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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39114
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBatista, Sirana Lucia de Araujo-
dc.date.accessioned2024-02-28T14:29:21Z-
dc.date.available2024-02-28T14:29:21Z-
dc.date.issued2023-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39114-
dc.description.abstractThis monograph is the result of research on the Intercultural and Differentiated Indigenous School Education Modality, which aimed to understand the Intercultural and Differentiated Indigenous School Education Modality that has been created and developed by the Kiriri indigenous peoples, and some characteristics that correspond to this modality. The methodological path taken was a qualitative approach of a bibliographic-interpretive nature. To carry out data analysis and information processing, we used the content analysis technique, which helped us present the bibliographic material since the focus of this analysis was on what the text conveyed about to the phenomenon studied. This was developed in two stages: the initial phase involves familiarization with the Kiriri context, and then this ethnic group and its historical trajectory were presented in the bibliography used. The third chapter brings up some concepts and thoughts that contributed to the comprehension of what can be understood by Intercultural and Differentiated Education, and its application in education, and in Indigenous School Education. In the last section, we analyzed and interpreted the information contained in the research documentary corpus, from the perspective of content analysis. The thematic categories that we established to analyze the results were: School; Education; Context; Culture; Knowledge; Autonomy. Relationships were established between our subject and issues relating to education, legislation, and education in the context of the Kiriri in the Bahian Sertão, and the national society in which they are inserted.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectEducação Escolar Indígenapt_BR
dc.subjectEducação Diferenciadapt_BR
dc.subjectEducação Interculturalpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectKiriript_BR
dc.subjectAprendizadospt_BR
dc.subjectSaberespt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subject.otherIndigenous School Educationpt_BR
dc.subject.otherDifferentiated Educationpt_BR
dc.subject.otherIntercultural Educationpt_BR
dc.subject.otherSchoolpt_BR
dc.subject.otherKiriript_BR
dc.subject.otherLearningpt_BR
dc.subject.otherKnowledgept_BR
dc.subject.otherCulturept_BR
dc.subject.otherAutomonypt_BR
dc.titleEducação escolar indígena diferenciada e intercultural no contexto Kiriri do Sertão Baianopt_BR
dc.title.alternativeDifferentiated and intercultural indigenous school education in the context of the Kiriri in the Bahian Sertãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Menandro Celso de Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0129232956838855pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Santana, Maiara Damasceno da Silva-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3878903843281183pt_BR
dc.contributor.referee1Arapiraca, Mary de Andrade-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0790820009706224pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Cleverson Suzart-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0395056636919631pt_BR
dc.contributor.referee3Ramos, Menandro Celso de Castro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0129232956838855pt_BR
dc.description.resumoEsta Monografia é o resultado da pesquisa sobre a Modalidade de Educação Escolar Indígena Intercultural e Diferenciada, que teve como objetivo conhecer a modalidade de Educação Escolar Indígena Diferenciada e Intercultural que vem sendo construída e desenvolvida pelos povos indígenas Kiriri, e algumas das características que correspondem a essa Modalidade. O caminho metodológico percorrido foi a abordagem qualitativa de natureza bibliográfica-interpretativa. Para realização da análise dos dados e tratamento das informações, fizemos uso da técnica de análise do conteúdo, que nos ajudou a apresentar o material bibliográfico, uma vez que o foco dessa análise é no que o texto está expressando em relação ao fenômeno estudado. Estruturamos seu desenvolvimento em duas etapas: a fase inicial compreende a familiarização com o contexto Kiriri, e na sequência apresentamos essa etnia e seu percurso histórico, conforme nos foi apresentado na bibliografia utilizada. No terceiro capítulo trazemos alguns conceitos e concepções que contribuíram na compreensão do que pode ser entendido por Educação Diferenciada e por interculturalidade, e sua aplicação na educação, e na Educação Escolar Indígena. Na última etapa realizamos a análise e interpretação das informações contidas no corpus documental da pesquisa, na perspectiva da análise de conteúdo. As categorias temáticas que estabelecemos para análise dos resultados foram: Escola; Educação; Contexto; Cultura; Conhecimentos; Autonomia. Através das quais estabelecemos relações entre nosso objetivo e as questões referentes às educações, às legislações e a escola no contexto Kiriri do sertão baiano, e a sociedade nacional na qual estão inseridos.pt_BR
dc.publisher.departmentEDUFBApt_BR
dc.type.degreeLicenciaturapt_BR
dc.publisher.coursePEDAGOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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