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Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39073
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Alex Nascimento Andrade dos-
dc.date.accessioned2024-02-23T11:58:52Z-
dc.date.available2024-02-23T11:58:52Z-
dc.date.issued2023-10-09-
dc.identifier.citationABNTpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39073-
dc.description.abstractThe objective of this dissertation is to analyze the possibility of altruistic suicide being a virtuous action from the point of view of Schopenhauerian philosophy. The philosopher considers suicide to be senseless and affirms that it is an action of affirmation of the Will. If the human being has the tendency to affirm the Will in a egocentric and purely individual way, his original attitudes are selfish. In view that Schopenhauer considers only the ascetic suicide (by inanition) as the only way to choose death, indeed, with any moral value, because it is the denial of the Will itself, the research aims to achieve answers to some questions, such as: would it be immoral the case in which, by an act of pure compassion and altruism, someone would choose to die for the survival of another person? The philosopher, in On the basis of morality, proposes that deeds of compassion are the only basis for a moral attitude. Compassion (as well as asceticism), is the negation of one's voracious will, therefore, it is essentially moral. Can it be that one who sacrifices his own life for someone else is acting compassionately?pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectSchopenhauerpt_BR
dc.subjectSuicídiopt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectAltruísmopt_BR
dc.subject.otherSchopenhauerpt_BR
dc.subject.otherSuicidept_BR
dc.subject.otherEthicspt_BR
dc.subject.otherAltruismpt_BR
dc.titleO suicídio altruísta: o sacrifício por amor puro na filosofia de Schopenhauerpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::ETICApt_BR
dc.contributor.advisor1Salviano, Jarlee Oliveira Silva-
dc.contributor.referee1Salviano, Jarlee Oliveira Silva-
dc.contributor.referee2Santana, Kleverton Bacelar-
dc.contributor.referee3Debona, Vilmar-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0544100475854135pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação é analisar a possibilidade de o suicídio altruísta se tratar de um ato virtuoso sob o olhar da filosofia schopenhaueriana. O suicídio é considerado insensato pelo filósofo, que afirma que se trata de uma ação de afirmação da Vontade. Se o ser humano tem a tendência de afirmar a Vontade de maneira egocêntrica e puramente individual, suas atitudes originárias são egoístas. Dado que Schopenhauer considera apenas o suicídio asceta (por inanição), como a única forma de escolher a morte, de fato, com algum valor moral, pois é a própria negação da vontade, a pesquisa tem como objetivo alcançar respostas para algumas indagações, como: seria imoral o caso em que, por um ato de pura compaixão e altruísmo, alguém escolheria morrer em função da sobrevivência de outra pessoa? O filósofo, em Sobre o fundamento da moral, propõe que os atos de compaixão sejam a única fundamentação para uma atitude moral. A compaixão (assim como o ascetismo), é a negação da sua vontade voraz, logo, é essencialmente moral. Poderia ser que, aquele que sacrifica a sua própria vida por outro alguém, esteja agindo compassivamente?pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
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dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
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