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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39213
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Eliton Paulino Rodrigues da-
dc.date.accessioned2024-03-15T13:32:54Z-
dc.date.available2024-03-15T13:32:54Z-
dc.date.issued2023-12-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39213-
dc.description.abstractThis present work aims to analyze discourse sequences of fake news discourses about education, during election period in 2018, in Brazil, seeking to understand the functioning of discourses about education in this moment, therefore problematizing the effects of meaning from different discursive formations, as to observe conservation or changes in discourses about education in different discourse sequences. Therefore, it will also be problematized the different meanings of fake news, taking into consideration the comprehension of the term in a common-sense perspective, but also its consequent amplifications of meaning to portrait linguistic materiality other than fake news. It will be used Materialist Discourse Analysis as theory and methodology to study the discourse sequences classified as fake news by fact-checking agencies, which will be taken in the present work as determining parameter for a given discursive sequence to be classified as fake news, and also as source of access to the fake news to be analyzed, given its evanescent trait. The theme of the analyzed content is education, considering the conditions of production of discourse of Brazilian election period of 2018, as the year in question was the one in which most of the fake news built and shared were related to education. It is concluded that the fake news discourse on education is part of an attack on Brazilian progressivism, with retaken and rebuilt meanings from previous discourses.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectFake newspt_BR
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFact-checkingpt_BR
dc.subjectVerdadept_BR
dc.subject.otherFake Newspt_BR
dc.subject.otherDiscourse Analysispt_BR
dc.subject.otherEducationpt_BR
dc.subject.otherFact-checkingpt_BR
dc.subject.otherTruthpt_BR
dc.titleO discurso das fake news sobre educaçãopt_BR
dc.title.alternativeThe fake news discourse on educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.contributor.advisor1Batista, Adriana Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9312794132676848pt_BR
dc.contributor.referee1Batista, Adriana Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9312794132676848pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Julio Neves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3160239403657708pt_BR
dc.contributor.referee3Barbosa, Marinalva Vieira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8103443442362053pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9365069263972391pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar sequências discursivas dos discursos das fake news sobre educação, no período eleitoral de 2018, no Brasil, buscando compreender o funcionamento dos discursos sobre educação neste momento, além de problematizar os sentidos de educação a partir de diferentes formações discursivas, para constatar conservação e/ou mudança nos discursos sobre educação em diferentes sequências discursivas. Neste ínterim, também serão problematizados os diferentes sentidos de fake news, ao articular a compreensão do senso comum do termo com a decorrente ampliação de sentido que retratam materialidades linguísticas além da notícia falsa. Será utilizada a Análise do Discurso Materialista como perspectiva teórica e metodológica para estudar as sequências discursivas classificadas como fake news por agências de fact-checking, assumidas neste trabalho tanto como parâmetro determinador que uma dada sequência discursiva é classificada como fake news, quanto fonte de acesso às fake news a serem analisadas, posto seu caráter evanescente. Os conteúdos analisados possuem como temática a educação ou temas relacionados a esta área, ao considerar as condições de produção do discurso do período eleitoral brasileiro de 2018, ano de reiterada veiculação de fake news cujo discurso esteve fortemente atrelado à educação. Conclui-se que o discurso das fake news sobre a educação é parte de uma ofensiva ao progressismo brasileiro, com sentidos retomados e ressignificados de discursos prévios.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLINC)

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SILVA_Eliton Rodrigues da. O discurso das fake news sobre educação (versão final 2).pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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