Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Fróes, Cláudia Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-15T18:17:57Z | - |
dc.date.available | 2024-02-15T18:17:57Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-05 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39014 | - |
dc.description.abstract | This final paper presents the results of a research that aimed to understand the importance of literary reading as a playful resource in contributing to the practices literacy and initial reading instruction, using meaningful histories books from Brazilian children's literature to encourage the acquisition process of reading and writing of
children, in the third (3rd) grade, initial years of elementary school I, of the Municipal Teaching Network of Salvador. This study is a qualitative nature with a methodology of participatory approach. In the beginning, this research discusses literacy and initial reading instruction, its concepts, conceptions and origin, using pedagogical interventions procedures as proposals for literary literacy aligned with social communicative practices. In this point of view, the theoretical foundation is based in the contributions of Emília Ferreira and Ana Teberosky (1999), Magda Soares (2009), Ângela Kleiman (1995) and Ana Kátia Santos (2010), Délia Lerner (2002), Fanny Abramovich (1997) Teberosky and Colomer (2003), among others who discuss constructivist conceptions in the literacy and initial reading instruction process, focusing on reading and writing. In this respect, playful-pedagogical methodologies were proposed through books of children’s literature, associated to the lesson plans, aligned with Subproject of Pedagogical Residency, guided to the advisor Giovana Zen.
The results achieved indicate that, at the end of the first cycle of literacy, the children expanded their learning processes related to mastery of reading and writing skills because the children’s literature, in its dimensions in the social practices, stimulates to increase the level of initial reading instruction, allowing children to enjoy pleasant moments and thus promote new knowledge and world interpretations. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização de crianças | pt_BR |
dc.subject | Programa de Residência Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | leitura | pt_BR |
dc.subject | escrita | pt_BR |
dc.subject.other | Children's Literacy | pt_BR |
dc.subject.other | Pedagogical Residence Program | pt_BR |
dc.subject.other | Children's Literature | pt_BR |
dc.subject.other | Reading | pt_BR |
dc.subject.other | Writing | pt_BR |
dc.title | Atravessamentos entre literatura infantil e práticas de leitura e escrita de crianças do 3º ano do ensino fundamental I | pt_BR |
dc.title.alternative | Relation between Children 's Literature and Reading and Writing Practices with Children in the 3rd grade of elementary school I | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Ana Katia Alves dos | - |
dc.contributor.referee1 | Latorre, Alessandra Luengo | - |
dc.contributor.referee2 | Zen, Giovana Cristina | - |
dc.description.resumo | A presente monografia apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender a importância da Leitura Literária como recurso lúdico na contribuição do processo das práticas de alfabetização e letramento, utilizando livros de histórias significativas da literatura infantil brasileira fomentando o processo de aquisição da leitura e escrita de crianças, numa turma de terceiro(3º) ano, séries iniciais do ensino fundamental I da Rede Municipal de Salvador (RMS). A pesquisa é de cunho qualitativo com uma abordagem metodológica participante. Inicialmente esta pesquisa, discorre sobre alfabetização e letramento, seus conceitos, concepções e origem, utilizando intervenções didáticas pedagógicas como propostas de letramento
literário alinhada as práticas sociais comunicativas. Nessa perspectiva, o embasamento teórico está alicerçado nas contribuições de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1999), Magda Soares (2009), Ângela Kleiman (1995), Ana Katia Santos (2010), Délia Lerner (2002), Fanny Abramovich (1997), Teberosky e Colomer (2003),dentre outros que discutem concepções construtivista no processo de alfabetização e letramento focando na leitura e escrita. Nesse sentido, foi proposto metodologias lúdicas - pedagógicas, atravessadas pelos livros de literatura infantil, atrelado aos planos de aulas, alinhando com o Subprojeto da Residência Pedagógica, orientada pela
professora Giovana Zen. Os resultados conquistados apontam que, as crianças que participaram desta pesquisa, ao final do primeiro ciclo da alfabetização, expandiram seus processos de aprendizagens, relacionados ao domínio das habilidades para leitura e escrita, visto que a literatura infantil em suas dimensões nas práticas sociais, estimula a ampliar o nível de letramento, possibilitando que as crianças usufruam de momentos prazerosos e assim, explorem novos saberes e interpretações de mundo. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.type.degree | Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.course | PEDAGOGIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
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