Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39558
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTrindade, Magno Calazans-
dc.date.accessioned2024-07-10T18:14:50Z-
dc.date.available2024-07-01-
dc.date.available2024-07-10T18:14:50Z-
dc.date.issued2025-07-10-
dc.identifier.citationTRINDADE, Magno Calazans. Proposição de um e-marketplace para micro e pequenos empreendedores da Península de Itapagipe. 2023, 115 f. Dissertação de Mestrado – Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, Programa de Desenvolvimento e Gestão Social, Universidade Federal da Bahia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39558-
dc.description.abstractSocial distancing in times of the Covid-19 pandemic accelerated the process of transversal digital transformation of businesses and increasingly stimulated the reproduction of social and commercial relationships in cyberspace. The present work presents an action research developed within the scope of the Interdisciplinary and Professional Master's course in Social Development and Management, and promoted by the School of Administration of the Federal University of Bahia (CIAGS/PDGS/EAUFBA). The research started on April 7, 2021, when the professional-consultant analyzed, through a diagnosis, the effectiveness of virtual spaces in promoting business in the Itapagipe’s Peninsula. It was found that entrepreneurs of micro and small companies in the commerce and services segment in the region did not have any kind of support or support to promote their businesses, in terms of e-commerce and digital marketing modalities. Thus, the possibility of promoting digital entrepreneurship among these profiles of entrepreneurs and entrepreneurs was considered. In this way, as its main objective, the opportunity arose to structure an e-marketplace, in the sense of offering enterprises and business places a virtual business environment, built and unified, so that they can facilitate, negotiate, commercialize and distribute their products. and services in an intelligent, innovative way that generates much more value for the final customer, in terms of finding and visibility of their business, navigation, communication and, above all, the friendliness of the electronic dissemination platform.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo digital;pt_BR
dc.subjectMarketplacept_BR
dc.subjectMarketing digitalpt_BR
dc.subjectMercado digitalpt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subject.otherE-commercept_BR
dc.subject.otherDigital entrepreneurshippt_BR
dc.subject.otherMarketplacept_BR
dc.subject.otherDigital marketingpt_BR
dc.subject.otherDigital marketpt_BR
dc.subject.otherAction researchpt_BR
dc.titleProposição de um e-marketplace para micro e pequenos empreendedores da Península de Itapagipept_BR
dc.title.alternativeProposition of an e-marketplace for micro and small entrepreneurs in the Itapagipe Peninsula.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programNúcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
dc.contributor.advisor1Ladeira, Rodrigo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2458185696007117pt_BR
dc.contributor.referee1Ladeira, Rodrigo-
dc.contributor.referee2Neto, Guilherme Marback-
dc.contributor.referee3Cajazeira, Jorge Emanuel-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2438277493456802pt_BR
dc.description.resumoO distanciamento social em tempos de pandemia do Covid-19 acelerou o processo de transformação digital transversal dos negócios e estimulou de forma crescente a reprodução das relações sociais e comerciais no ciberespaço. O presente trabalho apresenta uma pesquisa-ação desenvolvida no âmbito do curso de Mestrado Interdisciplinar e Profissional em Desenvolvimento e Gestão Social, e promovida pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (CIAGS/PDGS/EAUFBA). A pesquisa começou no dia 07 de abril de 2021, quando o profissional-consultor analisou, por meio de um diagnóstico, a efetividade de espaços virtuais na promoção de negócios na Península de Itapagipe. Constatou-se que empreendedores de empresas de micro e pequeno porte do segmento de comércio e serviços da região não contavam com nenhum tipo de apoio ou suporte para promover os seus negócios, em se tratando de modalidades de comércio eletrônico e marketing digital. Assim, cogitou-se a possibilidade de fomentar o empreendedorismo digital entre esses perfis de empreendedores e empresários. Surgiu deste modo, como objetivo principal desse trabalho, a oportunidade de estruturar um e-marketplace, no sentido de dispor aos empreendedores e empresários locais um ambiente virtual de negócios, estruturado e unificado, para que pudessem promover, negociar, comercializar e distribuir seus produtos e serviços de forma ágil, inovadora e que gerasse muito mais valor para o cliente final, em se tratando de encontrabilidade e visibilidade dos seus negócios, navegabilidade, comunicabilidade e, principalmente, amigabilidade da plataforma de comercialização eletrônica.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PDGS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de MESTRADO PROFISSIONAL-PDGS - Magno Trindade com Ficha Catalográfica.pdfProposição de um e-marketplace para micro e pequenos empreendedores da Península de Itapagipe1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.