Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39684
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso de Mestrado Profissional (PRODAN) |
Título: | RESPIRAÇÃO NA AULA DE CANTO A TÉCNICA DE “APPOGGIO” E A PROPRIOCEPÇÃO COMO BASE DE ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA |
Autor(es): | Trindade, Jackson Santos |
Primeiro Orientador: | Lima, Flávia Albano de |
Segundo Orientador: | Francesconi, Luiza Helena Kraemer |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lima, Flávia Albano de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Brandão, José Maurício Valle |
metadata.dc.contributor.referee3: | Francesconi, Luiza Helena Kraemer |
Resumo: | Este trabalho apresenta as experiências vividas no percurso do Mestrado Profissional em Música na Universidade Federal da Bahia. No memorial que compõe este trabalho discorre-se sobre a formação musical do autor, seu contexto de atuação profissional no âmbito do ensino de canto e a motivação para a pesquisa a partir das demandas verificadas no contato com os alunos. O memorial também descreve brevemente a experiência de cursar as disciplinas do mestrado, com destaque para reflexões incorporadas à vida profissional do músico educador. O trabalho inclui, ainda, um artigo acadêmico sobre estratégias de trabalho respiratório com cantores com base na técnica de “appoggio” e na propriocepção, e descrição do produto, uma proposta de workshop sobre o gerenciamento respiratório de cantores para o público-alvo de professores de canto. |
Abstract: | This work presents the experiences lived in the course of the Professional Master in Music at the Federal University of Bahia. In the memorial that composes this work is discussed about the musical formation of the author, his context of professional performance in the context of teaching singing and motivation for research from the demands verified in contact with students. The memorial also briefly describes the experience of attending the disciplines of the master, highlighting reflections incorporated into the professional life of the musician educator. The work also includes an academic article on strategies of respiratory work with singers based on the technique of "appoggio" and the proprioception, and description of the product, the proposed workshop on the respiratory management of singers for the publictarget of singing teachers. |
Palavras-chave: | ensino de canto respiração para o canto propriocepção |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Música |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39684 |
Data do documento: | 26-Set-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGPROM) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RESPIRAÇÃO NA AULA DE CANTO A TÉCNICA DE APPOGGIO E A PROPRIOCEPÇÃO COMO BASE DE ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA - Jackson Trindade.pdf | 877,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.