Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39641
Tipo: Dissertação
Título: Necessidades formativas a partir de processos reflexivos mobilizados em narrativas (auto)biográficas de professores/as de Biologia
Autor(es): Nascimento, Rayssa Oliveira do
Primeiro Orientador: Cunha, Marlécio Maknamara da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho Filho, Evanilson Gurgel de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Joaklebio Alves da
metadata.dc.contributor.referee3: Almeida, Rosiléia Oliveira de
Resumo: Esta dissertação tem como objeto de estudo as necessidades formativas a partir de processos reflexivos mobilizados por professores/as de biologia em narrativas (auto)biográficas. O objetivo central deste trabalho é analisar as necessidades formativas a partir de processos reflexivos mobilizados por professores/as de biologia em narrativas (auto)biográficas. O caminho a ser percorrido nesta dissertação nos levou a um formato insubordinado que, baseado em Barbosa (2015); Mutti e Klüber (2018), foge ao tradicionalismo acadêmico. Esta dissertação culminará em uma coletânea de artigos, tal como feito em Dionor (2018). A escolha por esse modelo surgiu devido à acessibilidade de utilizar cada capítulo, após adequações, para submeter a publicações. No primeiro artigo capítulo temos uma revisão de literatura que traz conceitos importantes sobre as pesquisas desenvolvidas no Brasil que investigam necessidades formativas. Neste capitulo contamos com um mapeamento que foi realizado na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Os resultados do levantamento apresentaram a análise de 49 trabalhos que abordaram sobre três perspectivas de necessidades formativas, sendo estas: o desafio da articulação entre teoria e prática; o desafio da educação inclusiva e o desafio da formação continuada. No segundo artigo-capítulo, apresentamos uma discussão que incidiu sobre os processos reflexivos baseados em Derobertmasure (2012) em que mobilizam o pensar docente, a partir das análises de narrativas (auto)biográficas de professores/as de biologia. Os procedimentos metodológicos incidiram inicialmente em Silva et al. (2024) sobre a busca de (auto)biografias de professores/as nos repositórios das universidades federais do nordeste brasileiro. Os resultados do levantamento apontaram 28 trabalhos referentes ao ensino de biologia, em que 8 trabalhos foram autorizados para a análise, e foram agrupados conforme afinidade temática. No terceiro artigo-capítulo, apresentamos a discussão sobre a reflexividade e a formação docente. Os procedimentos metodológicos abarcaram a análise interpretativa-compreensiva de Souza (2004). Os resultados evidenciaram a dificuldade de articulação pedagógica-didática, falta de experiência com a realidade do ambiente formativo que interferem na execução do desenvolvimento profissional e do domínio pedagógico como necessidades formativas advindas da reflexividade dos docentes de biologia que se autobiografaram. Concluímos que os processos reflexivos mobilizados nas narrativas (auto)biográficas de professores/as de biologia do Nordeste brasileiro contribuem para a identificação das necessidades formativas presentes na formação docente na contemporaneidade. Por fim, considero esta investigação significativa para o campo das narrativas (auto)biográficas e das necessidades formativas de docentes em biologia, visto que apresenta percursos e análises importantes. Possibilitando que futuras pesquisas possam explorar os campos aqui contemplados, despertando também o desejo de investigar em outras áreas.
Abstract: This dissertation has as its object of study the training needs based on reflective processes mobilized by biology teachers in (auto)biographical narratives. The central objective of this work is to analyze training needs based on reflective processes mobilized by biology teachers in (auto)biographical narratives. The path to be followed in this dissertation led us to an insubordinate format that, based on Barbosa (2015); Mutti and Klüber (2018), avoids academic traditionalism. This dissertation will culminate in a collection of articles, as done in Dionor (2018). The choice for this model arose due to the accessibility of using each chapter, after adjustments, to submit for publications. In the first chapter article we have a literature review that brings important concepts about research carried out in Brazil that investigates training needs. In this chapter we rely on a mapping that was carried out in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations. The results of the survey presented the analysis of 49 works that addressed three perspectives of training needs, namely: the challenge of articulating theory and practice; the challenge of inclusive education and the challenge of continuing training. In the second article-chapter, we present a discussion that focused on the reflective processes based on Derobertmasure (2012) in which they mobilize teaching thinking, based on the analysis of (auto)biographical narratives of biology teachers. The methodological procedures initially focused on Silva et al. (2024) on the search for (auto)biographies of professors in the repositories of federal universities in northeastern Brazil. The results of the survey showed 28 works relating to the teaching of biology, of which 8 works were authorized for analysis, and were grouped according to thematic affinity. In the third article-chapter, we present the discussion on reflexivity and teacher training. The methodological procedures encompassed the interpretative-comprehensive analysis of Souza (2004). The results highlighted the difficulty of pedagogical-didactic articulation, lack of experience with the reality of the training environment that interfere in the execution of professional development and the pedagogical domain as training needs arising from the reflexivity of biology teachers who self-biographed. We conclude that the reflective processes mobilized in the (auto)biographical narratives of biology teachers from the Brazilian Northeast contribute to the identification of the training needs present in contemporary teacher training. Finally, I consider this research to be significant for the field of (auto)biographical narratives and the training needs of biology teachers, as it presents important paths and analyses. Enabling future research to explore the fields covered here, also awakening the desire to investigate in other areas.
Palavras-chave: Narrativas (auto)biográficas
Processos reflexivos
Formação de Professores/as de Biologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39641
Data do documento: 1-Fev-2024
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO RAYSSA NASCIMENTO.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.