https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36987
Tipo: | Dissertação |
Título: | Repositório Institucional: um portal de acesso às produções intelectuais da comunidade científica do Instituto Federal do Espírito Santo |
Autor(es): | Carvalho, Luciana Aline Marcena |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Pinto, Sabrine Lino |
metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pinto, Sabrine Lino |
metadata.dc.contributor.referee3: | Almeida, Verônica Domingues |
Resumo: | Este estudo teve por objetivo a construção de um projeto de intervenção, que versa a possibilidade de contribuição da Biblioteca Nilo Peçanha do Ifes-Campus Vitória na divulgação do Repositório Institucional do Instituto Federal do Espírito Santo (RI/Ifes) como uma possível ferramenta de pesquisa aos alunos, docentes, servidores e comunidade acadêmica do Instituto Federal do Espirito Santo (Ifes). A investigação foi realizada no setor de referências da biblioteca, por ser o local onde ocorrem os atendimentos relativos ao RI/Ifes, o que possibilitou a apreensão do fenômeno. A motivação surgiu a partir do meu trabalho como bibliotecária do campus, com o intuito de colaborar com nossa comunidade acadêmica quanto à formação de pesquisadores autônomos, conscientes e críticos em relação às fontes de informação. A investigação foi permeada pela abordagem qualitativa, com fundamentos na pesquisa-participante e foram utilizadas como instrumento para a coleta dos dados uma roda de conversa e a aplicação de um questionário, os quais foram interpretados a partir da análise de conteúdo de Bardin (2009), com base em quatro categorias, quais sejam, percepção, utilização, treinamento e divulgação. Os resultados dos dados coletados apontaram que, embora haja divulgação e uso do Ri/Ifes, tais procedimentos são modestos, indicando que há campos para melhora, visando torná-lo uma ferramenta mais potente para o campo de pesquisa e também conduzir e fortalecer a cultura organizacional do uso da ferramenta na instituição, potencializando a sua difusão. A pesquisa deu subsídios para a elaboração de uma proposta de intervenção de divulgação e instrução de uso e submissão do Repositório Institucional do Ifes que contempla a elaboração de uma oficina, um folder e um vídeo instrucional de autoarquivamento. Acredita-se que a produção desse material cumpre a demanda de cultura organizacional de uso da ferramenta, pois ficará disponível para ser utilizado como recurso pedagógico aos professores de metodologia de pesquisa e aos bibliotecários quando forem ministrar oficinas sobre esta temática, além de servir como manual de orientações nas dúvidas surgidas no autoarquivamento pelos alunos concludentes do Ifes. Ademais, vislumbra-se o potencial dessa ferramenta como contribuição ao trabalho dos bibliotecários no sentido de otimizar o processo de validação do autoarquivamento realizado pelos alunos, visando minimizar os erros no preenchimento dos metadados, e assim, resultando em buscas mais precisas pelos usuários. |
Abstract: | This study aimed to build an intervention project, which dealt with the possibility of contribution of the Nilo Peçanha library of Ifes - Campus Vitória in the advertising of the Instituto Federal do Espírito Santo’s Institutional Repository (IR/Ifes) as a potential research tool for the students, teachers, staff and academic community of the Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). The research was carried out in the library’s reference sector, as it is the place where consultations regarding the IR/Ifes, which enabled the understanding of the phenomenon. The motivation arose from my work as campus librarian, with the purpose of collaborating with our academic community as to the development of autonomous, conscientious and critical researchers with regard to sources of information. The research was permeated by the qualitative approach, with grounds in participant research, a round table and a questionnaire were used as data collection tools, which were analyzed using Bardin’s content analysis (2009), based on four categories, namely, perception, usage, training and advertising. The results of the data collected pointed out that, although there is advertisement and use of IR/Ifes, such procedures are modest, indicating that there is room for improvement, aiming to turn it into a more powerful tool for the research field and also to conduct and strengthen the organizational culture of the use of the tool in the institution, enhancing its diffusion. The research provided subsidies for the development of an intervention proposal for the advertising and instruction of use and subjection of Ifes’ Institutional Repository, which includes the development of a workshop, a brochure and an instructional video on self-archiving. It is believed that the production of this material meets the demand of organizational culture of use of the tool, as it will be available for use as a pedagogical resource for research methodology teachers and librarians when they run workshops on this topic, as well as serving as a guidance manual in the doubts raised in the selfarchiving by Ifes’ graduating students. Moreover, it can be glimpsed the potential of this tool as a contribution to the work of librarians in order to optimize the process of validation of self-archiving performed by students, aiming to minimize errors in filling out the metadata, thus resulting in more accurate searches by users. |
Palavras-chave: | Repositório Institucional Biblioteca Pesquisadores Fontes de informação Educação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) |
Citação: | CARVALHO, Luciana Aline Marcena. Repositório Institucional: um portal de acesso às produções intelectuais da comunidade científica do Instituto Federal do Espírito Santo. 2023. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Currículo, linguagens e inovações pedagógicas, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023. |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36987 |
Data do documento: | 11-Abr-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luciana Aline Marcena Carvalho - Dissertação.pdf | Dissertação Luciana Aline Marcena Carvalho | 61,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Produto Interventivo Ultima versão 03-05 - LUCIANA ALINE (3).pdf | 7,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
ATA_DEFESA_LUCIANA_ASSINADA.pdf | Ata da Defesa da Dissertação Luciana Aline M Carvalho | 238,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons