Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Iora, Jacob Alfredo | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-14T15:53:34Z | - |
dc.date.available | 2024-06-14 | - |
dc.date.available | 2024-06-14T15:53:34Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39417 | - |
dc.description.abstract | This thesis qualifies as the first work that seeks to systematize the teaching activity in school
Physical Education. In this sense, the political commitment to the working class was to provide
systematized content, changing the social relationship of spontaneous and everyday teaching,
based on the concept of sensorimotor experiences, through the formation of the individual's
ability to build the consciously idealized project in the object. in the mind. To solve the problem
of the lack of objectivity and systematicity in teaching content, language is presented as the
main form of transmission-assimilation of knowledge in the School Physical Education class.
The periodization of ontogenetic human development relates the new inner formations that
emerged in each period of crisis to the production of new needs for the systematic reproduction
of cultural contents in each unique individual. Thus, the transmission of knowledge historically
accumulated in existing objects in the form of social and collective consciousness about
athletics, is the object of organization in the verbal action plan, in the process of becoming
private and interior, modulators of the subjective image of objective reality, considering the
new form of conceptual thinking that presents itself to adolescents in the transitional age crisis.
This new formation provides the stable period of adolescence with the effective internal
organization of the systematized knowledge of athletics, allowing the concepts to be assimilated
in a different way in each intellectual action through the expansion of appropriation and
conscious control of the operations of one's own thinking. The result in the full development of
the individual is voluntary action, through the control of content at the level of inner language,
in which the subjective image of reality is objective in the historical-ontological form of human
corporeality. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Capes | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Atividade | pt_BR |
dc.subject | Atletismo | pt_BR |
dc.subject | Adolescência | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Interiorização | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia-histórico crítica | pt_BR |
dc.subject.other | Activity | pt_BR |
dc.subject.other | Athletics | pt_BR |
dc.subject.other | Adolescence | pt_BR |
dc.subject.other | Physical education | pt_BR |
dc.subject.other | Interiorization | pt_BR |
dc.title | O ensino do atletismo na educação física escolar a partir dos fundamentos da psicologia histórico cultural e da pedagogia histórico-crítica: uma contribuição à atividade voluntária na educação dos adolescentes | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching athletics in school physical education from the foundations of historical-cultural psychology and historical-critical pedagogy: a contribution to aoluntary aaticity in adolescent education | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Peixoto, Elza Margarida de Mendonça | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8251505193270837 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Asbahr, Flávia da Silva Ferreira | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Matheus Bernardo | - |
dc.contributor.referee3 | Facci, Marilda Gonçalves Dias | - |
dc.contributor.referee4 | Oliveira, Rogerio Massarotto de | - |
dc.contributor.referee5 | Messeder Neto, Helio da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4818791090346428 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta tese se qualifica como o primeiro trabalho que procura sistematizar a atividade de ensino
na Educação Física escolar. Nesse sentido, o compromisso político com a classe trabalhadora
foi o de fornecer os conteúdos sistematizados, alterando a relação social de ensino espontânea
e cotidiana, baseada no conceito de experiências sensório-motoras, pela formação da
capacidade de o indivíduo edificar no objeto o projeto idealizado conscientemente na mente.
Para solucionar o problema da ausência de objetividade e sistematicidade do ensino de
conteúdos, apresenta-se a linguagem verbal como a principal forma de transmissão-assimilação
dos conhecimentos na aula de Educação Física Escolar. A periodização do desenvolvimento
humano ontogenético relaciona as novas formações interiores surgidas em cada período de crise
à produção de novas necessidades de reprodução da experiência sócio-histórica em cada
indivíduo singular. Assim, a transmissão dos conhecimentos acumulados historicamente nos
objetos existentes na forma de consciência social e coletiva sobre o atletismo é objeto da
organização no plano de ação verbal, em via de se tornarem particulares e interiores,
moduladores da imagem subjetiva da realidade objetiva, considerando a nova forma do
pensamento conceitual que se apresenta ao adolescente na crise da idade de transição. Essa
neoformação proporciona ao período estável da adolescência a efetiva organização interna do
conhecimento sistematizado do atletismo, permitindo que em cada ação intelectual se assimile
de forma diferenciada os conceitos por meio da ampliação da apropriação e do controle
consciente das operações do próprio pensamento. O resultado no desenvolvimento pleno do
indivíduo é a atuação voluntária, através do controle do conteúdo no plano da linguagem
interior, na qual objetiva-se a imagem subjetiva da realidade na forma histórico-ontológica da
corporalidade humana. | pt_BR |
dc.publisher.department | EDUFBA | pt_BR |
dc.type.degree | Doutorado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU)
|