Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39292
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCunha Filho, Lourivaldo Lacerda da-
dc.date.accessioned2024-04-19T15:10:42Z-
dc.date.available2024-04-19-
dc.date.available2024-04-19T15:10:42Z-
dc.date.issued2024-01-23-
dc.identifier.citationCUNHA FILHO, Lourivaldo Lacerda da. Lugares geométricos na educação básica: uma proposta de ensino com o aporte do Geogebrabook. 2024. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Ba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39292-
dc.description.abstractThe present work is a teaching proposal about the theme of Geometric Loci, aimed at Basic Education teachers, prepared with the help of GeoGebraBook and the GeoGebra software. Contextualized and interactive, this proposal seeks, through mathematical investigation and Dynamic Geometry resources, to explore the theme in question gradually and softly, without losing sight of mathematical rigor, and placing the reader (teacher/student) as an active agent in the learning process. It was divided into two parts: one addressing Elementary Education, composed of basic geometric loci (circle, perpendicular bisector, angle bisector, pair of parallel lines, and arc capable), as well as the method of geometric loci and the notable points of a triangle (circumcenter, incenter, barycenter, and orthocenter); and the other addressing High School, related to the study of conics (ellipse, hyperbola, and parabola), exploring their respective definitions, elements, eccentricities, as well as construction methods, and also the method of geometric loci. It is worth noting that the work was substantially developed in the field of Synthetic Geometry, where, through the properties of geometric figures and the relationships between their elements, the beauty of Geometry is highlighted.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLugares geométricospt_BR
dc.subjectGeoGebraBookpt_BR
dc.subjectCônicaspt_BR
dc.subjectGeometria sintéticapt_BR
dc.subject.otherGeometric locipt_BR
dc.subject.otherGeoGebraBookpt_BR
dc.subject.otherConicalpt_BR
dc.subject.otherSynthetic geometrypt_BR
dc.titleLugares geométricos na educação básica: uma proposta de ensino com o aporte do GeoGebraBookpt_BR
dc.title.alternativeGeometric loci in basic education: a teaching proposal with the support of GeoGebraBookpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA::GEOMETRIA DIFERENCIALpt_BR
dc.contributor.advisor1Mandolesi, André Luís Godinho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1025347202189826pt_BR
dc.contributor.referee1Mandolesi, André Luís Godinho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1025347202189826pt_BR
dc.contributor.referee2Mello, Vinícius Moreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6378801493656275pt_BR
dc.contributor.referee3Cattai, Adriano Pedreira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9638346530670338pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2809770358780219pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata-se de uma proposta de ensino sobre o tema Lugares Geométricos, voltada para professores da Educação Básica, elaborada com o auxílio do GeoGebraBook e do software GeoGebra. Contextualizada e interativa, tal proposta busca explorar o tema em questão através da investigação matemática e dos recursos da Geometria Dinâmica, de maneira gradual e amena, sem perder de vista o rigor matemático, e colocando o leitor (professor/aluno) como agente ativo no processo de aprendizagem. Procurou-se dividi-la em duas partes: uma que atendesse ao Ensino Fundamental, composta dos lugares geométricos básicos (circunferência, mediatriz, bissetriz, par de paralelas e arco capaz), além do método dos lugares geométricos e dos pontos notáveis de um triângulo (circuncentro, incentro, baricentro e ortocentro); e a outra, que atendesse ao Ensino Médio, referente ao estudo das cônicas (elipse, hipérbole e parábola), explorando suas respectivas definições, elementos, excentricidades, bem como as formas de construção e, também, o método dos lugares geométricos. Convém salientar que o trabalho foi desenvolvido substancialmente no domínio da Geometria Sintética, onde buscou-se, através das propriedades das figuras geométricas e das relações entre seus elementos, mostrar o quão é bela a Geometria.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lourivaldo Lacerda. TCC - Dissertação.pdf8,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.