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Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39504
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrandão, André Figueiredo-
dc.date.accessioned2024-07-04T14:08:39Z-
dc.date.available2024-05-28-
dc.date.available2024-07-04T14:08:39Z-
dc.date.issued2021-02-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39504-
dc.description.abstractThe difficulties of the contemporary philosophical debate in dealing with specifically moral problems, as they are enunciated by the obstacles of individuation developed by the new social relations, in addition to the opportunistic use of morality by neofascism, go back to the diagnosis of the hungarian philosopher György Lukács about the need for the constitution of a tertium datur for the reduction of ethics to the alternatives of relativistic historicism and metaphysical dogmatism. Imbued with such perspective, the marxist philosopher projected an ambitious theoretical itinerary around the understanding of morality, combining historicity and social objectivity. The death of the author, however, bequeathed to posterity only the background work for further ethical reflection, an ontology of the social being, and the notes organized by the philosopher to guide his own writing. The aim of this study is to compare these remaining texts, so that Lukács' contribution to the understanding of the social genesis of moral value can be systematized. For that, the reconstruction of his thinking starts from the conditions of human self-production, which consolidate the use value as the first form of valuation, following his mediation with the development of sociality that provides bases for the formation of moral value and, finally, the problems related to the historical and objective development of morality and the discontinuities of its appropriation by social individuals. Thus, we intend to systematize the status that Lukács gives to moral value, through its social genesis, placing it in the complex of complexes of human action.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLukácspt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectMarxismopt_BR
dc.subjectMoralpt_BR
dc.subjectOntologia do Ser Socialpt_BR
dc.subject.otherLukácspt_BR
dc.subject.otherEthicspt_BR
dc.subject.otherMarxismpt_BR
dc.subject.otherMoralpt_BR
dc.subject.otherOntology of Social Beingpt_BR
dc.titleA gênese social dos valores morais no último Lukácspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Vinícius dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1422927411438060pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Vinícius dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1422927411438060pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Leonardo Jorge da Hora-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4012823592823597pt_BR
dc.contributor.referee3Albinati, Ana Selva Castelo Branco-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3974665644514114pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0420195950695960pt_BR
dc.description.resumoAs dificuldades do debate filosófico contemporâneo no lidar com problemas especificamente morais dos dias de hoje, como são enunciados pelos percalços da individuação erigidos pelas novas relações sociais que são postas, além do uso oportunista da moralidade pelo neofascismo, remontam ao diagnóstico do filósofo húngaro György Lukács acerca da necessidade da constituição de um tertium datur para a redução da ética às alternativas do historicismo relativista e do dogmatismo metafísico. Imbuído de tal perspectiva, o filósofo marxista projetou um ambicioso itinerário teórico em torno da compreensão da moralidade, aliando cuidado histórico e objetividade social. A morte do autor, contudo, legou para a posteridade apenas o trabalho de fundo para reflexão ética posterior, uma ontologia do ser social, e as notas organizadas pelo filósofo para orientar a sua própria escrita. O objetivo deste estudo é o cotejo entre tais textos remanescentes, para que se possa sistematizar a contribuição de Lukács para a compreensão da gênese social do valor moral. Para tanto, a reconstrução de seu pensamento parte das condições de autoprodução humana, que consolidam como primeira forma de valoração o valor de uso, seguindo para a sua mediação com o desenvolvimento da socialidade que fornece bases para a formação do valor moral e, finalmente, os problemas relacionados ao desenvolvimento histórico e objetivo da moralidade e as descontinuidades de sua apropriação pelos indivíduos sociais. Assim, pretendemos sistematizar o estatuto que Lukács confere ao valor moral, por via de sua gênese social, situando-o no complexo de complexos do agir humano.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
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dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
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