Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Sacramento, Caroline Lima dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-17T16:13:55Z | - |
dc.date.available | 2024-06-10 | - |
dc.date.available | 2024-06-17T16:13:55Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-07 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39421 | - |
dc.description.abstract | This research presents as its central theme multimodal children's literature in
especially the album books and reading responses from students in the initial years of high school
Fundamental, from an aesthetic, cultural and artistic perspective of literature. O
The object of this study is the process of the child's interaction with children's literature
multimodal, in a mediated way, based on interventions and reading situations
shared, with the purpose of investigating aspects of this interaction that can
reveal paths for reader training in the early years of Elementary School.
The objective is to identify possible contributions from reading multimodal literature to
the formation of the literary reader in the early years. To achieve the objective of this study, it was
qualitative research of ethnographic and phenomenological inspiration was carried out, which
consisted of two stages: bibliographical, with theoretical foundation and analysis of
works, and field research, of the participant observation type. The results came from
analysis of the responses of children who presented different reactions to
works read and the resources provided by album books, noting the little
familiarity with the format and, at times, visual and literary literacy
deficit, which led to difficulties in reading, but which did not make it impossible
completely enhance the aesthetic experience when interacting with the works. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil multimodal | pt_BR |
dc.subject | Livro-álbum | pt_BR |
dc.subject | Formação do leitor | pt_BR |
dc.subject | Respostas leitoras | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil - Finalidades e objetivos | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Livros e leitura na literatura | pt_BR |
dc.subject | Leitores -Formação | pt_BR |
dc.subject | Perguntas e respostas | pt_BR |
dc.subject.other | Multimodal children's literature | pt_BR |
dc.subject.other | Album book | pt_BR |
dc.subject.other | Reader training | pt_BR |
dc.subject.other | Reader responses | pt_BR |
dc.title | A formação do leitor literário nos anos iniciais: leitura, literatura infantil e multimodalidade na escola. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências humanas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Moraes, Giselly Lima de | - |
dc.contributor.referee1 | Moraes, Giselly Lima de | - |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Eliana Kefalás | - |
dc.contributor.referee3 | Gili, Silvana Ribeiro | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/9940872459365595 | pt_BR |
dc.description.resumo | Essa pesquisa apresenta como tema central a literatura infantil multimodal em
especial os livros-álbum e as respostas leitoras de alunos dos anos iniciais do Ensino
Fundamental, a partir de uma perspectiva estética, cultural e artística da literatura. O
objeto deste estudo é o processo da interação da criança com a literatura infantil
multimodal, de forma mediada, a partir de intervenções e situações de leitura
compartilhada, com o propósito de investigar aspectos dessa interação que podem
revelar caminhos para a formação do leitor nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
O objetivo é identificar possíveis contribuições da leitura da literatura multimodal para
a formação do leitor literário nos anos iniciais. Para atingir o objetivo desse estudo, foi
feita uma pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica e fenomenológica, que
consistiu em duas etapas: bibliográfica, com fundamentação teórica e análise de
obras, e a pesquisa de campo, do tipo observação participante. Os resultados partiram
das análises das respostas das crianças que apresentaram diferentes reações às
obras lidas e aos recursos fornecidos pelos livros-álbum, constatando a pouca
familiaridade com o formato e, em alguns momentos, um letramento visual e literário
deficitário, que levaram a dificuldades nas leituras, mas que não impossibilitaram
completamente a experiência estética na interação com as obras. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU)
|