrado Profissional (PRODAN)
Título : RESPIRAÇÃO NA AULA DE CANTO A TÉCNICA DE “APPOGGIO” E A PROPRIOCEPÇÃO COMO BASE DE ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA
metadata.dc.creator: Trindade, Jackson Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Flávia Albano de
metadata.dc.contributor.advisor2: Francesconi, Luiza Helena Kraemer
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Flávia Albano de
metadata.dc.contributor.referee2: Brandão, José Maurício Valle
metadata.dc.contributor.referee3: Francesconi, Luiza Helena Kraemer
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta as experiências vividas no percurso do Mestrado Profissional em Música na Universidade Federal da Bahia. No memorial que compõe este trabalho discorre-se sobre a formação musical do autor, seu contexto de atuação profissional no âmbito do ensino de canto e a motivação para a pesquisa a partir das demandas verificadas no contato com os alunos. O memorial também descreve brevemente a experiência de cursar as disciplinas do mestrado, com destaque para reflexões incorporadas à vida profissional do músico educador. O trabalho inclui, ainda, um artigo acadêmico sobre estratégias de trabalho respiratório com cantores com base na técnica de “appoggio” e na propriocepção, e descrição do produto, uma proposta de workshop sobre o gerenciamento respiratório de cantores para o público-alvo de professores de canto.
Resumen : This work presents the experiences lived in the course of the Professional Master in Music at the Federal University of Bahia. In the memorial that composes this work is discussed about the musical formation of the author, his context of professional performance in the context of teaching singing and motivation for research from the demands verified in contact with students. The memorial also briefly describes the experience of attending the disciplines of the master, highlighting reflections incorporated into the professional life of the musician educator. The work also includes an academic article on strategies of respiratory work with singers based on the technique of "appoggio" and the proprioception, and description of the product, the proposed workshop on the respiratory management of singers for the publictarget of singing teachers.
Palabras clave : ensino de canto
respiração para o canto
propriocepção
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Música
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39684
Fecha de publicación : 26-sep-2023
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGPROM)



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.