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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39069
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLucena, Pablo Lemos-
dc.date.accessioned2024-02-22T18:07:05Z-
dc.date.available2024-02-22T18:07:05Z-
dc.date.issued2023-10-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39069-
dc.description.abstractThis research in the line of Creative Processes in Visual Arts had as its main premise, image as representation, dialectical image, prioritizing the languages of photography and video. During theoretical and imagery research, a cartography on art and politics was drawn, in which it was possible to explore different periods of art history as a way of tensioning artistic practice. To this end, dialogues were established with authors such as: Didi-Huberman, Jacques Rancière, Walter Benjamin, Hall Foster, Peter Bürger or with artists such as Harun Farocki, Ai Weiwei and Cao Guimarães. During the beginning of creation process, BRT construction space and the workers were photographed, raising questions about the recent transformations that took place in the city of Salvador, however, with the arrival of the Covid 19 Pandemic, other procedures were used during confinement. From the window of an apartment, the camera was redirected towards urban workers, the infoproletariat, the informal and unemployed people moving around the city, at the same time aspects of the political context and subjectivity of the artist in quarantine were manifested. In this way, a dialectic of images and their overflows was created not only by focusing on social reality, but also by applied digital interference.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.subjectArte - Criatividadept_BR
dc.subjectImagens técnicaspt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectTrabalhadorespt_BR
dc.subject.otherArt - Criativitypt_BR
dc.subject.otherTechnical imagespt_BR
dc.subject.otherPandemicpt_BR
dc.subject.otherWorkerspt_BR
dc.titleGrafias em circuitos digitais: imagens de um presente de clausuras e exceçõespt_BR
dc.title.alternativeGraphics in digital circuits: images of a present of clausuras and exceptionspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV )pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Pimentel, Ludmila Cecilina Martinez-
dc.contributor.referee1Pimentel, Ludmila Cecilina Martinez-
dc.contributor.referee2Junior, Edgard Mesquita de Oliva-
dc.contributor.referee3Silveira, Renato da-
dc.contributor.referee4Silva, Roselene Cássia de Alencar-
dc.contributor.referee5Garcia, Roseli Amado da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7422073525541683pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa na linha de Processos de Criação em Artes Visuais teve como premissa principal, a imagem enquanto representação, a imagem dialética, sendo priorizada as linguagens da fotografia e do vídeo. No decorrer da pesquisa teórica e imagética, uma cartografia sobre arte e política foi traçada, onde foi possível recorrer a diferentes períodos da história da arte como uma forma de tensionar a prática artística. Para tanto, diálogos foram estabelecidos com autores como: Didi-Huberman, Jacques Rancière, Walter Benjamin, Hall Foster, Peter Bürger ou com artistas como Harun Farocki, Ai Weiwei e Cao Guimarães. Durante o início do processo de criação, o espaço da construção do BRT e os operários foram fotografados, trazendo questionamentos sobre as recentes transformações ocorridas na cidade de Salvador, porém com a chegada da Pandemia do Covid 19, outros procedimentos foram utilizados durante o confinamento. Da janela de um apartamento, a câmera fotográfica foi redirecionada para os trabalhadores urbanos, os infoproletariados, os informais e desempregados que trafegavam pela urbe, ao mesmo tempo aspectos do contexto político e da subjetividade do artista em quarentena foram manifestados. Deste modo, uma dialética das imagens e seus transbordamentos foi criada não somente pelos recortes da realidade social, mas também pelas interferências digitais aplicadas.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGAV)

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