Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Silva, Norma Sueli Mendes da | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-19T16:14:12Z | - |
dc.date.available | 2024-03-19T16:14:12Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-07 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39220 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Liberdade | pt_BR |
dc.subject | Natalidade | pt_BR |
dc.subject | Hannah Arendt | pt_BR |
dc.subject.other | Education | pt_BR |
dc.subject.other | Freedom | pt_BR |
dc.subject.other | Natality | pt_BR |
dc.subject.other | Hannah Arendt | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre educação e liberdade em Hannah Arendt | pt_BR |
dc.title.alternative | Frereflections on education and freedom in hannah arendt | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Vanessa Sievers de | - |
dc.contributor.referee1 | Lima, Alessandra Carbonero | - |
dc.contributor.referee2 | Malaquias, Vera Lucia Mutti de Lima | - |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso de pedagogia tem como objetivo refletir sobre os conceitos de educação e liberdade em Hannah Arendt, bem como sobre as possíveis relações entre esses dois conceitos. Além disso, pretende abordar a noção de natalidade como interface entre educação e liberdade. Entendem-se as análises críticas desenvolvidas, sobre educação e liberdade em Hannah Arendt, enquanto uma possível dimensão da filosofia da educação presente no pensamento dessa filósofa e teórica política contemporânea. Ainda levam-se em consideração as diversas transformações que vêm ocorrendo no século XXI, em que o cenário da educação, principalmente, nos denominados países emergentes, passa por reconfigurações e, também, os variados problemas desta área, como os destacados por Arendt (2005), em seu ensaio sobre a crise na educação presente no mundo moderno. Deste modo, trataremos dos conceitos a partir dos ensaios intitulados “A Crise na Educação” e “Que é Liberdade?”. Estudam-se também alguns dos principais especialistas da filósofa Hannah Arendt sobre essas concepções teóricas, bem como, outros autores que contribuam para auxiliar na educação dos dias de hoje. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.type.degree | Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.course | PEDAGOGIA - NOTURNO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|