https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39070
Tipo: | Tese |
Título: | Dendê em manchas: experimentações artísticas aplicadas ao design de superfície têxtil |
Autor(es): | Portela, Pablo Luís dos Santos |
Primeiro Orientador: | Factum, Ana Beatriz Simon |
metadata.dc.contributor.referee1: | Factum, Ana Beatriz Simon |
metadata.dc.contributor.referee2: | Biriba, Ricardo Barreto |
metadata.dc.contributor.referee3: | Menezes, Marizilda dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee4: | Ferreira, Edson Dias |
metadata.dc.contributor.referee5: | Cidreira, Renata Pitombo |
Resumo: | Esta tese apresentou o dendê enquanto elemento da cultura baiana que carrega simbolismos de identidade negra, no qual promoveu interações e inovação tanto no âmbito da arte como no design contemporâneos por meio de diferentes processos criativos, linguagens visuais e experimentações autorais. Para esse intuito, desenvolveu-se a proposta conceitual de Dendê em manchas que dialogou no campo da cultura, das artes visuais, do design de superfície e do design de moda. Objetivou-se investigar e produzir poéticas visuais sobre o dendezeiro e seus componentes por meio de experimentações artísticas que são referências para o desenvolvimento de design de superfície têxtil. O percurso teórico-metodológico se cercou de bibliografias que abordaram, de modo geral, sobre arte contemporânea, design de superfície, cultura afrorreferenciada, dendê, pertencimento, experiência artística, moda, antropologia, educação, identidade negra, ancestralidade, religiosidade de matriz africana, formatividade, processos criativos, pigmentos naturais. Para tanto, discutiu -se o eixo cultural no Capítulo 1 com o histórico do dendê, os contextos como o são compreendidos, a tipologia e classificação de sua estrutura formal, a relação sagrada que estabeleceu no Candomblé e em uma oficina artístico-cultural. No Capítulo 2 averiguou-se a produção autoral de artes visuais de profissionais brasileiros em que me incluo, a experiência com dendê para a construção do livro de artista “Torrão”, a ação com dendê da performance “Aroma de Dendê”, o laboratório de composição da tinta com dendê, bem como o experimento do tingimento natural e impressão botânica com dendê. O Capítulo 3 contemplou a área do design de superfície destacando elementos técnicos e metodológicos para a construção de projetos, o alicerce metodológico de Aloísio Magalhães para a criação dos Cartemas em que a partir deste fundamento criei a série de padrões intitulada “Cartemas com Dendê” usando a referência do dendê e de seus componentes. O Capítulo 4 se dedicou ao projeto colaborativo “Dendém: Moda Mancha de Dendê” o qual foi realizado em parceria com discentes do curso de Design de Moda para o desenvolvimento de uma coleção cápsula que recebeu o mesmo nome do projeto. Na Conclusão houve o reconhecimento de três resultados significativos na tese dentre os experimentos efetuados que são a produção da tinta com dendê, a série de padrões “Cartemas com Dendê” e a coleção cápsula “Dendém: Moda Mancha de Dendê”, além disso pontos relevantes de contribuição dos capítulos e indicações de desdobramentos da pesquisa. E os Apêndices mostraram a dimensão atual da produção artesanal, semiartesanal e industrial de azeite de dendê no território do Baixo Sul da Bahia. O caráter desta pesquisa se evidenciou pela abordagem multidisciplinar, experimental, qualitativa, no qual se consolidou a construção de variados procedimentos metodológicos em artes e design. |
Abstract: | This thesis presented oil palm as an element of Bahia's culture that carries black identity symbols, which has promoted interactions and innovation in both contemporary art and design in contemporary art and design through different creative processes, visual languages, and authorial different creative processes, visual languages, and authorial experimentation. To this end, the conceptual proposal Oil palm in patches was developed, which dialogued in the field of culture, visual arts, surface design, and fashion design. The objective was to investigate and and produce visual poetics about the palm tree and its components through artistic experimentation that are references for the development of textile surface design. textile surface design. The theoretical and methodological approach was based on bibliographies that in a general way, about contemporary art, surface design, afro-referenced culture afroreferenced culture, palm oil, belonging, artistic experience, fashion, anthropology education, black identity, ancestry, religiosity of African matrix, formativity, creative processes, natural pigments. To this end, the cultural axis was discussed in cultural axis was discussed in Chapter 1 with the history of oil palm, the contexts the typology and classification of its formal structure, the sacred relationship it established in Candomblé and in an artistic-cultural workshop. In Chapter 2, we investigated the visual arts of visual arts by Brazilian professionals, myself included, the experience with palm oil for the the construction of the artist's book "Torrão", the action with palm oil of the performance "Aroma de Dendê", the "Aroma de Dendê", the laboratory of dyeing with palm oil, as well as the experimente experiment in natural dyeing and botanical printing with palm oil. Chapter 3contemplated the area of surface design, highlighting technical and methodological and methodological elements for the construction of projects, Aloísio Magalhães' methodological Magalhães for the creation of Cartemes, in which, based on this foundation, I created the series of patterns entitled "Cartemes with Dendê", using the reference to dendê palm and its components. Chapter 4 is dedicated to the collaborative project "Dendém: Moda Mancha which was carried out in partnership with students from the Fashion Design for the development of a capsule collection that received the same name as the project. In the Conclusion, there was the recognition of three significant results in the thesis among the experiments carried out, which are the production of the dye with palm oil, the series of patterns "and the capsule collection "Dendém: Moda Mancha de Dendê", in addition to relevant relevant points of contribution of the chapters and indications of further developments of the research. And the Appendices showed the current dimension of artisanal production, semi-artisanal and industrial production of palm oil in the territory of the South Bass of Bahia. The Character of this research was evidenced by its multidisciplinary, experimental, and qualitative approach, in which the construction of various methodological procedures in arts and design was consolidated. |
Palavras-chave: | Design têxtil Dendê Experimentações artísticas Inovação |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Belas Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV ) |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39070 |
Data do documento: | 3-Mar-2023 |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGAV) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tese Pablo Luís dos Santos Portela PPGAV-UFBA.pdf | 39,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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