Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Jesus, Artur Carvalho Aranha | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-17T12:29:17Z | - |
dc.date.available | 2024-01-17T12:29:17Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-19 | - |
dc.identifier.citation | JESUS, Artur Carvalho Aranha de. Memórias em movimento: a memória, ficcionalidade e a Educação de Jovens e Adultos no ensino do teatro. Orientadora: Profa. Dra. Celida Salume Menconça. Trabalho de Conclusão de Curso - Licenciatura em Teatro, Universidade Federal da Bahia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38876 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Improvisação | pt_BR |
dc.subject | Drama | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Ficcionalidade | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.title | Memórias em movimento: a memória, ficcionalidade e a Educação de Jovens e Adultos no Ensino do Teatro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mendonça, Celida Salume | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2100812081751886 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mendonça, Celida Salume | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2100812081751886 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2781619787919218 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Barreto, Cristiane Santos | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3979465154325416 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3381844711051691 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência teórico-prática decorrida da oficina intitulada “Memória em movimento: a oralidade para contar, recontar e inventar narrativas”. A experiência foi desenvolvida com um grupo de estudantes da Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal Santa Bárbara em Salvador, Bahia. A proposição foi realizar um processo de criação cênica partindo dos aspectos da memória e ficcionalidade recorrendo a metodologias como: a Improvisação Teatral e o Drama Como Método de Ensino. Portanto, foram utilizadas referências como Viola Spolin (2015), Beatriz Vieira Cabral (2006) e outros. Além de expor sobre a referida oficina, são apresentados aspectos da Educação de Jovens e
Adultos. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Teatro | pt_BR |
dc.relation.references | BARRETO, Cristiane. S. A função estética-política-pedagógica da apreciação de espetáculos teatrais no ensino de jovens. In: II Encontro Internacional de Cultura, Linguagens e Tecnologias do Recôncavo: Desafios Interdisciplinares: trilhas da resiliência. Santo Amaro da Purificação. Caderno de artigos de trabalhos apresentados, 2021.
BRASIL. Ministério Da Educação. Resolução CNE/CP N º 2, de 20 de Dezembro De 2019. Disponível em:
https://apoiocoordenadoriascursosgraduacao.paginas.ufsc.br/files/2020/01/Resolu%C3%A7%C3%A3o-CNE_CP-2_20dez2019.pdf. Acesso em 20 de set. 2023.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL.
CABRAL, Beatriz Ângela Vieira. Drama Como Método de Ensino. São Paulo: Hucitec, 2006.
CALDAS, Alberto Lins. Oralidade, texto e história. 2ª ed. São Paulo. Loyola: 1999.
CANDA, Cilene Nascimento. Ensino de Teatro: Fundamentos e Didática. Salvador: UFBA, Escola de Teatro; Superintendência de Educação a Distância, 2020.
CANDA, Cilene Nascimento; CARVALHO, Meire Pires de Carvalho. Para além das fronteiras: ensinar e aprender teatro na educação de jovens e adultos. Interfaces da Educação, Paranaíba, V. 12, N. 35, p. 138 a 161, 2021.
DESCARTES, Renér. O Discurso do Método. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo. Paz e Terra: 2011.
MENDONÇA, Célida Salume. Sobre Importâncias: Saboreando Materialidades No Processo De Criação Cênica. IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, Sergipe, p. 1-10, 2010.
FELICIANO, Creuza Bonono; FERREIRA, Denilza Oliveira Costa; DELGADO, Omar Carrasco. O Perfil E Os Desafios Enfrentados Pelos Alunos Da Educação De Jovens E Adultos – EJA. [S.I: s.n], p. 01-16.
FERREIRA, Tássio. Oficina de Práticas Pedagógicas I: Relações Étnicos-Raciais. Salvador: UFBA, Escola de Teatro, 2021, E-Book.
SANTOS, Elise Tuma Vieira Dos. Teatro Documentário: a pedagogia da não ficção. V Reunião Científica de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, p. 1-6, s.n, São Paulo, s.d.
SOLER, Marcelo. Teatro Documentário – A Pedagogia da Não Ficção. Dissertação em Artes Cênicas) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2008.
SOMMERS, John. Narrativa, Drama e Estímulo Composto. Tradução: Beatriz Cabral. Santa Catarina: Urdimento, set. de 2011.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. 6ª ed. São Paulo. Perspectiva: 2015.
____________. Jogos Teatrais: o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2001.
VENÂNCIO, Beatriz Pinto. Pequenos espetáculos da memória. 1ª ed. São Paulo. Aderaldo & Rothschild: 2008.
VENTURA, Jaqueline. A EJA E Os Desafios Da Formação Docente nas Licenciaturas. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 21, n. 37, p. 71-82, jan./jun. 2012 | pt_BR |
dc.type.degree | Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.course | LICENCIATURA EM TEATRO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Escola de Teatro
|