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Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39548
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Leandro Santos-
dc.date.accessioned2024-07-10T11:36:06Z-
dc.date.available2024-06-03-
dc.date.available2024-07-10T11:36:06Z-
dc.date.issued2024-01-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39548-
dc.description.abstractThe present dissertation consists of an analysis on the theme of patrimonialism in the two largest circulation newspapers in Brazil, namely Folha de São Paulo and O Globo. Columns and editorials published from January 2016, the month when the Leftist government fell and the Center rose to power, until December 2021, a period in which the Right was in power, were scrutinized. For the purpose of this dissertation, 122 newspaper articles were analyzed from both newspapers, comprising 69 columns from Folha de São Paulo and 53 from O Globo, along with 40 editorials from both newspapers, including 16 from Folha de São Paulo and 24 from O Globo. The study aims to provide a sociological analysis of how patrimonialism evolved from a sociological concept to become an integral part of the media-public debate. Through this investigation, the dynamics established among the media, political, and sociological spheres are examined to identify points of convergence and divergence between these fields. The analysis of editorial columns, central to public communication, proves essential in revealing the stance of journalists affiliated with media conglomerate and even the opinion of newspapers through editorials. From the conducted analysis, prevalent arguments were identified and, drawing on the Grounded Theory of data, these arguments were categorized into three main groups: Political-moral Argument, Conceptual Argument, and Economic Argument. Several software tools, such as ATLAS.ti, were employed for data coding and categorization in the research. Additionally, the Python programming language was utilized for data scraping. Despite being distinct newspapers, a significant alignment is observed between them, along with a noticeable prioritization of arguments to characterize patrimonialism and its current development. Thus, this finding supports the argument that investigating columns and editorials allows for the identification of diverse opinions that communication institutions advocate in the public debate.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPatrimonialismopt_BR
dc.subjectDebate públicopt_BR
dc.subjectJornalismo brasileiropt_BR
dc.subjectFolha de S. Paulopt_BR
dc.subjectO Globopt_BR
dc.subject.otherPatrimonialismpt_BR
dc.subject.otherPublic debatept_BR
dc.subject.otherBrazilian journalismpt_BR
dc.subject.otherFolha de São Paulopt_BR
dc.subject.otherO Globopt_BR
dc.titleO tema do patrimonialismo na mídia brasileira: um estudo de caso dos jornais Folha de São Paulo e O Globo (2016-2021)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA::TEORIA SOCIOLOGICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::TEORIA POLITICA::TEORIA POLITICA CLASSICApt_BR
dc.contributor.advisor1Regatieri, Ricardo Pagliuso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3077741187299322pt_BR
dc.contributor.referee1Regatieri, Ricardo Pagliuso-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3077741187299322pt_BR
dc.contributor.referee2Dantas Neto, P. F.-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5464609877208121pt_BR
dc.contributor.referee3Cannone, Helio Maurício Pirajá-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1423607838076234pt_BR
dc.creator.Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=A949AA1165CC0BBD2738901C5B7AAA69.buscatextual_0pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação consiste em uma análise acerca do tema do patrimonialismo nos dois maiores jornais de circulação do Brasil, ou seja, Folha de São Paulo e O Globo. Foram analisadas colunas e editoriais publicados no período de janeiro de 2016, mês em que ocorreu a queda do governo de Esquerda e a ascensão do Centro, até dezembro de 2021, período em que a Direita está governando. Para o estudo desta dissertação, foram analisadas 122 colunas de ambos os jornais, sendo 69 colunas da Folha de São Paulo e 53 do jornal O Globo, além de 40 editoriais de ambos os jornais, sendo 16 da Folha de São Paulo e 24 do jornal O Globo. A pesquisa tem como objetivo analisar sociologicamente como o patrimonialismo passou de um conceito sociológico para fazer parte integrante do debate público midiático. A partir dessa investigação, é possível analisar as dinâmicas estabelecidas entre o campo midiático, político e sociológico com o intuito de identificar pontos de convergências e divergências entre os campos. A análise das colunas editoriais, centro de grande comunicação pública, acaba por ser essencial na medida em que podemos ver como é o posicionamento dos jornalistas ligados à empresa de comunicação e até mesmo a opinião dos jornais através dos editoriais. A partir da análise feita, percebemos os argumentos mais utilizados e, tomando um pouco de referência da Teoria Fundamentada dos dados, acabamos por dividir os argumentos em três grandes categorias, sendo elas: Argumento Político-moral, Argumento Conceitual e Argumento Econômico. Para a investigação realizada na presente pesquisa, foram utilizados alguns softwares, como ATLAS.ti, que acabou sendo crucial para a codificação e categorização dos dados. Além da linguagem de programação Python, que auxiliou na raspagem de dados. Apesar de serem jornais distintos, percebe-se que há uma grande aproximação entre ambos, mas também se nota a priorização dos argumentos para caracterizar o patrimonialismo e como ele se desenvolve atualmente. Assim, esse achado corrobora com a defesa de que a investigação das colunas e editoriais possibilita identificar as diferentes opiniões que as instituições de comunicação defendem no debate público.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
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dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
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