https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39111
Tipo: | Tese |
Título: | Entre Darwin e Oxalá: re-existência, atos de currículo, descolonização do saber e decolonialidade epistêmica no ensino de ciências naturais no contexto de uma escola de terreiro. |
Autor(es): | Lago, Alex Oliveira do |
Primeiro Orientador: | Macedo, Roberto Sidnei Alves |
metadata.dc.contributor.referee1: | Sá, Sílvia Michele Macedo de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Teixeira Neto, José |
metadata.dc.contributor.referee3: | Oliveira, Rita de Cássia Santana de |
metadata.dc.contributor.referee4: | Santos, Romilson Augusto dos |
metadata.dc.contributor.referee5: | Guerra, Denise Moura de Jesus |
Resumo: | Associando-se às perspectivas teóricas da descolonização de saberes e da decolonialidade do saber e do conceito-dispositivo de atos de currículo, esta tese de doutorado resulta de um estudo de caso de abordagem qualitativa e fenomenológica que teve como centralidade analisar e compreender como os atos de currículo mobilizam/mediam processos de descolonização do saber e de decolonialidade epistêmica na prática de ensino de Ciências Naturais no contexto de uma escola de terreiro, no município de Salvador, Bahia. Na esfera teórica, buscamos como inspirações epistemológicas, entre outras, as concepções da ecologia de saberes, de Boaventura Santos, da interculturalidade crítica, de Catherine Walsh e da razão sensível, de Michel Maffesoli, além da ideia de atos de currículo, de Roberto Macedo. Em termos analíticos, o trabalho organizou-se por meio da análise experiencial da literatura de inspiração hermenêutica, através de uma abordagem exploradora e compreensiva da experiência decolonial insurgente do Projeto Político-Pedagógico Irê Ayó, tal como expressa na literatura acadêmica de Vanda Machado, sob as orientações teórico-metodológicas da etnopesquisa crítica e multirreferencial e da etnopesquisa implicada. Entre os principais resultados heurísticos deste estudo, destaca-se o vanguardismo desse projeto pedagógico, através de sua decolonialidade epistêmica, na construção de uma pedagogia disruptiva decolonial e de um currículo epistemicamente descolonizado e multirreferencial, reafirmados pela coexistência intercultural entre os conhecimentos ancestrais afrodiaspóricos e os conhecimentos científicos nas proposições e práticas curriculares da escola de educação básica no Brasil. Ao final deste trabalho, e baseado nas elaborações epistemológicas do estudo, o autor convoca a criação de currículos interculturais e etnoimplicados perspectivados e sistematizados no âmbito da ecologia de saberes. |
Abstract: | Associating decolonization of knowledge and the decoloniality of knowledge theoretical prospects and concept-device of curriculum acts, this doctoral thesis results from a qualitative and phenomenological case study that had as centrally aimed to analyze and understand how curriculum acts mobilize/mediate processes of knowledge decolonization and epistemic decoloniality in the teaching practice of Natural Sciences within the context of a Candomblé temple school in Salvador, Bahia. The theoretical framework draws inspiration from epistemological concepts such as the ecology of knowledges by Boaventura Santos, critical interculturality by Catherine Walsh, and the sensitive reason by Michel Maffesoli, among others, in addition to the idea of curriculum acts by Roberto Macedo. Analytically, the study is organized through the experiential analysis of hermeneutically inspired literature, employing an exploratory and comprehensive approach to the insurgent decolonial experience of the Irê Ayó Political-Pedagogical Project. This experience is elucidated in the academic literature of Vanda Machado, guided by the theoretical-methodological orientations of critical and multireferential ethnoresearch, as well as implicated ethnoresearch. Among the main heuristic results of this study is the avant-garde nature of this pedagogical project, through its epistemic decoloniality, in constructing a decolonial disruptive pedagogy and an epistemically decolonized and multireferential curriculum, reaffirmed by the intercultural coexistence between Afro-diasporic ancestral knowledge and scientific knowledge in the propositions and curricular practices of basic education schools in Brazil. Finally, based on the epistemological elaborations of the study, the author calls for the creation of intercultural and ethno-implicated curricula, envisioned and systematized within the ecology of knowledges framework. |
Palavras-chave: | Escola de terreiro Atos de currículo Decolonialidade epistêmica Currículos- Aspectos sociais Educação decolonial Descolonização Ciências naturais |
CNPq: | Ciências humanas Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39111 |
Data do documento: | 27-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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