Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38865
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarreto Neto, João Felix-
dc.date.accessioned2024-01-12T15:41:43Z-
dc.date.available2024-01-12T15:41:43Z-
dc.date.issued2023-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38865-
dc.description.abstractAlthough the proper maintenance of a building is fundamental for its durability and valorization and, therefore, of great interest to the parties involved (builders and users), this practice still encounters cultural barriers to be overcome. The great challenge for builders lies in the efficient communication of the guidelines for use, operation and maintenance to users, allowing the control and traceability of actions. On the other hand, users tend to neglect the care related to the building due to lack of awareness about the importance and benefits and the lack of complete and accessible information. This paper presents and analyses a proposal of a virtual owner's manual, developed on a platform fully accessible in smartphones, both for both builders and users (liquidators/ and owners). For this, a prototype was developed from bibliographic review and semi-structured interviews with intervening agents of the process (builder and syndic/user). The relevance, performance and practicality of the platform were proven from the perception of potential users, using NPS methodology (Net Promoter Score). Supported by a CMS (Content Management System), with information indexed on a server with database, this tool permits a management of the information post-delivery between construction company, liquidators and owners, which solves daily problems, and contributes to the construction companies have better interaction with their customers in this post-delivery stage of the enterprise, producing a database of great relevance data for the identification of opportunities for improvement in the quality of future projects.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectConstrução civilpt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectManual do usuáriopt_BR
dc.subjectUso, operação e manutençãopt_BR
dc.subjectEdificaçõespt_BR
dc.subject.otherCivil Constructionpt_BR
dc.subject.otherInnovationpt_BR
dc.subject.otherUser Manualpt_BR
dc.subject.otherUsage, operation and maintenancept_BR
dc.subject.otherBuildingspt_BR
dc.titlePlataforma de gestão e manual virtual inteligente para o usuário de edificaçõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.contributor.advisor1Alberte, Elaine Pinto Varela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1756943854112422pt_BR
dc.contributor.referee1Alberte, Elaine Pinto Varela-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1756943854112422pt_BR
dc.contributor.referee2Fontes, Raony Maia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9115757149952281pt_BR
dc.contributor.referee3Melo, Roseneia Rodrigues Santos de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7462676004614434pt_BR
dc.description.resumoApesar da manutenção adequada de uma edificação ser fundamental para sua durabilidade e valorização e, portanto, de grande interesse para as partes envolvidas (construtores e usuários), esta prática ainda encontra barreiras a serem superadas. O grande desafio para os construtores está na comunicação eficiente das orientações de uso, operação e manutenção aos usuários. Já os usuários tendem a negligenciar os cuidados relacionados à edificação por falta de conscientização e informações. O presente trabalho apresenta e analisa uma proposta de manual do proprietário virtual, desenvolvida em plataforma acessível em smartphones, para construtores e usuários (síndicos/proprietários). Para tal, um protótipo foi desenvolvido a partir de revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com agentes intervenientes do processo. A relevância, desempenho e praticidade da plataforma foram comprovadas a partir da percepção de potenciais usuários, utilizando-se metodologia NPS (Net Promoter Score). Amparado por um CMS (Content Management System), com informações indexadas em um servidor com banco de dados, esta ferramenta permite uma gestão da informação pós entrega entre construtora, síndicos e proprietários, que soluciona problemas cotidianos, e contribui para que construtoras tenham melhor interação com seus clientes nesta etapa do empreendimento, produzindo dados para a identificação de oportunidades de melhoria na qualidade de projetos futuros.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.type.degreeBachareladopt_BR
dc.publisher.courseENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS - NOTURNOpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Engenharia de Controle e Automação de Processos (Escola Politécnica)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Joao_Felix_Rev_FINAL.pdf2,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.