Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38740
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da eficácia do programa de intervenção Pay Attention! no treinamento da atenção em crianças diagnosticadas com TDAH
Título(s) alternativo(s): Effectiveness of the Pay Attention! Intervention Program in Attention Training with Children Diagnosed with ADHD
Autor(es): Campos, Thainá Sousa
Primeiro Orientador: Freitas, Patrícia Martins de
Segundo Orientador: Siquara, Gustavo Marcelino
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Miranda, Mônica Carolina
metadata.dc.contributor.referee1: Miranda, Mônica Carolina de
metadata.dc.contributor.referee2: Siquara, Gustavo Marcelino
metadata.dc.contributor.referee3: Freitas, Patrícia Martins de
Resumo: O referido estudo é resultado do projeto do Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde vinculado à linha de pesquisa de Desenvolvimento Humano e Práticas Educativas na Saúde do Instituto Multidisciplinar de Saúde da Universidade Federal da Bahia.Os estudos neuropsicológicos apresentam contribuições importantes para as atuações nos setores da clínicas e da atenção especializada em saúde mental. O TDAH manifesta alterações em circuitos neuronais ao córtex pré-frontal e, consequentemente, às Funções Executivas (FE’s) – habilidades cognitivas responsáveis pelo planejamento e execução de tarefas. Os prejuízos evidenciados nas FE’s envolvem principalmente a atenção sustentada, memória operacional, planejamento, organização e comportamento social. No Brasil, o número de pesquisas voltadas para intervenções de programas atencionais em crianças com TDAH é reduzido. O propósito deste estudo foi avaliar a eficácia clínica do Programa Pay Attention! na redução dos déficits atencionais de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade no município de Vitória da Conquista- BA. O delineamento do estudo foi quase experimental com comparação de grupos entre pré e pós teste. Foi realizada a comparação entre dois grupos: crianças diagnosticadas com TDAH e submetidas ao programa de intervenção atencional Pay Attention! e crianças diagnosticadas com TDAH que não receberam intervenção. Participaram da pesquisa 20 crianças com idades de 6 a 10 anos (M=8,37), 11 crianças no grupo experimental (GE) e 09 crianças no grupo controle (GC). Após a realização do Teste de Normalidade (Shapiro-Wilk Test), se utilizou os testes não paramétricos de Mann Whitney e Wilcoxon e realizou-se a verificação do tamanho de efeito r, mensurado através do d de Cohen. Na análise de dados, foram identificados outliers no GE e, para fins de análise, as respectivas crianças foram retiradas do banco. Os resultados sugeriram alterações significativas nas medidas de atenção auditiva para o grupo submetido à intervenção, melhora nos sintomas clínicos e no desempenho de leitura. Considerando os resultados apresentados, o estudo demonstra que o programa de intervenção atencional Pay Attention! tem efeitos clínicamente significativos para crianças com TDAH. Além dos resultados sobre o efeito do programa investigado a dissertação é composta de dois Produtos Técnicos Tecnológicos – PTT’s com objetivo de divulgar formas de estimulação da atenção para crianças com TDAH. Os PTT’s desenvolvidos são um Manual Técnico de Estimulação Cognitiva para profissionais e responsáveis por crianças com TDAH, constituído de 40 páginas e divulgado de forma eletrônica e o outro foi um cuurso de capacitação para estudantes de graduação, pós graduação e profissionais das áreas da educação e saúde sobre estimulação cognitiva em crianças com TDAH.
Abstract: This study is the result of a project for the Professional Master's Degree in Health Psychology. It is linked to the Human Development and Educational Practices in Health research line at the Multidisciplinary Health Institute of the Federal University of Bahia. Neuropsychological studies contribute significantly to clinical work and specialized mental health care. ADHD manifests itself through alterations in the neural circuitry of the prefrontal cortex. From the neuropsychological point of view, ADHD is evidenced by alternating neuronal circuits associated with the symptoms described above. Impairment is observed in the prefrontal cortex and, consequently, in the Executive Functions (EFs) - cognitive skills responsible for planning and performing tasks. Impairments in the EFs primarily involve sustained attention, working memory, planning, organization, and social behavior. In Brazil, the number of studies focused on attentional program interventions for children with ADHD is low, which contributes to the increased use of medication without consistent neurofunctional gains. The lack of studies on cognitive stimulation in children with ADHD contributes to increased medication use without consistent neurofunctional gains. The purpose of this study was to evaluate the clinical effectiveness of the Pay Attention! Program in reducing attention deficits in children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder in the city of Vitória da Conquista - BA. The study design was quasi-experimental with the comparison of groups between pre and post-test. A comparison was made between two groups: children diagnosed with ADHD and submitted to the attentional intervention program Pay Attention! and children diagnosed with ADHD who did not receive the intervention. Twenty children aged 6 to 10 years (M=8.37) participated in the study, 11 children in the experimental group (EG) and 09 children in the control group (CG). After the Normality Test (Shapiro-Wilk Test), the non-parametrics Wilcoxon test and Mann Whitney test was used and the effect size r, was measured by Cohen's d. In the data analysis, outliers were identified in the EG and, for analysis purposes, the respective children were removed from the database. The results suggested significant changes in auditory attention measures for the group submitted to the intervention, improvement in clinical symptoms, and reading performance. Considering the results presented, the study demonstrates that the attention intervention program Pay Attention! has clinically significant effects on children with ADHD. In addition to the results regarding the effect of the program investigated, the dissertation consists of two Technical and Technological Products – TTP’s intending to disseminate ways of stimulating attention for children with ADHD. The TTPs developed are a 40-page Technical Manual on Cognitive Stimulation for professionals and those responsible for children with ADHD, published electronically, and the other was a training course for undergraduate and postgraduate students and professionals in the fields of education and health on cognitive stimulation for children with ADHD.
Palavras-chave: TDAH
Neuropsicologia
Estimulação Cognitiva
Processos Atencionais
Atenção
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA - IMS/CAT
metadata.dc.publisher.department: Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS)
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Psicologia da Saúde (PPGPS)
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38740
Data do documento: 13-Set-2023
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPSI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Thainá_Sousa_Campos.pdfPrograma de Pós Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPS - Avaliação da Eficácia do Programa de Intervenção Pay Attention! no Treinamento da Atenção em Crianças Diagnosticadas com Tdah9,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons