Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38925
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Marcela Alves-
dc.date.accessioned2024-01-26T12:48:09Z-
dc.date.available2024-01-26T12:48:09Z-
dc.date.issued2023-09-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38925-
dc.description.abstractVehicular Ad hoc Networks (VANETs) constitute a specific type of mobile ad hoc network in which nodes are vehicles capable of sending and receiving messages directly between each other using wireless communication links, enabling the creation of several distributed applications without the dependence on a specific infrastructure for vehicle communication. In urban and highway environments, VANETs have been seen as an opportunity in the development of Intelligent Transportation Systems (ITS), aiming not only to improve traffic flow, security, and well-being but also to reduce pollutant emissions. However, many distributed applications for ITS require groups of vehicles to coordinate their actions consistently, reliably, and with temporal constraints. Nevertheless, in VANETs formed in urban and highway environments, vehicles travel along pathways exhibiting a mobility pattern and highly dynamic communication structure. Therefore, network topology changes, communication link disconnections, and message losses are frequent in a VANET. Hence, meeting the requirements for vehicle coordination in distributed ITS applications based on VANETs represents a challenge. In this context, this work proposes the Vehicular Causal Block Protocol (VCBP) to support the vehicle coordination requirements in distributed ITS applications based on VANETs. The proposed group communication protocol offers the facility of message multicast with guarantees of reliable delivery, temporal constraints, and causal and total ordering of messages. VCBP has been implemented and evaluated in a vehicular network simulation environment, and its performance has been compared with other protocols available in the literature. The results show that VCBP can provide enhanced message delivery guarantees with a message delivery rate similar to or better than other evaluated approaches.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectRedes Veiculares Ad Hocpt_BR
dc.subjectSistemas Distribuídospt_BR
dc.subjectComunicação em Grupopt_BR
dc.subjectTempo Realpt_BR
dc.subjectDifusão Confiávelpt_BR
dc.subject.otherVehicular Ad Hoc Networkspt_BR
dc.subject.otherDistributed Systemspt_BR
dc.subject.otherGroup Communicationpt_BR
dc.subject.otherReal-timept_BR
dc.subject.otherReliable Multicastpt_BR
dc.titleProtocolo de comunicação em grupo confiável e de tempo real para aplicações de coordenação veicular sobre redes veiculares Ad Hocpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mecatrônica da UFBA (PPGM) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqMecatrônica, Ciência da Computação, Eletrônicapt_BR
dc.contributor.advisor1Sá, Alírio Santos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8529510757160217pt_BR
dc.contributor.referee1Sá, Alírio Santos de-
dc.contributor.referee2Macedo, Raimundo José de Araújo-
dc.contributor.referee3Cordeiro, Weverton Luis-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/2087488233839902pt_BR
dc.description.resumo(VANETs, Vehicular Ad hoc Networks) constituem um tipo específico de redes móveis cujos nós são veículos capazes de enviar e receber mensagens diretamente entre si usando enlaces de comunicação sem fio. Essas redes oportunizam a criação de diversas aplicações distribuídas sem a dependência de uma infraestrutura específica para a comunicação entre os veículos. Em ambientes urbanos e rodovias, as VANETs têm sido vistas como uma oportunidade na construção de Sistemas de Transporte Inteligentes (ITS, Intelligent Transportation Systems), voltados não apenas para a melhoria da fluidez, segurança e bem-estar no trânsito, mas também na redução da emissão de poluentes. Todavia, muitas aplicações distribuídas para ITS requerem que grupos de veículos coordenem suas ações de forma consistente, confiável e com restrições temporais. Contudo, em VANETs constituídas em ambientes urbanos e rodovias, os veículos trafegam por vias que demarcam um padrão de mobilidade e que apresentam uma estrutura de comunicação altamente dinâmica. Portanto, as VANETs são propensas a mudanças constantes em sua topologia, desconexões frequentes na comunicação entre veículos e perdas de mensagens nos meios de comunicações. Por isso, atender aos requisitos de coordenação veicular em aplicações distribuídas de ITS baseado em VANETs é um desafio. Nesse contexto, este trabalho propõe o Protocolo para Comunicação Veicular Confiável Baseado em Blocos Causais (VCBP, Vehicular Causal Block Protocol) para dar suporte aos requisitos de coordenação veicular em aplicações distribuídas de ITS baseados em VANETs. O protocolo de comunicação em grupo proposto oferece facilidade na difusão de mensagens com garantias de entrega confiável, com restrições temporais e ordenação causal e total das mensagens. O VCBP foi implementado e avaliado em um ambiente de simulação de redes veiculares e o seu desempenho foi comparado com outros protocolos disponíveis na literatura. Os resultados mostram que o VCBP oferece mais garantias na entrega das mensagens, com uma taxa de entrega de mensagens semelhante ou superior às demais abordagens avaliadas.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Computação - ICpt_BR
dc.relation.referencesALVES, R. S. et al. Redes Veiculares: princípios, aplicações e desafios. Minicursos do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores, SBRC, p. 17–24, 2009; COULOURIS, G. et al. Sistemas Distribuídos-: Conceitos e Projeto. Porto Alegre, Brasil: Bookman Editora, 2013;CRISTIAN, F. Understanding fault-tolerant distributed systems. Communications of the ACM, ACM, New York, NY, USA, v. 34, n. 2, p. 56–78, February 1991. ISSN 0001- 0782. Disponível em: ⟨http://doi.acm.org/10.1145/102792.102801⟩. Acesso em: October, 4, 2021.; JIANG, D.; CHEN, Q.; DELGROSSI, L. Optimal data rate selection for vehicle safety communications. In: Proceedings of the Fifth ACM International Workshop on VehiculAr Inter-NETworking. New York, NY, USA: Association for Computing Machinery, 2008. (VANET ’08), p. 30–38. ISBN 9781605581910. Disponível em: ⟨https://doi.org/10.1145/ 1410043.1410050⟩; LAMPORT, L. Time, clocks, and the ordering of events in a distributed system. Communications of the ACM, ACM, v. 21, n. 7, p. 558–565, 1978; LIMA, G.; MACÊDO, R. A. A robust causal order protocol. 11th Symposium on Com- puter Architecture and High Performance Computing(SBAC-PAD’99), v. 11, 1999pt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marcela-alves-202311-dissertacao.pdfDissertação do Mestrado2,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.