dc.relation.references | ARAÚJO-DOS-SANTOS, T. et al. Job insecurity among nurses, nursing technicians and
nursing aides in public hospitals. Revista da Escola de Enfermagem da U S P, v. 52, p.
e03411, 2018.
BAHIA. Programa primeiro emprego. Secretaria de Educação do Estado da Bahia.
Disponível em: <http://estudantes.educacao.ba.gov.br/primeiroemprego>. Acesso em: 25
mar. 2020. BARDIN, L. Análise de conteúdo. 5. ed. São Paulo: Edições 70, 2016.
BASTOS, J. C. Efetivação de Escolhas Profissionais de Jovens Oriundos do Ensino
Público: Um Olhar sobre suas Trajetórias. Revista Brasileira de Orientação Profissional,
v. 6, n. 2, p. 31–43, 2005.
BONFIM, A. A. A trajetória profissional dos egressos do curso técnico em
agropecuária da EAF de São Cristovão – SE. [s.l.] Universidade Federal Rural do Rio
de Janeiro, 2008.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9.394, de 02 de
dezembro de 1996.Brasil, 1996.
BRASIL. Decreto n. 5154 de 23 de julho de 2004 - Regulamenta outras leis
(9394)Brasil, 2014. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-
2006/2004/decreto/d5154.htm>. Acesso em: 24 jan. 2021
BRASIL. Decreto no 9.579, de 22 de novembro de 2018. Consolida atos normativos
editados pelo Poder Executivo federal que dispõem sobre a temática do lactente, da
criança e do adolescente e do aprendiz, e sobre o Conselho Nacional dos Direitos da
Criança e do Adolescente. Brasil, 2018. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2018/Decreto/D9579.htm#art126>
CARVALHO, A. K. A.; MACEDO, M. A.; SILVA, T. S. Experiências de Inserção no
Mercado de Trabalho: Estudo com Egressos do Curso de Administração. Rev. Cienc.
Gerenc, v. 21, n. 33, p. 56–62, 2017.
CARVALHO, M. DE; SANTOS, N. R. DOS; CAMPOS, G. W. DE S. A construção do
SUS e o planejamento da força de trabalho em saúde no Brasil: breve trajetória histórica.
Saúde em Debate, v. 37, n. 98, p. 372–387, 2013.
CATHO. Indicação: vantagens e complicações. Disponível em:
<https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/carreira/dicas-
emprego/comportamento/indicacao-vantagens-e-complicacoes/>.
COFEN. Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil. Disponível em:
<http://www.cofen.gov.br/perfilenfermagem/#apresentacao>. Acesso em: 8 fev. 2017.
COLENCI, R.; BERTI, H. W. Formação profissional e inserção no mercado de trabalho:
percepções de egressos de graduação em enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem
da USP, v. 46, n. 1, p. 158–166, 2012.
CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM. 6
o Conaten debate índice de desemprego
dos profissionais de nível médio Conselho Federal de Enfermagem - Brasil. Disponível
em: <http://www.cofen.gov.br/6o-congresso-nacional-dos-tecnicos-e-auxiliares-de-
enfermagem-acontece-em-sao-paulo_64575.html>. Acesso em: 26 mar. 2020.
DA SILVA, M. C. N.; MACHADO, M. H. Health and work system: Challenges for the
nursing in Brazil. Ciencia e Saude Coletiva, v. 25, n. 1, p. 7–13, 2020.
DIAS, M. S. DE L. Planejamento de carreira: uma orientação para estudantes
universitários. 1. ed. São Paulo: Vetor, 2009. EBERHARDT, L. D.; CARVALHO, M. DE; MUROFUSE, N. T. Vínculos de trabalho no
setor saúde: o cenário da precarização na macrorregião Oeste do Paraná. Saúde em
Debate, v. 39, n. 104, p. 18–29, 2015.
FARIA, D. A.; ASSIS, S. M. O PROEJA integrado à educação profissional: desafios,
possibilidades e práticas docentes. HOLOS, v. 2, p. 123, 2014.
FIGUEIREDO, J. B. Trajetória educacional de alunos de cursos técnicos em saúde: o
caso da Escola Técnica Estadual de Saúde Herbert José de Souza (ETESHJS) da
FAETEC. [s.l.] Fundação Oswaldo Cruz, 2013.
FRANCISCO, D. S. Gestão do trabalho e valorização profissional: a questão da
sobrequalificação para o trabalhador técnico do SUS. [s.l.] FUNDAÇÃO OSWALDO
CRUZ, 2015.
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Pesquisa inédita traça perfil da enfermagem no
Brasil.
GARAY, A. B. S. Reestruturação Produtiva e Desafios de Qualificação: Algumas
Considerações Críticas. p. 1–15, 2014.
GOULART JÚNIOR, E. et al. Considerações sobre a terceira idade e o mercado de
trabalho: questionamentos e possibilidades. Revista Brasileira de Ciências do
Envelhecimento Humano, v. 6, n. 3, p. 429–437, 2009.
GUIMARÃES, M. T. C. Juventude, educação e campo simbólico. Rev Bras de Estudos
de População, v. 19, n. 2, p. 1–4, 2002.
JESUS, B. H. DE et al. Inserção no mercado de trabalho: trajetória de egressos de um
curso de graduação em enfermagem. Escola Anna Nery, v. 17, n. 2, p. 336–345, 2013.
MACHADO, M. H. et al. Mercado de trabalho da enfermagem: aspectos gerais. Enferm.
Foco, v. 7, n. esp., p. 35–62, 2016.
MATTOSINHO, M. M. S. et al. Mundo do trabalho: Alguns aspectos vivenciados pelos
profissionais recém-formados em enfermagem. ACTA Paulista de Enfermagem, v. 23, n.
4, p. 466–471, 2010.
MELO, C. M. M. DE et al. Nurse workforce in state services with direct management:
Revealing precarization. Escola Anna Nery - Revista de Enfermagem, v. 20, n. 3, 2016.
MELO, S. L. DE; BORGES, L. DE O. A transição da universidade ao mercado de trabalho
na ótica do jovem. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 27, n. 3, p. 376–395, 2007.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Planejando a Próxima Década: Alinhando os Planos
de Educação. Brasília: [s.n.].
MOURA, D. H. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e
Adultos –PROEJA: Entre potencialidades e entraves diante de projetos societários em
disputa. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 1, n. 1, p. 1–22, 2017.
PAIVA, J. M. M. Et Al. Escolas Técnicas do SUS: perfil dos egressos do curso técnico em enfermagem. In: Discursos, Saberes e Práticas da Enfermagem. [s.l.] Atena Editora,
2019. p. 139–151.
ROCHA, S. A inserção dos jovens no mercado de trabalho. Caderno CRH, v. 21, n. 54, p.
533–550, 2008.
SANTIAGO, L. M. M. et al. Formação técnica em enfermagem integrada ao ensino médio.
Enfermagem em Foco, v. 8, n. 3, p. 80–86, 2017.
SIMÕES, C. A. Juventude e educação técnica: a experiência na formação de jovens
trabalhadores da Escola Estadual Prof. Horacio Macedo/CEFET-RJ. [s.l.]
Universidade Federal Fluminense, 2007.
SOBROSA, G. M. R. et al. Influências percebidas na escolha profissional de jovens
provenientes de classes socioeconômicas desfavorecidas. Psicologia em Revista, v. 21, n.
2, p. 314–333, 2015.
TEIXEIRA, E. J. Juventude pobre, participação e redes de sociabilidade na
construção do projeto de vida. [s.l.] Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2005.
VANZELLA, E. A terceira idade e o mercado de trabalho. Revista Brasileira de Ciências
da Saúde, v. 14, n. 4, p. 97–100, 2011.
VIAMONTE, P. F. V. S. Ensino profissionalizante e ensino médio : novas análises a partir
da LDB 9394 / 96. Educação em Perspectiva, v. 2, n. 1, p. 28–57, 18 jan. 2011.
VIEIRA, M. et al. Trajetórias educacionais e ocupacionais de trabalhadores do Sistema
Único de Saúde, e suas expectativas profissionais. Saúde em Debate, v. 41, n. spe2, p. 92–
103, 2017.
XAVIER, T. R. T. M.; FERNANDES, N. L. R. Educação Profissional Técnica integrada
ao ensino médio: considerações históricas e princípios orientadores. Revista de Estudos e
Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), v. 5, n. 11, 2019. ALMEIDA, M. S. A transição da escola para o mundo do trabalho constituída em objecto
de estudo: Uma abordagem teórico-metodológica. Cad. Cedes, v. 34, n. 94, p. 385–400,
2014.
ALVES, N. Inserção profissional e formas identitárias: o caso dos licenciados da
Universidade de Lisboa. Lisboa: Educa, 2009. BAHIA. Programa primeiro emprego. Secretaria de Educação do Estado da Bahia.
Disponível em: <http://estudantes.educacao.ba.gov.br/primeiroemprego>. Acesso em: 25
mar. 2020.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 5. ed. São Paulo: Edições 70, 2016.
BASTOS, J. C. Efetivação de Escolhas Profissionais de Jovens Oriundos do Ensino
Público: Um Olhar sobre suas Trajetórias. Revista Brasileira de Orientação Profissional,
v. 6, n. 2, p. 31–43, 2005.
BONFIM, A. A. A trajetória profissional dos egressos do curso técnico em
agropecuária da EAF de São Cristovão – SE. [s.l.] Universidade Federal Rural do Rio
de Janeiro, 2008.
BRASIL. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. 4. ed. Brasília: Ministério da
Educação, 2021.
CARVALHO, A. K. A.; MACEDO, M. A.; SILVA, T. S. Experiências de Inserção no
Mercado de Trabalho: Estudo com Egressos do Curso de Administração. Rev. Cienc.
Gerenc, v. 21, n. 33, p. 56–62, 2017.
CATHO. Indicação: vantagens e complicações. Disponível em:
<https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/carreira/dicas-
emprego/comportamento/indicacao-vantagens-e-complicacoes/>.
COFEN. Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil. Disponível em:
<http://www.cofen.gov.br/perfilenfermagem/#apresentacao>. Acesso em: 8 fev. 2017.
COLENCI, R.; BERTI, H. W. Formação profissional e inserção no mercado de trabalho:
percepções de egressos de graduação em enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem
da USP, v. 46, n. 1, p. 158–166, 2012.
DRANCOURT, N. C.; BERGER, R. L. Que sais-je?: l’ insertiondesjeunesen France.
Paris: PUF, 1995.
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Pesquisa inédita traça perfil da enfermagem no
Brasil.
JESUS, B. H. DE et al. Inserção no mercado de trabalho: trajetória de egressos de um
curso de graduação em enfermagem. Escola Anna Nery, v. 17, n. 2, p. 336–345, 2013.
MASSA, K. H. C.; DUARTE, Y. A. O.; FILHO, A. D. P. C. Analysis of the prevalence of
cardiovascular diseases and associated factors among the elderly, 2000-2010. Ciencia e
Saude Coletiva, v. 24, n. 1, p. 105–114, jan. 2019.
MATTOSINHO, M. M. S. et al. Mundo do trabalho: Alguns aspectos vivenciados pelos
profissionais recém-formados em enfermagem. ACTA Paulista de Enfermagem, v. 23, n.
4, p. 466–471, 2010.
MELO, S. L. DE; BORGES, L. DE O. A transição da universidade ao mercado de trabalho
na ótica do jovem. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 27, n. 3, p. 376–395, 2007. MURARI, J.; HELAL, D. O estágio e a formação de competências profissionais em
estudantes de administração. Gestão & Planejamento - G&P, v. 10, n. 2, 2010.
PAIVA, M. S. et al. Perfil profissional de egressas da Área de Gerenciamento do Programa
de Pós-Graduação em Enfermagem da UFBA. Revista da Escola de Enfermagem da
USP, v. 45, n. spe, p. 1558–1565, 2011.
RAMOS, M.; PARENTE, C.; SANTOS, M. Graduates in Portugal: A typification of
professional transition profiles. Educacao e Pesquisa, v. 40, n. 2, p. 383–400, 2014.
TEIXEIRA, D. J.; OLIVEIRA, C. C. G.; FARIA, M. A. DE. Perfil dos egressos do
Programa de Mestrado Profissional em Administração da PUC Minas/FDC no período de
2000 a 2005. E & G. Economia e Gestão, v. 8, n. 16, p. 100–118, 2008.
TEIXEIRA, E. J. Juventude pobre, participação e redes de sociabilidade na
construção do projeto de vida. [s.l.] Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2005.
XAVIER, T. R. T. M.; FERNANDES, N. L. R. Educação Profissional Técnica integrada
ao ensino médio: considerações históricas e princípios orientadores. Revista de Estudos e
Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), v. 5, n. 11, 2019. | pt_BR |