Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Vasconcelos, Elen Caroline Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-12T17:18:41Z | - |
dc.date.available | 2024-04-11 | - |
dc.date.available | 2024-04-12T17:18:41Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39273 | - |
dc.description.abstract | This dissertation has as its main theme the relations between speech and
writing in the face of the phenomenon of linguistic variation in literacy. In order
to contribute to studies in the field of children's literacy, the research sought to
discuss what literacy teachers from the municipal school system in the city of
Salvador say on the subject. For the theoretical foundation, considerations
about studies in the fields of literacy, linguistics and sociolinguistics are brought
into debates with several authors such as Magda Soares, Arthur Gomes de
Morais, Carlos Cagliari and others. The methodological contributions
conceptualize this research as exploratory in nature and qualitative, having the
interview with an investigation procedure used to collect the findings, with a
script of semi-structured questions that were carried out in the virtual/online
modality through digital platforms, such as possibility of study in times of
pandemic. The analysis of the literacy teachers' reports allows us to infer
different contextual and theoretical meanings that correspond to the questions
raised in the problematizations in the research project. The data showed that
the aspects related to the linguistic variety present in the literacy classes of
these teachers show how much these variations are related to the children's
learning process in terms of the orthographic relationship in speech and writing. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização. | pt_BR |
dc.subject | Variação (Linguística). | pt_BR |
dc.subject | Atos da fala - (Linguística). | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Escrita | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Literacy. | pt_BR |
dc.subject.other | Literacy. | pt_BR |
dc.subject.other | Speech acts - (Linguistics). | pt_BR |
dc.subject.other | Children - Writing | pt_BR |
dc.title | Falar e escrever: relações entre variação linguística e alfabetização. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguística, letras e artes | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências humanas | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Muniz, Dinea Sobral | - |
dc.contributor.referee1 | Nery, Raquel Gomes Lima | - |
dc.contributor.referee2 | Morais, Giselly Lima | - |
dc.contributor.referee3 | Araújo, Liane Castro | - |
dc.contributor.referee4 | Muniz, Dinea Sobral | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8064776283855913 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação tem como tema principal as relações entre fala e escrita ante
o fenômeno da variação linguística na alfabetização. A fim de contribuir com os
estudos do campo da alfabetização de crianças, a pesquisa buscou discutir
sobre o que dizem alfabetizadoras da rede municipal de ensino da cidade de
Salvador sobre a temática. Para a fundamentação teórica, considerações
sobre estudos dos campos da alfabetização, linguística e sociolinguística são
trazidos em debates com diversos autores como Magda Soares, Arthur Gomes
de Morais, Carlos Cagliari e outros. Os aportes metodológicos conceituam essa
pesquisa enquanto de natureza exploratória e de característica qualitativa,
tendo a entrevista com procedimento de investigação utilizado para a coleta
dos achados, com roteiro de perguntas semiestruturadas que foram realizadas
na modalidade virtual/on-line através de plataformas digitais, como
possibilidade de estudo em tempos de pandemia. A análise dos relatos das
professoras alfabetizadoras nos permite inferir diversos sentidos contextuais e
teóricos que correspondem as questões levantadas nas problematizações no
projeto de pesquisa. Os dados evidenciaram que os aspectos relacionados
com a variedade linguística presentes nas turmas de alfabetização, dessas
professoras evidenciam o quanto essas variações estão relacionadas com o
processo de aprendizagem das crianças no quesito relação ortográfica na fala
e escrita. | pt_BR |
dc.publisher.department | EDUFBA | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU)
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