Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Sant'Anna, Caroline Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-10T19:16:01Z | - |
dc.date.available | 2024-06-20 | - |
dc.date.available | 2024-07-10T19:16:01Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-23 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39560 | - |
dc.description.abstract | This thesis investigates the inseparability between artistic performances and gender performances. Instead of thinking of performance only as a bodily manifestation of gender and the arts and uniting the field of arts to that of communication, the research proposed to investigate performance as a method, a practice that configures an episteme in the words of Diana Taylor (2013). It was from this relational game that we brought together two crucial moments in recent Brazilian history, the 1960s/1970s, a period in which the country was immersed in a civil-military dictatorship, and the years 2010/2020, when we started a wave of conservative that would lead us to the rise of an extreme right government. It is to these two historical contexts that we look to understand the artistic processes, contexts and contingencies that gave rise to the video performances of the artists Letícia Parente, Sonia Andrade and Regina Vater, in the first part and Renata Felinto, Castiel Vitorino Brasileiro and Priscila Rezende in the second part of the work, interspersed with struggles and advances around feminist movements. Therefore, they are artistic processes that invest in a knowledge of the body that, in contact with the video, point to an artistic investigation, which allows one to see the subjective transformations and the opening for the appearance of other corporalities in the visual arts scene, from the 2010s, demanding from our analyzes other criteria different from those that governed the discussions and disputes of femininity on the scene in the 1960s/1970s. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | 1. Arte - Performance. 5. Repertório. | pt_BR |
dc.subject | 2. Corpo. | pt_BR |
dc.subject | 3. Gênero | pt_BR |
dc.subject | 4. Arquivo. | pt_BR |
dc.subject | 5. Repertório. | pt_BR |
dc.subject.other | 1. Art - Performance. | pt_BR |
dc.subject.other | 2. Body. | pt_BR |
dc.subject.other | 3. Gender. | pt_BR |
dc.subject.other | 4. Archive. | pt_BR |
dc.subject.other | 5. Repertoire. | pt_BR |
dc.title | Nas bordas da performance: o corpo em ação e a emergência de outras cenas acerca dos femininos. | pt_BR |
dc.title.alternative | On the edge of performance: the body in action and the emergence of the other scenes about women | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV ) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | GONÇALVES, Rosa Gabriella de Castro | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1080635385879533 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gonçalves, Rosa Gabriella de Castro | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1080635385879533 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, Inês Karin Linke | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4047445555687884 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Leblanc, Paola Barreto | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8238208518618800 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Viana, Janaina Barros Silva | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/2867433500004123 | pt_BR |
dc.contributor.referee5 | Gutmann, Juliana Freire | - |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/1713091767353588 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/9552803176412476 | pt_BR |
dc.description.resumo | Nesta tese se investiga a inseparabilidade entre performances artísticas e performances de gênero. No lugar de pensar a performance apenas como uma manifestação corporal do gênero e das artes, e unindo o campo das artes ao da comunicação, a pesquisa se propôs a investigar a performance como um método, uma prática que configura uma episteme nas palavras de Diana Taylor (2013). A partir deste jogo relacional foram aproximados dois momentos cruciais na história recente do Brasil, os anos de 1960/1970, período em que o país esteve imerso em uma ditadura civil-militar, e os anos de 2010/2020, quando começou uma onda conservadora que levaria o Brasil à ascensão de um governo de extrema direita. Para estes dois contextos históricos é que se olha para entender os processos artísticos, contextos e contingências que fizeram emergir as videoperformances das artistas Letícia Parente, Sonia Andrade e Regina Vater, na primeira parte e Renata Felinto, Castiel Vitorino Brasileiro e Priscila Rezende na segunda parte do trabalho, intercalando-se as lutas e avanços em volta dos movimentos feministas. Portanto, são processos artísticos que investem em um saber do corpo que, em contato com o vídeo, apontam para uma investigação artística-crítica, em que deixa ver as transformações subjetivas e a abertura para a aparição de outras corporalidades na cena das artes visuais, a partir dos anos 2010, exigindo da análise outros critérios diferentes daqueles que regiam as discussões e disputas das feminilidades em cena nas décadas de 1960/1970. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.type.degree | Doutorado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGAV)
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