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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39549
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, A. V. R.-
dc.date.accessioned2024-07-10T11:47:58Z-
dc.date.available2024-06-12-
dc.date.available2024-07-10T11:47:58Z-
dc.date.issued2019-10-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39549-
dc.description.abstractThe aim of this work is to analyze akrasia and ignorance from reading NE VII.3 in the light of three issues: (i) why do we sometimes act against our better judgment while when we know what we must do? (ii) how can we refer to akrasia in terms of ignorance; and, (iii) which object (teleutaia protasis) it is related to the akratic failure, i.e., which element of the practical syllogism lies in the akratic’s subject failure: it’s a failure of understanding the minor premise or a failure on conclusion of the act? While on the one hand there’s a Socratic opinion, from Protagoras Plato’s dialogue, that no one could act against what he knows to be correct, except by ignorance, then akrasia doesn’t exist at all; on the other hand, there’s an opinion that is entirely possible for someone, in an affected state, acts contrary to his better judgment, based on the arguments mentioned above and opinions about the phenomenon of akrasia our purpose here consist in analyze akrasia, as a conflict of desires, in order to understand why is it that despite the power of our practical intellect to leader us to practice good actions we are easily influenced by our appetites? In parallel to the Socratic argument on akrasia, we must point out in this context what kind of ignorance is linked to this phenomenon analyzed by Aristotle. At the end, we aim to explain in a suitable form how the appetite overcomes the boulesis acting as an obstacle for the intellect.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAkrasiapt_BR
dc.subjectAristótelespt_BR
dc.subjectIgnorânciapt_BR
dc.subjectConflito de desejospt_BR
dc.subject.otherAkrasiapt_BR
dc.subject.otherAristotlept_BR
dc.subject.otherIgnorancept_BR
dc.subject.otherConflict of desirespt_BR
dc.subject.otherAppetitept_BR
dc.titleAkrasia e ignorância em Aristótelespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.contributor.advisor1Aggio, Juliana Ortegosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5290499042057589pt_BR
dc.contributor.referee1Aggio, Juliana Ortegosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5290499042057589pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, G. V.-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8259883190548282pt_BR
dc.contributor.referee3Tabosa, A. S.-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1254368179426899pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6443818423230972pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem o objetivo de analisar akrasia e ignorância a partir da leitura de VII.3 da Ética Nicomaqueia à luz de três questionamentos: (i) por que às vezes agimos contra o nosso melhor julgamento quando sabemos o que deve ser feito; (ii) de que forma podemos falar de akrasia em termos de ignorância; e (iii) qual é o objeto (teleutaia protasis) da falha acrática, isto é, sobre qual elemento do silogismo prático reside a falha do sujeito acrático: na compreensão da premissa menor ou seria uma falha na conclusão? Se, por um lado, existe a opinião do personagem Sócrates exposta no diálogo Protágoras de Platão de que ninguém poderia agir contra o que sabe ser correto a não ser por ignorância, e, portanto, algo como akrasia não seria possível, por outro, existe a opinião de que é absolutamente possível que uma pessoa, em estado de afecção, atue contrariando o seu melhor julgamento. A partir dos questionamentos citados anteriormente e das opiniões referentes ao fenômeno da akrasia o nosso propósito na construção deste trabalho reside na análise da akrasia, enquanto um conflito de desejos, a fim de entender por que apesar de o nosso intelecto servir como orientação para a prática das boas ações, somos facilmente influenciados pelos nossos apetites? Paralelamente a isso, devemos, a partir do argumento socrático a respeito da ignorância, frisar o tipo de ignorância estaria vinculada à ocorrência da akrasia analisado por Aristóteles. Ao final, objetivamos elucidar – a partir do que o filósofo aborda – como ocorre a vitória do apetite sobre a boulesis atuando como um empecilho para o pensamento.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
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dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
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