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Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38909
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Yngrid Lizandra Medeiros de-
dc.date.accessioned2024-01-23T14:19:48Z-
dc.date.available2024-01-23T14:19:48Z-
dc.date.issued2023-12-13-
dc.identifier.citationCARVALHO, Yngrid Lizandra Medeiros de Carvalho. Ateliês de insurgência para o ensino de ciências: ideias para uma reconciliação com a natureza a partir de Daniel Munduruku. 2023. 137f. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências). Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38909-
dc.description.abstractI understand human-nature relations today as being imbued with utilitarianism and anthropocentric that foster ways of being in the world that are disconnected from natural dynamics. Science Teaching, from this perspective, has combined with the distancing of humans from nature, as they are trapped in monolithic and hegemonic narratives and discourses of modern sciences based on scientism and reductionism of natural processes, phenomena and beings. However, there are cultures and people that have not allowed this distancing, since their ontologies closest to a relational logic understand and perceive themselves as belonging to nature, making any epistemic construction and practice dissociated from this impossible. Therefore, I reflect on whether it would be possible to learn and dialogue in Science Teaching with these ontologies about understandings about nature that are more intertwined with the human. To this end, my research objective is to create insurgency workshops, spaces for horizontal dialogues between Sciences and Traditional Knowledge, based on the knowledge of Daniel Munduruku, as plural training spaces for Science Teaching. To answer this objective, I adopt qualitative research with a narrative approach as a methodological path based on the paradigmatic, epistemic and political matrices of decolonial studies.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectrelação humano-naturezapt_BR
dc.subjectecologia de saberespt_BR
dc.subject.otherScience teachingpt_BR
dc.subject.otherhuman-nature relationshippt_BR
dc.subject.otherecology of knowledgept_BR
dc.titleAteliês de insurgência para o ensino de ciências: ideias para uma reconciliação com a natureza a partir de Daniel Mundurukupt_BR
dc.title.alternativeInsurgency workshops for science teaching: ideas for reconciliation with nature from Daniel Mundurukupt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Fabio Pessoa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8433209181393882pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Rosiléia Oliveira de-
dc.contributor.referee2Severo, Thiago Emmanuel Araújo-
dc.contributor.referee3Vieira, Fabio Pessoa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8675846086115160pt_BR
dc.description.resumoEntendo as relações humano-natureza na atualidade embebidas por utilitarismo e antropocentrismo que fomentam formas de ser e estar no mundo desligadas da dinâmica natural. O Ensino de Ciências, nessa perspectiva, tem somado com o afastamento do humano da natureza, uma vez que se aprisiona em narrativas e discursos monolíticos e hegemônicos das ciências modernas pautadas no cientificismo e reducionismo dos processos, fenômenos e seres naturais. Contudo, há culturas e povos que não se deixaram permitir esse afastamento, uma vez que suas ontologias, mais próximas de uma lógica relacional, compreendem e se percebem como pertencidos à natureza, impossibilitando qualquer construção epistêmica e prática dissociada dessa. Por isso, reflito se não seria possível aprender e dialogar no Ensino de Ciências junto a essas ontologias acerca de compreensões sobre natureza mais imbricada com o humano. Para isso, traço como objetivo de pesquisa criar ateliês de insurgência, espaços de diálogos horizontais entre Ciências e Saberes Tradicionais, a partir dos conhecimentos de Daniel Munduruku, como espaços formativos plurais para o Ensino de Ciências. Para responder esse objetivo, assumo como caminho metodológico a pesquisa do tipo qualitativa de abordagem narrativa, fundamentada a partir das matrizes paradigmáticas, epistêmicas e políticas dos estudos decoloniais.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
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dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
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