Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Lavinsky, Gabriela Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-03T13:15:31Z | - |
dc.date.available | 2024-06-17 | - |
dc.date.available | 2024-07-03T13:15:31Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39465 | - |
dc.description.abstract | This dissertation will conduct a lyrical analysis of the Bahian Pagode band, A Dama do Pagode. The overall objective of this work is to analyze the changes in the representation of women in Bahian pagode from the 1990s onwards, which marked the beginning of the rhythm with the emergence of the band É o Tchan in Salvador. The intention is to analyze what the different labels attributed to women in Bahian Pagode lyrics were and still are today, drawing a parallel with a focus on the object of study consisting of the two aforementioned bands. Discussions will also be held regarding the historical contexts existing in both phases of the Bahian Pagode – from the 1990s to the present day. Additionally, the dissertation will examine how the feminist movement engaged with pagode, paving the way for the emergence and success of female pagode bands, such as A Dama. This dissertation is justified by the author's appreciation for the theme, which is current, festive, and regional, but also fraught with issues of race, gender, and class, which will also be discussed in this work. As it deals with a topic in contemporary history, the object is accessible through technology, which also reinforces the reason for its choice. Authors from the fields of History and Music will be addressed, such as Marcos Napolitano, as well as authors who deal with gender and History, such as Joan Scott and Judith Butler, and authors who discuss "feminisms", particularly black feminism, such as Carla Akotirene, Angela Davis, and Sueli Carneiro. The method used in this research is qualitative and is based on Bahian Pagode and feminism within contemporary history. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPESB | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Feminismo | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Pagode baiano | pt_BR |
dc.subject | Dama do pagode | pt_BR |
dc.subject.other | Feminism | pt_BR |
dc.subject.other | Gender | pt_BR |
dc.subject.other | Bahian pagode | pt_BR |
dc.title | A dama do pagode: transformando a figura feminina no pagode baiano (1992-2022) | pt_BR |
dc.title.alternative | The lady of pagode: transforming the female figure in bahian pagode (1992-2022)" | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Historia | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Musica | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Feminismo | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Gênero | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Aras, Lina Maria Brandão | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1076732028646198 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Santanna, Marilda | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3755384188855787 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Aras, Lina Maria Brandao | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1076732028646198 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santanna, Marilda | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3755384188855787 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Moura, Milton | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8879378270313495 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1299301033313105 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação faz uma análise lírica da banda de pagode baiano A Dama do Pagode. O objetivo geral deste trabalho é analisar as mudanças na representação feminina no pagode baiano a partir da década de 90, que foi o ponto de partida do ritmo com o surgimento da banda É o Tchan em Salvador. Pretende-se discutir e analisar quais eram e quais são, ainda hoje, os diferentes rótulos atribuídos às mulheres nas letras de pagode baiano, fazendo um paralelo com enfoque no objeto de estudo que consiste na banda A Dama do Pagode e sua vocalista, Alanna Sarah Ramos. Também são feitas discussões e reflexões acerca dos contextos históricos existentes em ambas as fases do pagode baiano – da década de 1990 até a atualidade. Além disso, será analisado como o movimento feminista dialogou com o pagode, dando abertura para o surgimento e sucesso de bandas de pagode femininas, a exemplo d’A Dama, apontando uma imbricada relação entre as letras de pagode baiano e os “eus” femininos.
Esta dissertação se apoia no apreço da autora pelo tema, que é atual, festivo, regional, mas também cheio de problemáticas de raça, gênero e classe, e que também serão discutidas neste trabalho. Por se tratar de um tema de História do tempo presente, o objeto é acessível através da tecnologia, o que também reforça o motivo de sua escolha.
Serão abordados autores da área de História e música, como Marcos Napolitano, bem como autoras que tratam sobre gênero e História, como Joan Scott e Judith Butler, e autoras que falam de feminismos, principalmente o feminismo negro, como Carla Akotirene, Angela Davis e Sueli Carneiro. O método utilizado nesta pesquisa é qualitativo e tem como base o pagode baiano e o feminismo dentro da História do tempo presente. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGH)
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