https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34283
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Santos, Darci Neves dos | - |
dc.contributor.author | Cabral, Camile Batista | - |
dc.creator | Cabral, Camile Batista | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-27T21:42:42Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-27 | - |
dc.date.submitted | 2019-11-27 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34283 | - |
dc.description.abstract | A política da pessoa com deficiência não se traduziu na implementação de uma linha de cuidado na Atenção Básica nem em propostas operacionais estruturadas, tornando a atenção infantil ainda insuficiente e sem clareza neste nível de atenção. A ocorrência do surto de microcefalia e demais alterações decorrentes do Zika Vírus, aumentou o número de crianças com deficiência, colocando em evidência problemas estruturais na oferta do cuidado em saúde, dando visibilidade para esta questão. Este estudo tem por objetivo analisar os recursos e os limites da atenção básica na promoção do desenvolvimento infantil e da saúde mental dos familiares, para caracterizar a natureza do cuidado, considerando a densidade tecnológica requerida e suas relações com o nível especializado de atenção. Foi realizado uma revisão sistemática do tipo integrativa visando identificar as evidências disponíveis para orientar a prática com crianças e suas famílias no contexto da AB. Foram examinados artigos com dados primários que descreveram ações implementadas no contexto da atenção primária entre 2014 e 2018. Este estudo categorizou: 4 programas de treinamento, uso de 12 tipos diferentes de instrumentos de rastreio e identificou 11 ações, sendo cinco de apoio / estimulação do desenvolvimento, cinco de apoio / suporte familiar e uma de base comunitária. De maneira geral, estas iniciativas proporcionaram o aumento nos níveis de desenvolvimento e participação social, a oferta de orientações e de informações de saúde / recursos comunitários, definição de projeto terapêutico articulado com outros níveis de atenção e acolhida familiar. Esta revisão forneceu evidências da lacuna existente na assistência para o acompanhamento do desenvolvimento infantil no contexto da APS, principalmente da criança com deficiência. A natureza destes estudos também traz uma importante reflexão, visto que grande parte das intervenções disponíveis está voltada para triagem e detecção de transtornos do desenvolvimento, deixando de lado o espaço onde a vida acontece: a família e a comunidade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Infantil | pt_BR |
dc.subject | Criança com Deficiência | pt_BR |
dc.subject | Intervenção Precoce | pt_BR |
dc.subject | Atenção Primária à Saúde | pt_BR |
dc.subject | Cuidadores | pt_BR |
dc.subject | Intervenções de Treinamento dos Pais | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento infantil no Contexto da Atenção Básica: modelo de intervenção para crianças com deficiência e cuidadores. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.embargo.liftdate | 10000-01-01 | - |
dc.contributor.referees | Nicolau, Stella Maris | - |
dc.contributor.referees | Esperidião, Monique Azevedo | - |
dc.contributor.referees | Pereira, Silvia de Oliveira | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Saúde Coletiva | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva | pt_BR |
dc.publisher.initials | ISC-UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Saúde Coletiva | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (ISC) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação-Camile-Batista-Cabral-2019.pdf Until 9999-12-31 | 1,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
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