Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Pereira, Ana Paula Clemente | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-30T18:20:31Z | - |
dc.date.available | 2024-01-30T18:20:31Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38952 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA | pt_BR |
dc.subject | Medicalização da educação | pt_BR |
dc.subject | Sofrimento psíquico | pt_BR |
dc.subject | Escrevivência | pt_BR |
dc.title | Re-conheço o que conheço: escrevivências desmedicalizantes de um percurso formativo atravessado por raça, gênero, classe e território | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Freitas, Márcia de Fátima Rabello Lovisi de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7995151225216788 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro, Maria Izabel Souza | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6788576965742826 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Viégas, Lygia de Sousa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5379680745127068 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0495110606694795 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo revisitar, com lentes desmedicalizantes, cenas do meu percurso formativo que envolvem produção de sofrimento e adoecimento psíquico, da educação básica à universidade. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, que, por meio de escrevivências, pretendeu analisar situações medicalizantes em uma trajetória de escolarização atravessada por raça, gênero, classe e território. Nas cenas selecionadas para essa pesquisa, buscamos abordar três espaços-tempos distintos: a educação básica, vivenciada tanto em escolas públicas quanto em escolas privadas, a formação em Pedagogia e a atuação em estágio docente realizado durante a graduação. Ao contar essas histórias, buscamos, como cuidados éticos, preservar a identidade das instituições e pessoas participantes envolvidas nas cenas, por entender que não se tratam de questões individuais, mas sim de histórias que se repetem por serem estruturantes do sistema social
e educacional que vivemos. Na análise das cenas da educação básica, tanto na perspectiva de estudante quanto de estagiária docente, nos deparamos com adoecimento e culpabilização das professoras, das pessoas estudantes mais vulnerabilizadas, assim como de suas famílias, vistas e tratadas como desestruturadas pelo racismo, pelas sobrecargas e precarizações das condições de vida e de trabalho (González, 1982; Cavalleiro, 1998; Carneiro, 2005; Almeida, 2019; Schwarcz, 2019; Penteado; Souza Neto, 2019). Na cena destacada da formação docente na universidade, nos concentramos em alguns dos processos de individualização e de produção de sofrimentos discentes e de fracasso acadêmico na universidade, fortalecidos por agressões racistas e xenofóbicas por parte um professor universitário, durante um semestre letivo em plena pandemia de COVID 19, assim como em estratégias coletivas de enfrentamento e produção de vida (Leão; Ianni; Goto, 2019a; Goldstein, Mosqueira; Demouliere, 2022). Desejamos, com esse trabalho, contribuir com as discussões sobre sofrimento e adoecimento psíquico, medicalização e desmedicalização da
educação, a fim de somar na construção de estratégias que rompam com a produção de morte em territórios que podem ser produtores de vida coletiva. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.type.degree | Bacharelado | pt_BR |
dc.publisher.course | PEDAGOGIA | pt_BR |
dc.cocreator | Márcia de Fátima Rabello Lovisi de Freitas | - |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
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