Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Cunha Filho, Lourivaldo Lacerda da | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-19T15:10:42Z | - |
dc.date.available | 2024-04-19 | - |
dc.date.available | 2024-04-19T15:10:42Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-23 | - |
dc.identifier.citation | CUNHA FILHO, Lourivaldo Lacerda da. Lugares geométricos na educação básica: uma proposta de ensino com o aporte do Geogebrabook. 2024. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Ba, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39292 | - |
dc.description.abstract | The present work is a teaching proposal about the theme of Geometric Loci, aimed at Basic Education teachers, prepared with the help of GeoGebraBook and the GeoGebra software. Contextualized and interactive, this proposal seeks, through mathematical investigation and Dynamic Geometry resources, to explore the theme in question gradually and softly, without losing sight of mathematical rigor, and placing the reader (teacher/student) as an active agent in the learning process. It was divided into two parts: one addressing Elementary Education, composed of basic geometric loci (circle, perpendicular bisector, angle bisector, pair of parallel lines, and arc capable), as well as the method of geometric loci and the notable points of a triangle (circumcenter, incenter, barycenter, and orthocenter); and the other addressing High School, related to the study of conics (ellipse, hyperbola, and parabola), exploring their respective definitions, elements, eccentricities, as well as construction methods, and also the method of geometric loci. It is worth noting that the work was substantially developed in the field of Synthetic Geometry, where, through the properties of geometric figures and the relationships between their elements, the beauty of Geometry is highlighted. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Lugares geométricos | pt_BR |
dc.subject | GeoGebraBook | pt_BR |
dc.subject | Cônicas | pt_BR |
dc.subject | Geometria sintética | pt_BR |
dc.subject.other | Geometric loci | pt_BR |
dc.subject.other | GeoGebraBook | pt_BR |
dc.subject.other | Conical | pt_BR |
dc.subject.other | Synthetic geometry | pt_BR |
dc.title | Lugares geométricos na educação básica: uma proposta de ensino com o aporte do GeoGebraBook | pt_BR |
dc.title.alternative | Geometric loci in basic education: a teaching proposal with the support of GeoGebraBook | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA::GEOMETRIA DIFERENCIAL | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mandolesi, André Luís Godinho | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1025347202189826 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mandolesi, André Luís Godinho | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1025347202189826 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Mello, Vinícius Moreira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6378801493656275 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Cattai, Adriano Pedreira | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9638346530670338 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2809770358780219 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho trata-se de uma proposta de ensino sobre o tema Lugares Geométricos, voltada para professores da Educação Básica, elaborada com o auxílio do GeoGebraBook e do software GeoGebra. Contextualizada e interativa, tal proposta busca explorar o tema em questão através da investigação matemática e dos recursos da Geometria Dinâmica, de maneira gradual e amena, sem perder de vista o rigor matemático, e colocando o leitor (professor/aluno) como agente ativo no processo de aprendizagem. Procurou-se dividi-la em duas partes: uma que atendesse ao Ensino Fundamental, composta dos lugares geométricos básicos (circunferência, mediatriz, bissetriz, par de paralelas e arco capaz), além do método dos lugares geométricos e dos pontos notáveis de um triângulo (circuncentro, incentro, baricentro e ortocentro); e a outra, que atendesse ao Ensino Médio, referente ao estudo das cônicas (elipse, hipérbole e parábola), explorando suas respectivas definições, elementos, excentricidades, bem como as formas de construção e, também, o método dos lugares geométricos. Convém salientar que o trabalho foi desenvolvido substancialmente no domínio da Geometria Sintética, onde buscou-se, através das propriedades das figuras geométricas e das relações entre seus elementos, mostrar o quão é bela a Geometria. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PROFMAT)
|