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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39465
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLavinsky, Gabriela Rocha-
dc.date.accessioned2024-07-03T13:15:31Z-
dc.date.available2024-06-17-
dc.date.available2024-07-03T13:15:31Z-
dc.date.issued2024-04-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39465-
dc.description.abstractThis dissertation will conduct a lyrical analysis of the Bahian Pagode band, A Dama do Pagode. The overall objective of this work is to analyze the changes in the representation of women in Bahian pagode from the 1990s onwards, which marked the beginning of the rhythm with the emergence of the band É o Tchan in Salvador. The intention is to analyze what the different labels attributed to women in Bahian Pagode lyrics were and still are today, drawing a parallel with a focus on the object of study consisting of the two aforementioned bands. Discussions will also be held regarding the historical contexts existing in both phases of the Bahian Pagode – from the 1990s to the present day. Additionally, the dissertation will examine how the feminist movement engaged with pagode, paving the way for the emergence and success of female pagode bands, such as A Dama. This dissertation is justified by the author's appreciation for the theme, which is current, festive, and regional, but also fraught with issues of race, gender, and class, which will also be discussed in this work. As it deals with a topic in contemporary history, the object is accessible through technology, which also reinforces the reason for its choice. Authors from the fields of History and Music will be addressed, such as Marcos Napolitano, as well as authors who deal with gender and History, such as Joan Scott and Judith Butler, and authors who discuss "feminisms", particularly black feminism, such as Carla Akotirene, Angela Davis, and Sueli Carneiro. The method used in this research is qualitative and is based on Bahian Pagode and feminism within contemporary history.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectPagode baianopt_BR
dc.subjectDama do pagodept_BR
dc.subject.otherFeminismpt_BR
dc.subject.otherGenderpt_BR
dc.subject.otherBahian pagodept_BR
dc.titleA dama do pagode: transformando a figura feminina no pagode baiano (1992-2022)pt_BR
dc.title.alternativeThe lady of pagode: transforming the female figure in bahian pagode (1992-2022)"pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em História (PPGH) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqHistoriapt_BR
dc.subject.cnpqMusicapt_BR
dc.subject.cnpqFeminismopt_BR
dc.subject.cnpqGêneropt_BR
dc.contributor.advisor1Aras, Lina Maria Brandão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1076732028646198pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Santanna, Marilda-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3755384188855787pt_BR
dc.contributor.referee1Aras, Lina Maria Brandao-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1076732028646198pt_BR
dc.contributor.referee2Santanna, Marilda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3755384188855787pt_BR
dc.contributor.referee3Moura, Milton-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8879378270313495pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1299301033313105pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação faz uma análise lírica da banda de pagode baiano A Dama do Pagode. O objetivo geral deste trabalho é analisar as mudanças na representação feminina no pagode baiano a partir da década de 90, que foi o ponto de partida do ritmo com o surgimento da banda É o Tchan em Salvador. Pretende-se discutir e analisar quais eram e quais são, ainda hoje, os diferentes rótulos atribuídos às mulheres nas letras de pagode baiano, fazendo um paralelo com enfoque no objeto de estudo que consiste na banda A Dama do Pagode e sua vocalista, Alanna Sarah Ramos. Também são feitas discussões e reflexões acerca dos contextos históricos existentes em ambas as fases do pagode baiano – da década de 1990 até a atualidade. Além disso, será analisado como o movimento feminista dialogou com o pagode, dando abertura para o surgimento e sucesso de bandas de pagode femininas, a exemplo d’A Dama, apontando uma imbricada relação entre as letras de pagode baiano e os “eus” femininos. Esta dissertação se apoia no apreço da autora pelo tema, que é atual, festivo, regional, mas também cheio de problemáticas de raça, gênero e classe, e que também serão discutidas neste trabalho. Por se tratar de um tema de História do tempo presente, o objeto é acessível através da tecnologia, o que também reforça o motivo de sua escolha. Serão abordados autores da área de História e música, como Marcos Napolitano, bem como autoras que tratam sobre gênero e História, como Joan Scott e Judith Butler, e autoras que falam de feminismos, principalmente o feminismo negro, como Carla Akotirene, Angela Davis e Sueli Carneiro. O método utilizado nesta pesquisa é qualitativo e tem como base o pagode baiano e o feminismo dentro da História do tempo presente.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGH)

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