Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Santos, Marcus Gabriel Miranda | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-04T16:11:28Z | - |
dc.date.available | 2024-06-12 | - |
dc.date.available | 2024-07-04T16:11:28Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39509 | - |
dc.description.abstract | This investigation – from the standpoint of present reality and based on Hannah Arendt's
philosophical work – looks for the possible relations between the fundamental human
activities of action and thinking. The careful analysis of Arendt's work, I wish to argue, be it
focused on studying our mental activities or historical events and the phenomenality
characteristic of the universe of action, points out the existence of a central axis for
understanding what configure the peculiarity of the beings we are. This same axis is what will
allow us, considering the proposed, to expose the nature of the relationships between action
and thinking while trying to understand our time and the depth of the crisis we are in. Such an
axis focuses on the Arendtian notion of freedom, and this notion comes to light through the
hypothesis that human freedom, the central factor of our humanity, is a cyclical political
exercise to which converge mutually, in harmonic tension, the activities of acting and
thinking. In order to corroborate this hypothesis, are investigated, in a transversal way across
the text, three dimensions of human existence taken as constitutive of the understanding of
freedom here at stake: a) the metaphorical discursive language we are capable of, b) the
singular personality we perform in the world and c) our faculty of reflective judgment. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ação | pt_BR |
dc.subject | Pensamento | pt_BR |
dc.subject | Liberdade | pt_BR |
dc.subject | Hannah Arednt | pt_BR |
dc.subject | Juízo | pt_BR |
dc.subject.other | Action | pt_BR |
dc.subject.other | Thinking | pt_BR |
dc.subject.other | Freedom | pt_BR |
dc.subject.other | Hannah Arendt | pt_BR |
dc.subject.other | Judgment | pt_BR |
dc.title | As aventuras da liberdade: ação e pensamento na obra de Hannah Arendt | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Unger, Nancy Mangabeira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5873629336129594 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Unger, Nancy Mangabeira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5873629336129594 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Leonardo Jorge da Hora | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4012823592823597 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Cintra, Wendel Antunes | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0111570761757444 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4265526028883720 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta investigação – partindo da realidade presente, e tendo como base a obra filosófica de
Hannah Arendt – busca pelas possíveis relações entre as atividades humanas fundamentais da
ação e do pensamento. A análise detida da obra de Arendt assinala, quero sustentar, esteja ela
focada em estudar nossas atividades mentais ou eventos históricos e a fenomenalidade típica
do universo político da ação, a existência de um eixo central para compreender aquilo que
configura a peculiaridade dos seres que somos. Esse mesmo eixo é o que nos permitirá,
considerando o proposto, expôr as entranhas da relação entre ação e pensamento com vistas a
compreender o nosso tempo e a profundidade da crise em meio a qual nos encontramos. Tal
eixo concentra-se na noção arendtiana de liberdade, e esta, por sua vez, vem a tona a partir da
hipótese de que a liberdade humana, elo central de nossa humanidade, é um exercício
político cíclico para o qual convergem mutuamente, em tensão harmônica, as atividades do
pensamento e da ação. No intuito de corroborar tal hipótese, investiga-se, de modo
transversal ao longo do texto, três dimensões da existência humana tomadas como
constitutivas da compreensão da liberdade aqui em jogo: a) a linguagem discursiva e
metafórica de que somos capazes, b) a personalidade singular que realizamos no mundo e c)
a nossa faculdade de julgar reflexivamente. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) | pt_BR |
dc.relation.references | Hannah Arendt:
ARENDT, Hannah. Between Past and Future; Eight Exercises in Polítical Thought. London:
Penguin Books, 2006.
______; A dignidade da política. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
______; Eichmann em Jesusalém, São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
______; Essays in understanding: 1930 -1954. New York: Harcout, Brace & Co. 1994;/
Compreender: formação, exílio e totalitarismo (ensaios) 1930-54. São paulo: Companhia das
Letras; Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
______; The Human Condition. Chicago & London: University of Chicago Press, 1998;/ A
condição humana. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2014.
______; The Life of the Mind. San Diego: Harcourt, Inc., 1981;/ A vida do espírito. Rio de
Janeiro: Relume Dumará, 2000.
______; Lições sobre a filosofia política de Kant. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994.
______; Men in Dark Times. New York: Harcout, Brace & World, Inc, 1968.
______; The Origins of Totalitarianism. San Diego, New York, London: Harcourt Brace &
Company, 1979;/ As origens do totalitarismo. São paulo: Companhia das Letras, 2012.
________; Philosophy and Politics. Social Research, New York, v. 57, nº 1, p. 73-103, spring,
1990.
______; Responsibility and Judgment. New York: Schocken Books, 2003.
______; The Promise of Politics. New York: Schocken Books, 2005.
Outras:
ALMEIDA, Vanessa Sievers de. Amor mundi e educação: reflexões sobre o pensamento de
Hannah Arendt; Tese (Doutorado – Programa de Pós-Graduação em Educação. Área de
Concentração: Filosofia da Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São
Paulo. São Paulo: s.n., 2009.
BENHABIB, Seyla. The Reluctant Modernism of Hannah Arendt, Lnham – Boudel – New
York – Toronto – Oxford: Rowman & Littlefield publichers, Inc, 1996.
CANOVAN, Margaret. Hannah Arendt: a reinterpretation of her political thought.
Cambridge: Cambridge University Press, 1992.
______; Socrates or Heidegger? Hannah Arendt's Reflections on Philosophy and Politics.
Social Research. New York, v. 57, nº 1, p. 135-165, spring, 1990.
CORREIA, Adriano. Sentir-se em casa no mundo: a vida do espírito[mind] e o domínio dos
assuntos humanos no pensamento de Hannah Arendt. Tese (Doutorado), Universidade
Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Campinas, SP: 2002
HABERMAS, Jürgen. Hannah Arendt's Comunications Concept of Power em Social
Research, New York, Vol. 44, nº 1, 1977, pp. 3-23.
HOMERO, Odisseia. São Paulo: Editora 34, 2013.
JARDIM, Eduardo. Hannah Arendt: pensadora da crise e de um novo início. Rio de Janeiro:
civilização brasileira, 2011.
JONAS, Hans. Acting, Knowing, Thinking: Gleanings from Hannah Aendt's Philosophical
Work. Social Research. New York, v. 44, nº 1, p. 25-43, spring 1977.
KANT, Immanuel. Crítica da Faculdade do Juízo, Rio de Janeiro: Forense Universitária,
1995.
KOHN, Jerome. Thinking/Acting. Social Research. New York, v. 57, nº 1, p. 105-134, spring,
1990.
PORCEL, Beatriz. Pescando pérolas: Hannah Arendt e a ruptura da tradição, em O futuro
entre o passado e o presente: Anais do V Encontro Hannah Arendt, Passo fundo: IFIBE, 2012.
YOUNG-BRUEHL, E. Hannah Arendt's Storytelling. Social Research. New York, v. 44, nº 1,
p. 183-190, spring 1977.
______; Hannah Arendt: For love of the world; New Haven and London, Yale University
Press, 1982. | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGF)
|