Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39220
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Norma Sueli Mendes da-
dc.date.accessioned2024-03-19T16:14:12Z-
dc.date.available2024-03-19T16:14:12Z-
dc.date.issued2023-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39220-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLiberdadept_BR
dc.subjectNatalidadept_BR
dc.subjectHannah Arendtpt_BR
dc.subject.otherEducationpt_BR
dc.subject.otherFreedompt_BR
dc.subject.otherNatalitypt_BR
dc.subject.otherHannah Arendtpt_BR
dc.titleReflexões sobre educação e liberdade em Hannah Arendtpt_BR
dc.title.alternativeFrereflections on education and freedom in hannah arendtpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Vanessa Sievers de-
dc.contributor.referee1Lima, Alessandra Carbonero-
dc.contributor.referee2Malaquias, Vera Lucia Mutti de Lima-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso de pedagogia tem como objetivo refletir sobre os conceitos de educação e liberdade em Hannah Arendt, bem como sobre as possíveis relações entre esses dois conceitos. Além disso, pretende abordar a noção de natalidade como interface entre educação e liberdade. Entendem-se as análises críticas desenvolvidas, sobre educação e liberdade em Hannah Arendt, enquanto uma possível dimensão da filosofia da educação presente no pensamento dessa filósofa e teórica política contemporânea. Ainda levam-se em consideração as diversas transformações que vêm ocorrendo no século XXI, em que o cenário da educação, principalmente, nos denominados países emergentes, passa por reconfigurações e, também, os variados problemas desta área, como os destacados por Arendt (2005), em seu ensaio sobre a crise na educação presente no mundo moderno. Deste modo, trataremos dos conceitos a partir dos ensaios intitulados “A Crise na Educação” e “Que é Liberdade?”. Estudam-se também alguns dos principais especialistas da filósofa Hannah Arendt sobre essas concepções teóricas, bem como, outros autores que contribuam para auxiliar na educação dos dias de hoje.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.type.degreeLicenciaturapt_BR
dc.publisher.coursePEDAGOGIA - NOTURNOpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Versão final com Ata da Banca Examinadora.pdf925,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.