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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39503
Tipo: Tese
Título: Conservação e Ciências Humanas: um diálogo interdisciplinar para compreender fatores sociopsicológicos relacionados à conservação de polinizadores
Título(s) alternativo(s): Conservation social science: an interdisciplinary dialogue for understanding socio-psychological factors related to pollinator conservation
Conservación y Ciencias Humanas: un diálogo interdisciplinario para comprender factores sociopsicológicos relacionados con la conservación de polinizadores
Autor(es): Souza, Caren Queiroz
Primeiro Orientador: Viana, Blandina Felipe
metadata.dc.contributor.advisor-co1: El-Hani, Charbel Nino
metadata.dc.contributor.referee1: Viana, Blandina Felipe
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Bruno Vilela de Moraes e
metadata.dc.contributor.referee3: Lemos, Maria Carmen
metadata.dc.contributor.referee4: Koffler, Sheina
metadata.dc.contributor.referee5: Ravena, Nirvia
Resumo: O declínio de insetos polinizadores e dos serviços ecossistêmicos associados é um problema que afeta diretamente a manutenção dos sistemas e processos socioecológicos, desde a dinâmica das comunidades biológicas até a produção e a qualidade de alimentos para a humanidade. Ameaças aos polinizadores já estão documentadas na literatura, embora com lacunas sobre o tamanho do impacto em diferentes escalas espaço-temporais. Dentre essas ameaças estão a perda de habitat – principalmente devido à expansão e intensificação da agricultura – o uso de pesticidas, as mudanças climáticas e as espécies invasoras. Algumas soluções visando proteger e aumentar as populações de insetos polinizadores frente a tais ameaças, bem como, manter a riqueza de suas comunidades, já foram estabelecidas. No entanto, o desenvolvimento e a efetivação dessas soluções são extremamente complexas e dependem de vários fatores que vão do aporte de dados para gerar evidências ecológicas sobre o status dos polinizadores ao engajamento das pessoas em ações pro-polinizadores. No campo da Ecologia e da Biologia da Conservação, diversas abordagens são usadas com essa finalidade, no entanto, há um déficit de estudos que visam entender como aspectos sociopsicológicos afetam a aplicação e efetivação das soluções para engajamento das pessoas em tais ações. A presente tese visa, assim, investigar fatores sociopsicológicos relacionados à conservação dos polinizadores à luz de uma abordagem interdisciplinar envolvendo Ciências Humanas e Conservação (Conservation Social Science) abrangendo dois grandes temas: Ciência Cidadã e Agricultura. No primeiro capítulo defendo que a Ciência Cidadã é um modelo de co-produção que pode aumentar e acelerar a conservação de polinizadores em sistemas socioecológicos trazendo também benefícios para a ciência e indivíduos e apresento algumas evidências científicas que sustentam esta proposição. Posteriormente, no segundo capítulo, investiguei empiricamente as similaridades e diferenças nos pontos de vista de coordenadores de projetos de ciência cidadã focados em insetos polinizadores sobre a importância da ciência cidadã para conservação de polinizadores. Para tal, utilizei a Metodologia Q para realizar uma análise quali- quantitativa com coordenadores no Brasil e no Reino Unido. Encontrei que três pontos de vista descrevem as percepções dos coordenadores: (1) A ciência cidadã tem um duplo propósito, fornecendo resultados tanto científicos quanto de engajamento público; (2) A ciência cidadã pode ter limitações em sua abrangência; e (3) a ciência cidadã serve principalmente como uma ferramenta para o engajamento cidadão com resultados limitados. Esses pontos de vista diferem principalmente sobre o papel da ciência cidadã na conservação de polinizadores, especialmente em sua capacidade de gerar dados. No entanto, há consenso entre os pontos de vista quanto ao papel da ciência cidadã na promoção do engajamento público e na conscientização sobre polinizadores, promovendo conexões com a natureza e estimulando o interesse pela ciência dos polinizadores. Partindo então para o contexto da Agricultura, apresento, no terceiro capítulo, uma revisão narrativa da literatura para indicar o estado-da-arte sobre estudos que utilizam de variáveis e teorias da Psicologia com agricultores e os determinantes à conservação de polinizadores. No quarto e último capítulo, apresento um estudo empírico no qual utilizei a Teoria do Comportamento Planejado (TPB) para quantificar os determinantes psicológicos à intenção de plantar flores como recursos de pólen e néctar em áreas de cultivo utilizando um caso de agricultores do Reino Unido. Encontramos que as atitudes e percepção de controle do comportamento são determinantes às intenções dos agricultores, mas as normas sociais não. Baseado nesses resultados, apresento algumas recomendações para orientar ações de conservação em ambientes agrícolas que incentivem a intensificação ecológica da agricultura, considerando este um sistema socioecológico. Em suma, a presente tese apresenta evidências sobre variáveis sociopsicológicas que servem tanto para assegurar a execução de ações de conservação de polinizadores, já advertidas na Ecologia e Conservação, bem como para compreender e assegurar o bem-estar humano.
Abstract: The decline of pollinating insects and associated ecosystem services is a problem that directly affects the maintenance and processes of socioecological systems, from the dynamics of biological communities to the production and quality of food for humanity. Threats to pollinators are already documented in the literature, although with gaps regarding the size of the impact on different spatial and temporal scales. Among these threats are habitat loss—mainly due to the expansion and intensification of agriculture—pesticide use, climate change, and invasive species. Some solutions aimed at protecting and increasing pollinator populations in the face of such threats, as well as maintaining the richness of their communities, have already been established. However, the development and implementation of these solutions are extremely complex and depend on various factors ranging from data input to generate ecological evidence on the status of pollinators to engaging people in pro-pollinator actions. In the field of Ecology and Conservation Biology, various approaches are used for this purpose; however, there is a deficit of studies aiming to understand how sociopsychological aspects affect the application and implementation of solutions for engaging people in such actions. This thesis aims to investigate sociopsychological factors related to pollinator conservation in the light of an interdisciplinary approach involving Human Sciences and Conservation (Conservation Social Science) covering two major themes: Citizen Science and Agriculture. In the first chapter, I argue that Citizen Science is a co-production model that can increase and upscale pollinator conservation in socioecological systems, also bringing benefits to science and individuals, and I present scientific evidence supporting this proposition. Subsequently, in the second chapter, I empirically investigated the similarities and differences in the viewpoints of citizen science project coordinators focused on pollinating insects regarding the importance of citizen science for pollinator conservation. To do so, I used the Q Methodology to perform a qualitative-quantitative analysis with coordinators in Brazil and the United Kingdom. I found that three viewpoints describe the perceptions of coordinators: (1) Citizen science has a dual purpose, delivering both scientific and public engagement outcomes; (2) Citizen science may have limitations in its scope; and (3) Citizen science primarily serves as a tool for citizen engagement with limited outcomes. These viewpoints differ primarily on the role of citizen science in pollinator conservation, especially in its capacity to generate good quality data. However, there is consensus among the viewpoints regarding the role of citizen science in promoting public engagement and awareness of pollinators, fostering connections with nature, and stimulating interest in pollinator science. Moving on to the context of Agriculture, in the third chapter, I present a narrative literature review to indicate the state-of-the-art on studies using variables and theories from Psychology with farmers and determinants of pollinator conservation. In the fourth and final chapter, I present an empirical study in which I used the Theory of Planned Behavior (TPB) to quantify the psychological determinants of intention to plant flowers as pollen and nectar resources in cultivated areas using a case of farmers in the United Kingdom. We found that attitudes and perceived behavioral control are determinants of farmers' intentions, but social norms are not. Based on these results, I present some recommendations to guide conservation actions in agricultural environments that encourage ecological intensification of agriculture, considering it a socioecological system. In summary, this thesis presents evidence on sociopsychological variables that serve both to ensure the implementation of pollinator conservation actions, already warned in Ecology and Conservation, as well as to understand and ensure human well-being.
Palavras-chave: Teoria do Comportamento Planejado
Ciência Cidadã
Comportamento pró-polinizadores
Comportamento pró-ambiental
Agricultura
Metodologia Q
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA APLICADA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Biologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ecologia:TAV(antigo Programa de Pós em Ecologia e Biomonitoramento) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39503
Data do documento: 30-Jan-2024
Aparece nas coleções:Tese (Pós-Ecologia)

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